Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15834 |
Resumo: | Discutir e problematizar modos de organização da memória no corpo, são ações teórico-argumentativas desta dissertação. Ao direcionar-se ao aprendizado e à manutenção dessas informações para a dança, pesquisa o papel desse acontecer, bem como, investiga seus meios de provisão e suas interferências nos processos de criação. Uma proposição é que as informações mnemônicas operam como potenciais latentes para a criação em dança, a partir das experiências do mundo vivido, onde propicia a construção de novos lugares e possibilidades de pesquisa em dança. A percepção da importância da experiência construída pela ação, remete à busca de um entendimento sobre a memória e dos processos que recebem essa denominação, junto à compreensão de como ela ocorre no corpo quando se dança, na forma de dança improvisada ou em repertório fixo. A pesquisa foi realizada numa abordagem metodológica qualitativa descritiva exploratória, em que modos de dança foram investigados com a temática da memória, com pesquisas fundamentadas em referencial seminal das Ciências Cognitivas. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante junto aos alunos do Curso Técnico em Dança, em Feira de Santana - BA. Buscou-se demonstrar a importância das experiências vividas que são codificadas, selecionadas e armazenadas pelos processamentos oriundos da memória, como construtora de vocabulário de movimento, reportado à dança e enfatizado nos processos mnemônicos e sua utilização como uma potência poética na criação em dança. A escrita se desenvolve a partir da apresentação dos aspectos neuroanátomofisiológicos da memória, concernentes à sua formação, especificação e aos seus níveis de funcionamento no corpo, foi seguida por um entrelaçamento entre os processos mnemônicos e tipos de memória, com as ocorrências em dança, provocando uma visibilidade de seus acontecimentos, com o desenvolvimento de proposituras de vivências, elaboradas segundo os pressupostos desta pesquisa, em que buscou-se evidenciar a viabilidade da hipótese, a partir da argumentação que, ao se tratar da criação artística, é necessário ampliar o campo perceptivo para que se possa transitar na abertura de novos caminhos e ressignificar hábitos de proceder. Ao termos a dança e o corpo como modos de armazenamento do conhecimento do movimento é possível estabelecer diferentes conexões nos jeitos de dançar em consonância com as emergências possíveis. |
id |
UFBA-2_eeee270699a9b255c35dbfc691cfffd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/15834 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Santos, PatriciaSantos, PatriciaRengel, Lenira PeralCorreia, FátimaDomenici, Eloisa Leite2014-09-08T20:48:33Z2014-09-08T20:48:33Z2014-09-082013-05-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15834Discutir e problematizar modos de organização da memória no corpo, são ações teórico-argumentativas desta dissertação. Ao direcionar-se ao aprendizado e à manutenção dessas informações para a dança, pesquisa o papel desse acontecer, bem como, investiga seus meios de provisão e suas interferências nos processos de criação. Uma proposição é que as informações mnemônicas operam como potenciais latentes para a criação em dança, a partir das experiências do mundo vivido, onde propicia a construção de novos lugares e possibilidades de pesquisa em dança. A percepção da importância da experiência construída pela ação, remete à busca de um entendimento sobre a memória e dos processos que recebem essa denominação, junto à compreensão de como ela ocorre no corpo quando se dança, na forma de dança improvisada ou em repertório fixo. A pesquisa foi realizada numa abordagem metodológica qualitativa descritiva exploratória, em que modos de dança foram investigados com a temática da memória, com pesquisas fundamentadas em referencial seminal das Ciências Cognitivas. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante junto aos alunos do Curso Técnico em Dança, em Feira de Santana - BA. Buscou-se demonstrar a importância das experiências vividas que são codificadas, selecionadas e armazenadas pelos processamentos oriundos da memória, como construtora de vocabulário de movimento, reportado à dança e enfatizado nos processos mnemônicos e sua utilização como uma potência poética na criação em dança. A escrita se desenvolve a partir da apresentação dos aspectos neuroanátomofisiológicos da memória, concernentes à sua formação, especificação e aos seus níveis de funcionamento no corpo, foi seguida por um entrelaçamento entre os processos mnemônicos e tipos de memória, com as ocorrências em dança, provocando uma visibilidade de seus acontecimentos, com o desenvolvimento de proposituras de vivências, elaboradas segundo os pressupostos desta pesquisa, em que buscou-se evidenciar a viabilidade da hipótese, a partir da argumentação que, ao se tratar da criação artística, é necessário ampliar o campo perceptivo para que se possa transitar na abertura de novos caminhos e ressignificar hábitos de proceder. Ao termos a dança e o corpo como modos de armazenamento do conhecimento do movimento é possível estabelecer diferentes conexões nos jeitos de dançar em consonância com as emergências possíveis.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2014-09-08T12:41:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Patricia Eduardo.pdf: 6130714 bytes, checksum: ad272e8fd7d4071777a5f57a1438792b (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-09-08T20:48:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Patricia Eduardo.pdf: 6130714 bytes, checksum: ad272e8fd7d4071777a5f57a1438792b (MD5)Made available in DSpace on 2014-09-08T20:48:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertaçao Patricia Eduardo.pdf: 6130714 bytes, checksum: ad272e8fd7d4071777a5f57a1438792b (MD5)CAPESCriação em DançaCorpoProcessos MnemônicosMemóriaExperiênciaProcessos mnemônicos como uma potência poética de criação em dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de DançaPrograma de Pós Graduação em DançaPPGDANCA-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertaçao Patricia Eduardo.pdfDissertaçao Patricia Eduardo.pdfapplication/pdf6130714https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15834/1/Disserta%c3%a7ao%20Patricia%20Eduardo.pdfad272e8fd7d4071777a5f57a1438792bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15834/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertaçao Patricia Eduardo.pdf.txtDissertaçao Patricia Eduardo.pdf.txtExtracted texttext/plain239109https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15834/3/Disserta%c3%a7ao%20Patricia%20Eduardo.pdf.txt5afbb6dfb768cb0bfbaf66a0692c6342MD53ri/158342022-06-29 14:54:09.798oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:54:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
title |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
spellingShingle |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança Santos, Patricia Criação em Dança Corpo Processos Mnemônicos Memória Experiência |
title_short |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
title_full |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
title_fullStr |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
title_full_unstemmed |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
title_sort |
Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança |
author |
Santos, Patricia |
author_facet |
Santos, Patricia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patricia Santos, Patricia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rengel, Lenira Peral |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Correia, Fátima Domenici, Eloisa Leite |
contributor_str_mv |
Rengel, Lenira Peral Correia, Fátima Domenici, Eloisa Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criação em Dança Corpo Processos Mnemônicos Memória Experiência |
topic |
Criação em Dança Corpo Processos Mnemônicos Memória Experiência |
description |
Discutir e problematizar modos de organização da memória no corpo, são ações teórico-argumentativas desta dissertação. Ao direcionar-se ao aprendizado e à manutenção dessas informações para a dança, pesquisa o papel desse acontecer, bem como, investiga seus meios de provisão e suas interferências nos processos de criação. Uma proposição é que as informações mnemônicas operam como potenciais latentes para a criação em dança, a partir das experiências do mundo vivido, onde propicia a construção de novos lugares e possibilidades de pesquisa em dança. A percepção da importância da experiência construída pela ação, remete à busca de um entendimento sobre a memória e dos processos que recebem essa denominação, junto à compreensão de como ela ocorre no corpo quando se dança, na forma de dança improvisada ou em repertório fixo. A pesquisa foi realizada numa abordagem metodológica qualitativa descritiva exploratória, em que modos de dança foram investigados com a temática da memória, com pesquisas fundamentadas em referencial seminal das Ciências Cognitivas. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante junto aos alunos do Curso Técnico em Dança, em Feira de Santana - BA. Buscou-se demonstrar a importância das experiências vividas que são codificadas, selecionadas e armazenadas pelos processamentos oriundos da memória, como construtora de vocabulário de movimento, reportado à dança e enfatizado nos processos mnemônicos e sua utilização como uma potência poética na criação em dança. A escrita se desenvolve a partir da apresentação dos aspectos neuroanátomofisiológicos da memória, concernentes à sua formação, especificação e aos seus níveis de funcionamento no corpo, foi seguida por um entrelaçamento entre os processos mnemônicos e tipos de memória, com as ocorrências em dança, provocando uma visibilidade de seus acontecimentos, com o desenvolvimento de proposituras de vivências, elaboradas segundo os pressupostos desta pesquisa, em que buscou-se evidenciar a viabilidade da hipótese, a partir da argumentação que, ao se tratar da criação artística, é necessário ampliar o campo perceptivo para que se possa transitar na abertura de novos caminhos e ressignificar hábitos de proceder. Ao termos a dança e o corpo como modos de armazenamento do conhecimento do movimento é possível estabelecer diferentes conexões nos jeitos de dançar em consonância com as emergências possíveis. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-05-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-08T20:48:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-08T20:48:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-09-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15834 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Dança |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
PPGDANCA-UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15834/1/Disserta%c3%a7ao%20Patricia%20Eduardo.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15834/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15834/3/Disserta%c3%a7ao%20Patricia%20Eduardo.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ad272e8fd7d4071777a5f57a1438792b ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 5afbb6dfb768cb0bfbaf66a0692c6342 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459357435723776 |