A memória corpórea na criação em dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Wilian John da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34555
Resumo: O presente artigo discorre a respeito da criação em Dança Contemporânea a partir do elemento memória. O estudo se articula em uma discussão entre alguns conceitos sobre memória e processos de criação em dança contemporânea com reflexões de alguns estudiosos no âmbito da dança. A fim de refletirmos sobre as contribuições entre memória, corpo e o fazer da Dança Contemporânea, tomaremos como base algumas obras coreográficas para exemplificar esta pesquisa e partirei de algumas das minhas experiências durante o Curso de Licenciatura em Dança. Os objetivos estão pautados em refletir na possibilidade de criação em Dança Contemporânea a partir do elemento memória, bem como, possibilitar a criação em dança a partir das memórias-experiências para bailarinos, professores, coreográfos e estudiosos afins, e abordar a memória a partir do conjunto de experiências vividas pelo indivíduo-pesquisador. O procedimento metodológico da pesquisa é de cunho qualitativo-participativo, dando ênfase nas percepções que meu corpo obteve ao criar dança com memórias particulares e atrelandose isto na forma de saber e fazer artísticamente. É com esses aprendizados (no) do corpo que compreenderemos acerca das memórias que reverberam no corpo. Diante disso, consideramos que quando se dança os movimentos são apenas consequências de nossas experiências, todavia o verdadeiro sentido está além do movimento: estes trazem identidade, passado, lembranças, possibilidades de criação em dança. Desse modo, a abordagem de memórias, Dança Contemporânea contribuíram para pensar a dança de quem faz, e como isso possa a vir reverberar em diversos campos de atuação da dança sejam eles: na educação formal, informal ou não-formal, contribuindo para que alunos, bailarinos, coreógrafos e docentes tenham um olhar sensível a partir das experiências do indivíduo.
id UFRN_c9b9f21f37254d11f882b0dc76a2a08f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34555
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Wilian John da SilvaLeal, Patrícia Garcia2015-08-12T19:53:27Z2021-09-20T12:52:01Z2015-08-12T19:53:27Z2021-09-20T12:52:01Z2014-12-102011021067LIMA, Wilian John da Silva. A memória corpórea na criação em dança contemporânea. Orientador: Patrícia Garcia Leal. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34555Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em DançaMemóriaCorpoCriaçãoDança ContemporâneaExperiênciasA memória corpórea na criação em dança contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO presente artigo discorre a respeito da criação em Dança Contemporânea a partir do elemento memória. O estudo se articula em uma discussão entre alguns conceitos sobre memória e processos de criação em dança contemporânea com reflexões de alguns estudiosos no âmbito da dança. A fim de refletirmos sobre as contribuições entre memória, corpo e o fazer da Dança Contemporânea, tomaremos como base algumas obras coreográficas para exemplificar esta pesquisa e partirei de algumas das minhas experiências durante o Curso de Licenciatura em Dança. Os objetivos estão pautados em refletir na possibilidade de criação em Dança Contemporânea a partir do elemento memória, bem como, possibilitar a criação em dança a partir das memórias-experiências para bailarinos, professores, coreográfos e estudiosos afins, e abordar a memória a partir do conjunto de experiências vividas pelo indivíduo-pesquisador. O procedimento metodológico da pesquisa é de cunho qualitativo-participativo, dando ênfase nas percepções que meu corpo obteve ao criar dança com memórias particulares e atrelandose isto na forma de saber e fazer artísticamente. É com esses aprendizados (no) do corpo que compreenderemos acerca das memórias que reverberam no corpo. Diante disso, consideramos que quando se dança os movimentos são apenas consequências de nossas experiências, todavia o verdadeiro sentido está além do movimento: estes trazem identidade, passado, lembranças, possibilidades de criação em dança. Desse modo, a abordagem de memórias, Dança Contemporânea contribuíram para pensar a dança de quem faz, e como isso possa a vir reverberar em diversos campos de atuação da dança sejam eles: na educação formal, informal ou não-formal, contribuindo para que alunos, bailarinos, coreógrafos e docentes tenham um olhar sensível a partir das experiências do indivíduo.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTWilian_John_da_Silva_Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain98521https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34555/1/Wilian_John_da_Silva_Lima.pdf.txtbc00f39e092e3a78748549ddab29878aMD51LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34555/2/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD52ORIGINALMemoriaCorporeaCriacao_Lima_2014.pdfapplication/pdf585587https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34555/3/MemoriaCorporeaCriacao_Lima_2014.pdf933bef8eb50e8b114729f356e93aa559MD53123456789/345552023-01-19 16:31:21.038oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-19T19:31:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv A memória corpórea na criação em dança contemporânea
title A memória corpórea na criação em dança contemporânea
spellingShingle A memória corpórea na criação em dança contemporânea
Lima, Wilian John da Silva
Memória
Corpo
Criação
Dança Contemporânea
Experiências
title_short A memória corpórea na criação em dança contemporânea
title_full A memória corpórea na criação em dança contemporânea
title_fullStr A memória corpórea na criação em dança contemporânea
title_full_unstemmed A memória corpórea na criação em dança contemporânea
title_sort A memória corpórea na criação em dança contemporânea
author Lima, Wilian John da Silva
author_facet Lima, Wilian John da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Wilian John da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leal, Patrícia Garcia
contributor_str_mv Leal, Patrícia Garcia
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Memória
Corpo
Criação
Dança Contemporânea
Experiências
topic Memória
Corpo
Criação
Dança Contemporânea
Experiências
description O presente artigo discorre a respeito da criação em Dança Contemporânea a partir do elemento memória. O estudo se articula em uma discussão entre alguns conceitos sobre memória e processos de criação em dança contemporânea com reflexões de alguns estudiosos no âmbito da dança. A fim de refletirmos sobre as contribuições entre memória, corpo e o fazer da Dança Contemporânea, tomaremos como base algumas obras coreográficas para exemplificar esta pesquisa e partirei de algumas das minhas experiências durante o Curso de Licenciatura em Dança. Os objetivos estão pautados em refletir na possibilidade de criação em Dança Contemporânea a partir do elemento memória, bem como, possibilitar a criação em dança a partir das memórias-experiências para bailarinos, professores, coreográfos e estudiosos afins, e abordar a memória a partir do conjunto de experiências vividas pelo indivíduo-pesquisador. O procedimento metodológico da pesquisa é de cunho qualitativo-participativo, dando ênfase nas percepções que meu corpo obteve ao criar dança com memórias particulares e atrelandose isto na forma de saber e fazer artísticamente. É com esses aprendizados (no) do corpo que compreenderemos acerca das memórias que reverberam no corpo. Diante disso, consideramos que quando se dança os movimentos são apenas consequências de nossas experiências, todavia o verdadeiro sentido está além do movimento: estes trazem identidade, passado, lembranças, possibilidades de criação em dança. Desse modo, a abordagem de memórias, Dança Contemporânea contribuíram para pensar a dança de quem faz, e como isso possa a vir reverberar em diversos campos de atuação da dança sejam eles: na educação formal, informal ou não-formal, contribuindo para que alunos, bailarinos, coreógrafos e docentes tenham um olhar sensível a partir das experiências do indivíduo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-12T19:53:27Z
2021-09-20T12:52:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-12T19:53:27Z
2021-09-20T12:52:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2011021067
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Wilian John da Silva. A memória corpórea na criação em dança contemporânea. Orientador: Patrícia Garcia Leal. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34555
identifier_str_mv 2011021067
LIMA, Wilian John da Silva. A memória corpórea na criação em dança contemporânea. Orientador: Patrícia Garcia Leal. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em Dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34555/1/Wilian_John_da_Silva_Lima.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34555/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34555/3/MemoriaCorporeaCriacao_Lima_2014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bc00f39e092e3a78748549ddab29878a
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
933bef8eb50e8b114729f356e93aa559
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117890430730240