Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriano Santos Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32142
Resumo: A apropriação de tecnologia é o processo pelo qual os usuários de uma tecnologia a adotam, testam suas possibilidades mediante o uso e a modificam para satisfazer suas necessidades ou desejos. Aplicado o conceito às mídias sociais, considera-se que, do mesmo modo, estas são adotadas por empresas, experimentadas e testadas mediante o uso, e modificadas ou adaptadas de acordo com as expectativas, necessidades ou intenções dos seus usuários. Carroll et al. (2002) mostram que esse processo tem origem na tecnologia como projetada e chega ao estágio da tecnologia em uso. A presente tese teve por objetivo analisar o processo de apropriação de mídias sociais, especificamente o Facebook, em empresas de base tecnológica (EBT). Por serem organizações que fomentam a inovação e possuem cultura empreendedora e conhecimento tecnológico, as EBT seriam um loco ideal para se investigar a ocorrência de apropriação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de caráter exploratório e descritivo, com 15 empresas integrantes do Parque Tecnológico da Bahia e do Hub Salvador, ambos localizados na capital baiana. Também foi proposto o Modelo de Apropriação de Mídias Sociais, baseado principalmente nos trabalhos de Carroll et al. (2002) e Carroll (2004), como lente teórica da pesquisa. Esse modelo se subdivide em três etapas: os Fatores de Adoção, os Fatores Intermediários e os Fatores Reforçadores. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de observação sistemática de site e da realização de entrevistas semiestruturadas presenciais. Os resultados obtidos e analisados confirmaram o primeiro pressuposto da pesquisa, que diz que as EBT têm adotado e utilizado mídias sociais em seu relacionamento com o mercado, como também mostraram que, baseado no framework proposto, os fatores Atualidade, Utilidade e Recursos, Custo e Conveniência e Usabilidade influenciaram a adoção do Facebook pelas empresas; o fator Gestão da Informação tem influenciado o uso da plataforma e os fatores Poder, Coesão e Fragmentação, Desempenho do Sistema e Comportamento dos Pares têm influenciado a continuidade do uso pelas EBT. Os resultados também mostraram que, ao contrário do que se esperava, as EBT não efetuaram nenhuma adaptação no uso do Facebook, ocorrendo a não apropriação, não confirmando, assim, o segundo pressuposto da pesquisa, que diz que as EBT têm se apropriado das mídias sociais de modo ainda limitado, efetuando poucas adequações ou adaptações desta tecnologia às suas necessidades e objetivos. Também se observou que a maioria das EBT possui um baixo conhecimento dos recursos que o Facebook disponibiliza para uso corporativo, assim como enxergam a plataforma de modo muito direcionado (e limitado) à divulgação de produtos e atração de clientes para seus respectivos sites. Evidencia-se, assim, no que se refere às mídias sociais, que o uso dado pelas EBT ainda está distante de corresponder ao potencial de suas competências e de seus componentes. Pelas peculiaridades no ambiente das empresas de base tecnológica e pela abrangência alcançada pelas mídias sociais, encabeçadas justamente pelo Facebook, é possível constatar que muito ainda há que se estudar sobre o tema, até pelas aceleradas e constantes mutações existentes nessas duas áreas.
id UFBA-2_ee9697a2f60b6258b865d6b1e944bf9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/32142
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Adriano Santos RochaSantos, Ernani Marques dosReinhard, NicolauLuciano, Edimara MezzomoSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister daFerreira, Fábio Almeida2020-08-23T23:45:27Z2020-08-23T23:45:27Z2020-08-232019-04-03http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32142A apropriação de tecnologia é o processo pelo qual os usuários de uma tecnologia a adotam, testam suas possibilidades mediante o uso e a modificam para satisfazer suas necessidades ou desejos. Aplicado o conceito às mídias sociais, considera-se que, do mesmo modo, estas são adotadas por empresas, experimentadas e testadas mediante o uso, e modificadas ou adaptadas de acordo com as expectativas, necessidades ou intenções dos seus usuários. Carroll et al. (2002) mostram que esse processo tem origem na tecnologia como projetada e chega ao estágio da tecnologia em uso. A presente tese teve por objetivo analisar o processo de apropriação de mídias sociais, especificamente o Facebook, em empresas de base tecnológica (EBT). Por serem organizações que fomentam a inovação e possuem cultura empreendedora e conhecimento tecnológico, as EBT seriam um loco ideal para se investigar a ocorrência de apropriação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de caráter exploratório e descritivo, com 15 empresas integrantes do Parque Tecnológico da Bahia e do Hub Salvador, ambos localizados na capital baiana. Também foi proposto o Modelo de Apropriação de Mídias Sociais, baseado principalmente nos trabalhos de Carroll et al. (2002) e Carroll (2004), como lente teórica da pesquisa. Esse modelo se subdivide em três etapas: os Fatores de Adoção, os Fatores Intermediários e os Fatores Reforçadores. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de observação sistemática de site e da realização de entrevistas semiestruturadas presenciais. Os resultados obtidos e analisados confirmaram o primeiro pressuposto da pesquisa, que diz que as EBT têm adotado e utilizado mídias sociais em seu relacionamento com o mercado, como também mostraram que, baseado no framework proposto, os fatores Atualidade, Utilidade e Recursos, Custo e Conveniência e Usabilidade influenciaram a adoção do Facebook pelas empresas; o fator Gestão da Informação tem influenciado o uso da plataforma e os fatores Poder, Coesão e Fragmentação, Desempenho do Sistema e Comportamento dos Pares têm influenciado a continuidade do uso pelas EBT. Os resultados também mostraram que, ao contrário do que se esperava, as EBT não efetuaram nenhuma adaptação no uso do Facebook, ocorrendo a não apropriação, não confirmando, assim, o segundo pressuposto da pesquisa, que diz que as EBT têm se apropriado das mídias sociais de modo ainda limitado, efetuando poucas adequações ou adaptações desta tecnologia às suas necessidades e objetivos. Também se observou que a maioria das EBT possui um baixo conhecimento dos recursos que o Facebook disponibiliza para uso corporativo, assim como enxergam a plataforma de modo muito direcionado (e limitado) à divulgação de produtos e atração de clientes para seus respectivos sites. Evidencia-se, assim, no que se refere às mídias sociais, que o uso dado pelas EBT ainda está distante de corresponder ao potencial de suas competências e de seus componentes. Pelas peculiaridades no ambiente das empresas de base tecnológica e pela abrangência alcançada pelas mídias sociais, encabeçadas justamente pelo Facebook, é possível constatar que muito ainda há que se estudar sobre o tema, até pelas aceleradas e constantes mutações existentes nessas duas áreas.Technology appropriation is the process by which users of a technology adopt it, test its possibilities through use, and modify it to satisfy their needs or desires. Applied the concept to social media, so it is considered that these are adopted by companies, tested through use, and modified or adapted according to the expectations, needs or intentions of its users. Carroll et al. (2002) show that this process originates in technology as projected and reaches the stage of the technology in use. The purpose of this thesis is to analyze the process of appropriation of social media, specifically Facebook, in technology-based companies (TBC). Because they are organizations that foster innovation and have an entrepreneurial culture and technological knowledge, the TBC would be an ideal locus for investigating the occurrence of appropriation. For that, a multiple case study, exploratory and descriptive, was carried out with 15 companies that are part of the Bahia Technological Park and the Salvador Hub, both located in the state capital of Bahia. The Social Media Appropriation Model was also proposed as the theoretical lens of the research based mainly on the works of Carroll et al. (2002) and Carroll (2004). This model is subdivided into three stages: Adoption Factors, Intermediate Factors and Reinforcing Factors. The research data were obtained through systematic site observation and semi-structured interviews in loco. The results obtained and analyzed confirmed the first presupposition of the research: the TBC have adopted and used social media in their relationship with the market. Based on the proposed framework, the results also showed that the factors Current, Cost, Utility and Resources, and Convenience and Usability influenced the adoption of Facebook by companies; the Information Management factor has influenced the use of the platform, and the factors Power, Cohesion and Fragmentation, System Performance and Peer Behavior have influenced the continuity of use by the TBC. Contrary to expectations, the results also showed that the TBC did not make any changes or adaptation in the use of Facebook, occurring the non-appropriation. Therefore, the second presupposition of the unconfirmed research: TBC have appropriated social media in a still limited way, making few adaptations or adaptations of this technology to their needs and objectives. It has also been noted that most TBC has a low knowledge of the features that Facebook makes available for corporate use, as well as perceive the platform in a very directed (and limited) manner to the dissemination of products and attraction of clients to their respective sites. With regard to social media, then, it is evident that the use given by the TBC is still far from matching the potential of its competencies and its components. Due to the peculiarities in the environment of technology-based companies and the scope achieved by social media, mainly by Facebook, it is possible to see that much still has to be studied on the subject, even by the accelerated and constant changes in these two areas.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2020-08-20T17:13:48Z No. of bitstreams: 1 Adriano Santos Rocha Silva.pdf: 3235599 bytes, checksum: c2255a23ea359eb1da94142d4c204718 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2020-08-23T23:45:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Adriano Santos Rocha Silva.pdf: 3235599 bytes, checksum: c2255a23ea359eb1da94142d4c204718 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-23T23:45:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriano Santos Rocha Silva.pdf: 3235599 bytes, checksum: c2255a23ea359eb1da94142d4c204718 (MD5)CNPqCiências Sociais AplicadasApropriação de mídias sociaisApropriação de tecnologiaMídias sociaisEmpresas de base tecnológicaApropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de AdministraçãoNúcleo de Pós-Graduação em AdministraçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALAdriano Santos Rocha Silva.pdfAdriano Santos Rocha Silva.pdfapplication/pdf3235599https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32142/1/Adriano%20Santos%20Rocha%20Silva.pdfc2255a23ea359eb1da94142d4c204718MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32142/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTAdriano Santos Rocha Silva.pdf.txtAdriano Santos Rocha Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain425738https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32142/3/Adriano%20Santos%20Rocha%20Silva.pdf.txt930d107fd8d5ba4c59fa21cf811579a6MD53ri/321422022-02-20 21:54:01.337oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:54:01Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
title Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
spellingShingle Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
Silva, Adriano Santos Rocha
Ciências Sociais Aplicadas
Apropriação de mídias sociais
Apropriação de tecnologia
Mídias sociais
Empresas de base tecnológica
title_short Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
title_full Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
title_fullStr Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
title_full_unstemmed Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
title_sort Apropriação de mídias sociais: uma análise do uso do Facebook em empresas de base tecnológica
author Silva, Adriano Santos Rocha
author_facet Silva, Adriano Santos Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriano Santos Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ernani Marques dos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reinhard, Nicolau
Luciano, Edimara Mezzomo
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Ferreira, Fábio Almeida
contributor_str_mv Santos, Ernani Marques dos
Reinhard, Nicolau
Luciano, Edimara Mezzomo
Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Ferreira, Fábio Almeida
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Apropriação de mídias sociais
Apropriação de tecnologia
Mídias sociais
Empresas de base tecnológica
dc.subject.por.fl_str_mv Apropriação de mídias sociais
Apropriação de tecnologia
Mídias sociais
Empresas de base tecnológica
description A apropriação de tecnologia é o processo pelo qual os usuários de uma tecnologia a adotam, testam suas possibilidades mediante o uso e a modificam para satisfazer suas necessidades ou desejos. Aplicado o conceito às mídias sociais, considera-se que, do mesmo modo, estas são adotadas por empresas, experimentadas e testadas mediante o uso, e modificadas ou adaptadas de acordo com as expectativas, necessidades ou intenções dos seus usuários. Carroll et al. (2002) mostram que esse processo tem origem na tecnologia como projetada e chega ao estágio da tecnologia em uso. A presente tese teve por objetivo analisar o processo de apropriação de mídias sociais, especificamente o Facebook, em empresas de base tecnológica (EBT). Por serem organizações que fomentam a inovação e possuem cultura empreendedora e conhecimento tecnológico, as EBT seriam um loco ideal para se investigar a ocorrência de apropriação. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de caráter exploratório e descritivo, com 15 empresas integrantes do Parque Tecnológico da Bahia e do Hub Salvador, ambos localizados na capital baiana. Também foi proposto o Modelo de Apropriação de Mídias Sociais, baseado principalmente nos trabalhos de Carroll et al. (2002) e Carroll (2004), como lente teórica da pesquisa. Esse modelo se subdivide em três etapas: os Fatores de Adoção, os Fatores Intermediários e os Fatores Reforçadores. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de observação sistemática de site e da realização de entrevistas semiestruturadas presenciais. Os resultados obtidos e analisados confirmaram o primeiro pressuposto da pesquisa, que diz que as EBT têm adotado e utilizado mídias sociais em seu relacionamento com o mercado, como também mostraram que, baseado no framework proposto, os fatores Atualidade, Utilidade e Recursos, Custo e Conveniência e Usabilidade influenciaram a adoção do Facebook pelas empresas; o fator Gestão da Informação tem influenciado o uso da plataforma e os fatores Poder, Coesão e Fragmentação, Desempenho do Sistema e Comportamento dos Pares têm influenciado a continuidade do uso pelas EBT. Os resultados também mostraram que, ao contrário do que se esperava, as EBT não efetuaram nenhuma adaptação no uso do Facebook, ocorrendo a não apropriação, não confirmando, assim, o segundo pressuposto da pesquisa, que diz que as EBT têm se apropriado das mídias sociais de modo ainda limitado, efetuando poucas adequações ou adaptações desta tecnologia às suas necessidades e objetivos. Também se observou que a maioria das EBT possui um baixo conhecimento dos recursos que o Facebook disponibiliza para uso corporativo, assim como enxergam a plataforma de modo muito direcionado (e limitado) à divulgação de produtos e atração de clientes para seus respectivos sites. Evidencia-se, assim, no que se refere às mídias sociais, que o uso dado pelas EBT ainda está distante de corresponder ao potencial de suas competências e de seus componentes. Pelas peculiaridades no ambiente das empresas de base tecnológica e pela abrangência alcançada pelas mídias sociais, encabeçadas justamente pelo Facebook, é possível constatar que muito ainda há que se estudar sobre o tema, até pelas aceleradas e constantes mutações existentes nessas duas áreas.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-04-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-23T23:45:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-23T23:45:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32142
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32142/1/Adriano%20Santos%20Rocha%20Silva.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32142/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32142/3/Adriano%20Santos%20Rocha%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c2255a23ea359eb1da94142d4c204718
907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6
930d107fd8d5ba4c59fa21cf811579a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459614992203776