Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Mônica Leila Portela de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17715
Resumo: Resumo: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes.
id UFBA-2_ef9646c4e49c075aa602149be142d1a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/17715
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santana, Mônica Leila Portela deSantana, Mônica Leila Portela deLopez, CássiaBeigui, AlexMendes, Cleise Furtado2015-05-18T10:41:20Z2015-05-18T10:41:20Z2015-05-182013-03-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17715Resumo: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes.Resumé: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes.Submitted by Mônica Santana (monicasantana.jornalista@gmail.com) on 2015-05-13T18:24:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf: 2134447 bytes, checksum: 2f668bcf4a75c70d59712d42e6372804 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2015-05-18T10:41:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf: 2134447 bytes, checksum: 2f668bcf4a75c70d59712d42e6372804 (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-18T10:41:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf: 2134447 bytes, checksum: 2f668bcf4a75c70d59712d42e6372804 (MD5)CapesArtes CênicasDramaturgiaPerformanceClarice LispectorPerformatividadeCorpoProcesso CriativoGêneros LiteráriosCorpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispectorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Teatro da UFBAPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGAC-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdfDissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdfapplication/pdf2134447https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17715/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf2f668bcf4a75c70d59712d42e6372804MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17715/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf.txtDissertação_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf.txtExtracted texttext/plain283592https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17715/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf.txt9c4410d84146cba2171140ab7e743c7aMD53ri/177152022-07-05 14:04:23.048oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:23Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
title Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
spellingShingle Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
Santana, Mônica Leila Portela de
Artes Cênicas
Dramaturgia
Performance
Clarice Lispector
Performatividade
Corpo
Processo Criativo
Gêneros Literários
title_short Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
title_full Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
title_fullStr Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
title_full_unstemmed Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
title_sort Corpo em Aprendizagem: Aprendizagem do Corpo em Clarice Lispector
author Santana, Mônica Leila Portela de
author_facet Santana, Mônica Leila Portela de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Mônica Leila Portela de
Santana, Mônica Leila Portela de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopez, Cássia
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Beigui, Alex
Mendes, Cleise Furtado
contributor_str_mv Lopez, Cássia
Beigui, Alex
Mendes, Cleise Furtado
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes Cênicas
Dramaturgia
Performance
topic Artes Cênicas
Dramaturgia
Performance
Clarice Lispector
Performatividade
Corpo
Processo Criativo
Gêneros Literários
dc.subject.por.fl_str_mv Clarice Lispector
Performatividade
Corpo
Processo Criativo
Gêneros Literários
description Resumo: A pesquisa investiga como a romancista Clarice Lispector constrói as noções de corpo e aprendizagem do prazer dentro do livro Uma Aprendizagem ou O livro dos prazeres, bem como de que maneira esse corpo é apropriado no teatro, no solo teatral da atriz-pesquisadora. A dissertação revela como os procedimentos empregados pela autora para encenar o corpo no palco da escrita, colocando em diálogo contos de Lispector e o romance objeto da pesquisa. Uma genealogia do corpo na história ocidental é proposta, em convergência com os horizontes apontados pelo romance e com base nas reflexões dos filósofos Michel Foucault, Friedrich Nietzsche e aprendizagem como experiência estética, ancorada em John Dewey. Clarice Lispector é lida como uma autora-atriz, cuja escrita se elabora por meio de recursos de mascaramento no texto e retomada de temas biográficos. No quarto capítulo, a atriz-pesquisadora revela o processo criativo do solo Aprendizagem, que transpõe para a cena as noções de corpo, aprendizagem do prazer e a exploração da pluralidade de vozes.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-18T10:41:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-18T10:41:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17715
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro da UFBA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro da UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17715/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17715/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/17715/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MonicaSantana_PPGACUFBA_2013.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2f668bcf4a75c70d59712d42e6372804
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
9c4410d84146cba2171140ab7e743c7a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459498773282816