MOTIVAÇÕES, ESTRATÉGIAS E AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM: ELEMENTOS MOBILIZADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL EM FORMAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Aline Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28630
Resumo: Com base nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, nesta tese temos como objetivo principal investigar sobre o papel da motivação, das estratégias de aprendizagem e da autonomia como elementos mobilizadores para o desenvolvimento da expressão oral de professores de Espanhol em formação inicial. Como referencial teórico, adotamos, dentre outros autores: Dörnyei (1994; 2005; 2014), Oxford (1989; 2003) e Benson (1997; 2000; 2001). O tema proposto é relevante por diferentes razões. Entre elas, a escassez de trabalhos direcionados ao estudo do desenvolvimento da expressão oral − enquanto habilidade linguística − nos cursos de formação de professores; a compreensão de que a competência comunicativa desempenha um papel importante na formação integral do futuro professor de Espanhol; a necessidade de pesquisas que busquem compreender os fatores que mobilizam o desenvolvimento da expressão oral em Espanhol nos cursos voltados para a formação docente, e a importância da Língua Espanhola no contexto educacional brasileiro ao longo de décadas. Para realizar este estudo, investigamos oito estudantes de um curso de Letras/Espanhol, matriculados numa universidade pública, localizada no estado da Bahia. Como recursos e instrumentos de coleta e análise de informações, utilizamos questionários, entrevistas, narrativas escritas, observações com notas de campo em sala de aula, um blog e um grupo no Facebook. Estes últimos recursos foram criados com o propósito de sensibilizar os estudantes em relação aos elementos mobilizadores para o aprimoramento da expressão oral em Espanhol, considerados neste trabalho. Ainda nesta pesquisa, analisamos como dados secundários os documentos oficiais do curso de licenciatura em foco, bem como questionários e entrevistas concedidos por professores de Espanhol. Após a análise, confirmamos que a motivação é um dos elementos que mobilizam o desenvolvimento da expressão oral − em Espanhol − dos participantes da pesquisa. Os elementos que têm propiciado o aprimoramento dessa habilidade linguística são as aulas deste idioma na universidade, a ação dos professores e o uso de recursos tecnológicos disponíveis na Internet. Por outro lado, os fatores que têm interferido de forma negativa no aprimoramento dessa habilidade linguística são a timidez, o medo de ser corrigido em público pelo professor e/ou colegas, o nervosismo para falar em público, a insegurança e a falta de confiança em si próprio. No que tange às estratégias de aprendizagem, notamos que os estudantes utilizam as estratégias diretas; houve um incremento em relação a sua frequência de uso, em particular, as de memória. Sobre a adoção das estratégias indiretas, averiguamos que as metacognitivas são amplamente consideradas; entretanto, percebemos que o seu uso diminuiu ao longo da pesquisa. Também observamos uma mudança positiva de atitude dos alunos no que se refere à valorização das estratégias sociais e afetivas. No que concerne à autonomia da aprendizagem da expressão oral da L-alvo, os estudantes reconhecem que precisam ter a capacidade para responsabilizar-se pela sua própria aprendizagem, e que os professores devem atuar como seus aliados nesse sentido. Os recursos disponíveis na Internet têm um papel importante no desenvolvimento da autonomia desses alunos. Ademais, avaliamos que eles precisam desenvolver mais a sua autonomia dentro do contexto de sala de aula.
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Entre elas, a escassez de trabalhos direcionados ao estudo do desenvolvimento da expressão oral − enquanto habilidade linguística − nos cursos de formação de professores; a compreensão de que a competência comunicativa desempenha um papel importante na formação integral do futuro professor de Espanhol; a necessidade de pesquisas que busquem compreender os fatores que mobilizam o desenvolvimento da expressão oral em Espanhol nos cursos voltados para a formação docente, e a importância da Língua Espanhola no contexto educacional brasileiro ao longo de décadas. Para realizar este estudo, investigamos oito estudantes de um curso de Letras/Espanhol, matriculados numa universidade pública, localizada no estado da Bahia. Como recursos e instrumentos de coleta e análise de informações, utilizamos questionários, entrevistas, narrativas escritas, observações com notas de campo em sala de aula, um blog e um grupo no Facebook. Estes últimos recursos foram criados com o propósito de sensibilizar os estudantes em relação aos elementos mobilizadores para o aprimoramento da expressão oral em Espanhol, considerados neste trabalho. Ainda nesta pesquisa, analisamos como dados secundários os documentos oficiais do curso de licenciatura em foco, bem como questionários e entrevistas concedidos por professores de Espanhol. Após a análise, confirmamos que a motivação é um dos elementos que mobilizam o desenvolvimento da expressão oral − em Espanhol − dos participantes da pesquisa. Os elementos que têm propiciado o aprimoramento dessa habilidade linguística são as aulas deste idioma na universidade, a ação dos professores e o uso de recursos tecnológicos disponíveis na Internet. Por outro lado, os fatores que têm interferido de forma negativa no aprimoramento dessa habilidade linguística são a timidez, o medo de ser corrigido em público pelo professor e/ou colegas, o nervosismo para falar em público, a insegurança e a falta de confiança em si próprio. No que tange às estratégias de aprendizagem, notamos que os estudantes utilizam as estratégias diretas; houve um incremento em relação a sua frequência de uso, em particular, as de memória. Sobre a adoção das estratégias indiretas, averiguamos que as metacognitivas são amplamente consideradas; entretanto, percebemos que o seu uso diminuiu ao longo da pesquisa. Também observamos uma mudança positiva de atitude dos alunos no que se refere à valorização das estratégias sociais e afetivas. No que concerne à autonomia da aprendizagem da expressão oral da L-alvo, os estudantes reconhecem que precisam ter a capacidade para responsabilizar-se pela sua própria aprendizagem, e que os professores devem atuar como seus aliados nesse sentido. Os recursos disponíveis na Internet têm um papel importante no desenvolvimento da autonomia desses alunos. Ademais, avaliamos que eles precisam desenvolver mais a sua autonomia dentro do contexto de sala de aula.Based on the theoretical assumptions of Applied Linguistics, this thesis aims to investigate the role of motivation, learning strategies and autonomy as mobilizing elements for the development of oral expression of Spanish teachers in initial formation. As a theoretical reference, we adopted among other authors: Dörnyei (1994; 2005; 2014), Oxford (1989; 2003) and Benson (1997; 2000; 2001). The proposed theme is relevant for different reasons. Among them are the shortage of works directed to the study of the development of oral expression − as a linguistic ability − in teacher training courses, the understanding that communicative competence plays an important role in the integral formation of the future Spanish teacher, the need for research that seeks to understand the factors that mobilize the development of oral expression in Spanish in the courses focused on teacher education, and the importance of the Spanish Language in the Brazilian educational context throughout decades. To carry out this study, we investigated eight students from a Literature / Spanish course enrolled in a public university, located in the state of Bahia. As resources and instruments of information collection and analysis, we used questionnaires, interviews, written narratives, observations with field notes in the classroom, a blog and a group on Facebook. These latter resources were created with the purpose of sensitizing the students in relation to the mobilizing elements for the improvement of the oral expression in Spanish, considered in this work. Also in this research, we analyze as secondary data the official documents of the graduate course in focus, as well as questionnaires and interviews granted by Spanish teachers. After the analysis, we confirm that the motivation is one of the elements that mobilize the development of the oral expression − in Spanish − of the participants of the research. The elements that have contributed to the improvement of this linguistic ability are the classes of this language in the university, the action of the teachers and the use of technological resources available on the Internet. On the other hand, the factors that have negatively interfered in the improvement of this linguistic ability are the shyness, the fear of being corrected in public by the professor and /or colleagues, the nervousness to speak in public, the insecurity and the lack of confidence in oneself. Regarding learning strategies, we noticed that students use direct strategies; there was an increase in frequency of use, in particular memory. On the adoption of indirect strategies, we find that metacognitive are widely considered; however, we noticed that its use decreased during the research. We also observed a positive change in students' attitudes regarding the valorization of social and affective strategies. Regarding the autonomy of learning the oral expression of target language, students recognize that they need to be able to take responsibility for their own learning, and that teachers should act as their allies in this regard. The resources available on the Internet play an important role in developing the autonomy of these students. In addition, we assess that they need to further develop their autonomy within the context of the classroom.Con base en los presupuestos teóricos de la Linguística Aplicada, en esta tesis tenemos como objetivo principal investigar sobre el papel de la motivación, de las estrategias de aprendizaje y de la autonomía como elementos movilizadores para el desarrollo de la expresión oral de profesores de Español, en formación inicial. Como referencial teórico, adoptamos, entre otros autores: Dörnyei (1994; 2005; 2014), Oxford (1989; 2003) y Benson (1997; 2000; 2001). El tema propuesto es relevante por diferentes razones. Entre ellas, la escasez de trabajos dirigidos al estudio del desarrollo de la expresión oral − como habilidad lingüística − en los cursos de formación de profesores, la comprensión de que la competencia comunicativa desempeña un papel importante en la formación integral del futuro profesor de Español, la necesidad de investigaciones que procuren entender los factores que movilizan el desarrollo de la expresión oral en Español en los cursos de formación docente, y la importancia de la Lengua Española en el contexto educativo brasileño a lo largo de décadas. Para realizar este estudio, investigamos ocho estudiantes de un curso de Letras/Español matriculados en una universidad pública, situada en el estado de Bahía. Como recursos e instrumentos de colecta de datos y análisis de informaciones, utilizamos cuestionarios, entrevistas, narrativas escritas, observaciones con notas de campo en clase, un blog y un grupo en el Facebook. Estos últimos recursos fueron creados con o propósito de sensibilizar a los estudiantes con relación a los elementos movilizadores para el perfeccionamiento de la expresión oral en Español, considerados en este trabajo. Además, en esta investigación analizamos, como datos secundarios, los documentos oficiales del curso de licenciatura en foco, así como cuestionarios y entrevistas concedidos por profesores de Español. Después del análisis, confirmamos que la motivación es uno de los elementos que movilizan el desarrollo de la expresión oral − en Español − de los participantes de la investigación. Los elementos que han propiciado el perfeccionamiento de esa habilidad lingüística son las clases de este idioma en la universidad, la acción de los profesores y el uso de los recursos tecnológicos disponibles en Internet. Por otro lado, los factores que han interferido de manera negativa en el perfeccionamiento de esa habilidad linguística son la timidez, el medo de ser corregido en público por el profesor y/o colegas, el nerviosismo al hablar en público, la inseguridad y la falta de confianza en sí mismo. En lo que se refiere a las estrategias de aprendizaje, notamos que los estudiantes utilizan las estrategias directas; hubo un incremento en relación a su frecuencia de uso, en particular, las de memoria. Sobre la adopción de las estrategias indirectas, averiguamos que las metacognitivas son ampliamente consideradas; sin embargo, percibimos que su uso disminuye a lo largo de la investigación. También observamos un cambio positivo de actitud de los alumnos en lo que se refiere à valorización de las estrategias sociales y afectivas. En lo que concierne a la autonomía del aprendizaje, relativa a la expresión oral en la L-meta, los estudiantes reconocen que necesitan tener la capacidad de responsabilizarse por su propio aprendizaje, y que los profesores deben actuar como sus aliados en ese sentido. Los recursos disponibles en la Internet desempeñan un papel importante en el desarrollo de la autonomía de estos alumnos. Además, evaluamos que ellos necesitan desarrollar más su autonomía dentro del contexto de aula.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-19T13:52:53Z No. of bitstreams: 1 ALINE SILVA GOMES TESE PUBLICAÇÃO.pdf: 3905250 bytes, checksum: 39c0253ca0706f8daeffbb4046e62ad9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-19T14:13:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALINE SILVA GOMES TESE PUBLICAÇÃO.pdf: 3905250 bytes, checksum: 39c0253ca0706f8daeffbb4046e62ad9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-19T14:13:06Z (GMT). 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