Gestão da educação profissional do Estado do Ceará: uma análise do perfil de competências dos gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francisco Nivaldo Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17671
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar o perfil de competências gerenciais dos gestores das Escolas Estaduais de Educação Profissional do Estado do Ceará (EEEP). O referencial teórico aborda os conceitos de administração e gestão escolar, aspectos históricos da administração escolar, gestão democrática, perfil e competências do gestor escolar, educação profissional e gestão escolar no Ceará. A pesquisa foi organizada sob a ótica de LÜCK (2007) que considera a gestão educacional como fato que vem ocorrendo no contexto das organizações e do sistema de ensino, como parte de um esforço fundamental para a mobilização, organização e articulação do desempenho humano e promoção da interação coletiva. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, seguida da pesquisa exploratória de caráter descritivo, tipo survey, através da aplicação de questionário aos gestores para coleta de dados do perfil sociodemográfico e das dimensões da gestão escolar e suas competências. A população foi constituída por 65 gestores das 104 EEEPs, que foram implantadas no período de 2008 a 2014. A análise de conteúdo centrou-se, inicialmente, no perfil sociodemográfico que reúne um conjunto de informações sobre o gênero, idade, estado civil, número de filhos, tempo no cargo, formação acadêmica e cursos de gestão, forma de seleção e jornada de trabalho. Seguido das dimensões da gestão escolar e suas competências, com base em LÜCK (2009), que define os padrões de competência para as funções de diretor escolar. Os resultados obtidos revelaram que os gestores das EEEPs tem formação adequada para atender as demandas da escola, apresentando lacunas formativas fundamentais para seu desempenho, estando devidamente apto para o exercício de sua função. Recomenda-se a realização da pesquisa com os gestores das escolas de ensino médio da rede pública estadual e com gestores de escolas públicas municipais do Estado do Ceará.
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A metodologia utilizada foi a pesquisa documental e bibliográfica, seguida da pesquisa exploratória de caráter descritivo, tipo survey, através da aplicação de questionário aos gestores para coleta de dados do perfil sociodemográfico e das dimensões da gestão escolar e suas competências. A população foi constituída por 65 gestores das 104 EEEPs, que foram implantadas no período de 2008 a 2014. A análise de conteúdo centrou-se, inicialmente, no perfil sociodemográfico que reúne um conjunto de informações sobre o gênero, idade, estado civil, número de filhos, tempo no cargo, formação acadêmica e cursos de gestão, forma de seleção e jornada de trabalho. Seguido das dimensões da gestão escolar e suas competências, com base em LÜCK (2009), que define os padrões de competência para as funções de diretor escolar. Os resultados obtidos revelaram que os gestores das EEEPs tem formação adequada para atender as demandas da escola, apresentando lacunas formativas fundamentais para seu desempenho, estando devidamente apto para o exercício de sua função. Recomenda-se a realização da pesquisa com os gestores das escolas de ensino médio da rede pública estadual e com gestores de escolas públicas municipais do Estado do Ceará.This dissertation analyzes the profile of managerial skills of managers of State Schools of Professional Education in State Ceará ( EEEP). The theoretical framework addresses the concepts of school administration and management, historical aspects of school administration, democratic management, the school manager's profile, her skills, professional education and school management in Ceará. The research was organized under the optical LÜCK (2007) which considers the educational management as a fact what is happening in the context of organizations and of the education system, like part of a fundamental effort to mobilization, organization and articulation of the human performance and promotion of collective interaction. The methodology used was the documentary and bibliographic research followed by exploratory study of descriptive character, survey type, by applying questionnaire to managers for data collection of sociodemographic profile and dimensions of school management and their skills. The population was composed by 65 managers of 104 EEEPs, which they were implemented during the period from 2008 to 2014. The content analysis initially focused on sociodemographic profile, which gathers a range of information on gender, age, marital status, number of children, time in office, academic degree and management courses, selection way and of working hours. Followed by the dimensions of school management and their skills, based on LÜCK (2009). Which defines the competences standards for the functions of school principal. The results showed that The school manager of the EEEPs have adequate formation to meet the demands of school, presenting training gaps for school performance. The research is recommended to managers high school of state public schools and managers of municipal public schools from the State of Ceará.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-05-11T16:20:03Z No. of bitstreams: 1 Gomes, Francisco Nivaldo Araújo.pdf: 985357 bytes, checksum: a7baa8678854458df8113c0c94a6a2bf (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-05-11T16:21:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gomes, Francisco Nivaldo Araújo.pdf: 985357 bytes, checksum: a7baa8678854458df8113c0c94a6a2bf (MD5)Made available in DSpace on 2015-05-11T16:21:21Z (GMT). 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