O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35678 |
Resumo: | Esta tese investiga as transformações históricas na identidade de marca do canal nacional de TV paga GNT em sua trajetória de apropriação de valores vinculados às identidades de gênero. Numa ênfase ao seu caráter de prática cultural, a identidade de marca é concebida como resultado de um complexo jogo de interação entre múltiplos discursos e práticas que articula os campos da produção e da recepção em contextos políticos, econômicos e culturais específicos. Para a execução de uma análise fundamentada nessa concepção, a tese aposta em uma articulação entre os conceitos de modos de endereçamento, interpretado como estilo próprio de produzir televisão e prática de subjetivação, gênero televisivo, identidades de gênero e mapa das mediações elaborado por Jesús Martín-Barbero. A análise é conduzida a partir de uma trama de programas do GNT, escolhidos por conta das interlocuções e tensões que expressam entre gêneros televisivos e identidades de gênero. São eles: Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda e Tempero de Família. Porém, o estudo se debruça sobre um corpus mais amplo que inclui, além dos programas citados, outras produções que orbitam e se relacionam com essa trama, como vinhetas, campanhas e matérias publicadas no site institucional do GNT, depoimentos da equipe gestora do canal e realizadores dos programas coletados em matérias jornalísticas e avaliações presentes em críticas televisivas. Tendo em conta que o canal tem um longo percurso de atuação no país, foram elencados eixos temporais que contribuem para a investigação da questão da pesquisa: os anos de 2002/2003, 2010/2011, 2015 e 2017. Inspirado em autores que têm refletido sobre a historicidade dos processos comunicacionais, os períodos são analisados a partir da ênfase na dimensão processual e histórica da construção da identidade de marca do GNT. Os resultados da pesquisa apontam que se reportar a um universo feminino se traduziu em uma televisão de intimidade, que se expressa nos cenários, nas formas de conversação, na escolha do elenco e nos temas discutidos, e ao mesmo tempo em uma referência a um contexto urbano, dinâmico e cosmopolita. São valores que se destacam no canal ao longo do período analisado a família, a beleza, o trabalho, a independência financeira e, mais recentemente, a diversidade e o ativismo. |
id |
UFBA-2_ef34dd1796124c6499c8e2226a6ecdc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35678 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-07-14T14:11:53Z2022-07-14T14:11:53Z2020-07-27CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35678Esta tese investiga as transformações históricas na identidade de marca do canal nacional de TV paga GNT em sua trajetória de apropriação de valores vinculados às identidades de gênero. Numa ênfase ao seu caráter de prática cultural, a identidade de marca é concebida como resultado de um complexo jogo de interação entre múltiplos discursos e práticas que articula os campos da produção e da recepção em contextos políticos, econômicos e culturais específicos. Para a execução de uma análise fundamentada nessa concepção, a tese aposta em uma articulação entre os conceitos de modos de endereçamento, interpretado como estilo próprio de produzir televisão e prática de subjetivação, gênero televisivo, identidades de gênero e mapa das mediações elaborado por Jesús Martín-Barbero. A análise é conduzida a partir de uma trama de programas do GNT, escolhidos por conta das interlocuções e tensões que expressam entre gêneros televisivos e identidades de gênero. São eles: Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda e Tempero de Família. Porém, o estudo se debruça sobre um corpus mais amplo que inclui, além dos programas citados, outras produções que orbitam e se relacionam com essa trama, como vinhetas, campanhas e matérias publicadas no site institucional do GNT, depoimentos da equipe gestora do canal e realizadores dos programas coletados em matérias jornalísticas e avaliações presentes em críticas televisivas. Tendo em conta que o canal tem um longo percurso de atuação no país, foram elencados eixos temporais que contribuem para a investigação da questão da pesquisa: os anos de 2002/2003, 2010/2011, 2015 e 2017. Inspirado em autores que têm refletido sobre a historicidade dos processos comunicacionais, os períodos são analisados a partir da ênfase na dimensão processual e histórica da construção da identidade de marca do GNT. Os resultados da pesquisa apontam que se reportar a um universo feminino se traduziu em uma televisão de intimidade, que se expressa nos cenários, nas formas de conversação, na escolha do elenco e nos temas discutidos, e ao mesmo tempo em uma referência a um contexto urbano, dinâmico e cosmopolita. São valores que se destacam no canal ao longo do período analisado a família, a beleza, o trabalho, a independência financeira e, mais recentemente, a diversidade e o ativismo.This doctoral thesis investigates the structural changes in the brand identity of the Brazilian pay-TV GNT in its path of appropriation of values linked to gender identities. With an emphasis on its cultural practice aspect, brand identity is conceived as the result of a complex play of interaction between many discourses and practices that unites both the fields of production and reception in specific political, economic and cultural contexts. Based on this conception, this work wagers on articulation between the notions of modes of address— regarded as a specific style of producing for television and practice of subjectfication— television genre, gender identities and the map of mediations proposed by Jesús MartínBarbero. The analysis parts from an intertwined set of TV shows on GNT (Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda, and Tempero de Família), chosen due to the interlocutions and tensions they express between television genres and gender identities. However, in addition to the TV shows, the study focuses on a broader corpus that includes other productions circling around and relating to this set of shows, vignettes, advertising campaigns and articles published on the GNT institutional website, testimonials given by the management team of the channel and TV show producers in journalistic reports, and television reviews. Considering the channel has had a vast course of action in Brazil, year ranges that contribute to the investigation of the research question are the following: 2002/2003, 2010/2011, 2015, and 2017. Inspired by authors who have reflected on the historicity of communication processes, the year ranges are analysed stemming from the emphasis on the procedural and historical dimension of the GNT brand identity construction. The research findings show that reporting to a feminine universe has translated into a television of intimacy, expressed in the TV set designs, forms of conversation, cast selection, topics discussed, and in reference to an urban, dynamic and cosmopolitan context at the same time. Family, beauty, employment, financial independence, and more recently diversity and activisms, are values that have stood out on the TV channel over the examined time framework.Submitted by Tess Chamusca (tesschamusca@gmail.com) on 2022-07-12T17:31:12Z No. of bitstreams: 1 Tese_Tess_Chamusca-2.pdf: 3976683 bytes, checksum: 0dd2b603dc4ef88969b9f3f713bf3bfe (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-07-14T14:11:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Tess_Chamusca-2.pdf: 3976683 bytes, checksum: 0dd2b603dc4ef88969b9f3f713bf3bfe (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-14T14:11:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Tess_Chamusca-2.pdf: 3976683 bytes, checksum: 0dd2b603dc4ef88969b9f3f713bf3bfe (MD5) Previous issue date: 2020-07-27CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) UFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoGNT. Brand Identity. Gender Identities. Modes of Address. HistoricityGender identitiesCiências Sociais AplicadasIdentidade de gêneroTelevisão - Modo de endereçamentoGNTO GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisGUTMANN, Juliana FreireGomes, Itania Maria MotaLeal, Bruno SouzaHolzbach, ArianeMaia, Jussara PeixotoGutmann, Juliana Freirehttps://orcid.org/0000-0002-6469-8132http://lattes.cnpq.br/0862005401976116Pirajá, Tess Chamuscareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese_Tess_Chamusca-2.pdfTese_Tess_Chamusca-2.pdfTese - Tess Chamuscaapplication/pdf3976683https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35678/1/Tese_Tess_Chamusca-2.pdf0dd2b603dc4ef88969b9f3f713bf3bfeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35678/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTese_Tess_Chamusca-2.pdf.txtTese_Tess_Chamusca-2.pdf.txtExtracted texttext/plain813233https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35678/3/Tese_Tess_Chamusca-2.pdf.txtceca34b7330903b6e5b4631972eeaa62MD53ri/356782022-07-16 02:00:18.188oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-16T05:00:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
title |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
spellingShingle |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero Pirajá, Tess Chamusca Ciências Sociais Aplicadas Identidade de gênero Televisão - Modo de endereçamento GNT GNT. Brand Identity. Gender Identities. Modes of Address. Historicity Gender identities |
title_short |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
title_full |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
title_fullStr |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
title_full_unstemmed |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
title_sort |
O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero |
author |
Pirajá, Tess Chamusca |
author_facet |
Pirajá, Tess Chamusca |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
GUTMANN, Juliana Freire |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gomes, Itania Maria Mota |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Leal, Bruno Souza |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Holzbach, Ariane |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maia, Jussara Peixoto |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6469-8132 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0862005401976116 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pirajá, Tess Chamusca |
contributor_str_mv |
GUTMANN, Juliana Freire Gomes, Itania Maria Mota Leal, Bruno Souza Holzbach, Ariane Maia, Jussara Peixoto Gutmann, Juliana Freire |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Identidade de gênero Televisão - Modo de endereçamento GNT GNT. Brand Identity. Gender Identities. Modes of Address. Historicity Gender identities |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade de gênero Televisão - Modo de endereçamento GNT |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
GNT. Brand Identity. Gender Identities. Modes of Address. Historicity Gender identities |
description |
Esta tese investiga as transformações históricas na identidade de marca do canal nacional de TV paga GNT em sua trajetória de apropriação de valores vinculados às identidades de gênero. Numa ênfase ao seu caráter de prática cultural, a identidade de marca é concebida como resultado de um complexo jogo de interação entre múltiplos discursos e práticas que articula os campos da produção e da recepção em contextos políticos, econômicos e culturais específicos. Para a execução de uma análise fundamentada nessa concepção, a tese aposta em uma articulação entre os conceitos de modos de endereçamento, interpretado como estilo próprio de produzir televisão e prática de subjetivação, gênero televisivo, identidades de gênero e mapa das mediações elaborado por Jesús Martín-Barbero. A análise é conduzida a partir de uma trama de programas do GNT, escolhidos por conta das interlocuções e tensões que expressam entre gêneros televisivos e identidades de gênero. São eles: Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda e Tempero de Família. Porém, o estudo se debruça sobre um corpus mais amplo que inclui, além dos programas citados, outras produções que orbitam e se relacionam com essa trama, como vinhetas, campanhas e matérias publicadas no site institucional do GNT, depoimentos da equipe gestora do canal e realizadores dos programas coletados em matérias jornalísticas e avaliações presentes em críticas televisivas. Tendo em conta que o canal tem um longo percurso de atuação no país, foram elencados eixos temporais que contribuem para a investigação da questão da pesquisa: os anos de 2002/2003, 2010/2011, 2015 e 2017. Inspirado em autores que têm refletido sobre a historicidade dos processos comunicacionais, os períodos são analisados a partir da ênfase na dimensão processual e histórica da construção da identidade de marca do GNT. Os resultados da pesquisa apontam que se reportar a um universo feminino se traduziu em uma televisão de intimidade, que se expressa nos cenários, nas formas de conversação, na escolha do elenco e nos temas discutidos, e ao mesmo tempo em uma referência a um contexto urbano, dinâmico e cosmopolita. São valores que se destacam no canal ao longo do período analisado a família, a beleza, o trabalho, a independência financeira e, mais recentemente, a diversidade e o ativismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-14T14:11:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-14T14:11:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35678 |
identifier_str_mv |
CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35678/1/Tese_Tess_Chamusca-2.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35678/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35678/3/Tese_Tess_Chamusca-2.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0dd2b603dc4ef88969b9f3f713bf3bfe 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b ceca34b7330903b6e5b4631972eeaa62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459648268763136 |