Interdisciplinaridade como Estratégia de Ensino-Aprendizagem no 1º CEB e em Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Martina da Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2491
Resumo: O mundo em que vivemos caracteriza-se pela constante mudança a nível tecnológico, metodológico, científico, entre outros. Os alunos estão cada vez mais ligados ao mundo virtual, às novas tecnologias e ao constante confronto com novos conhecimentos. Face à inovação, a escola, como um organismo social, tem de conseguir corresponder aos novos desafios que se impõem. Desta forma, a escola deve criar um contexto em que as aprendizagens sejam reais, em que se estabeleçam relações entre as situações do dia-a-dia e os conteúdos do programa e as metas curriculares de cada ano de escolaridade, de forma a tornar as mesmas motivadoras e significativas; e despoletando neles o gosto por aprender. Nesta linha de pensamento, a utilização da estratégia interdisciplinar durante o processo de ensino-aprendizagem é um meio de construção de novos conhecimentos. No presente estudo, analisámos as perspetivas dos docentes sobre a interdisciplinaridade em contexto educativo e a forma como a utilizam na sua prática. Concluímos que, apesar de reconhecerem as suas potencialidades enquanto estratégia motivadora e uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos e identificarem, na sua prática docente, a utilização da mesma, não o fazem com intencionalidade pedagógica. Realizámos, também, duas experiências interdisciplinares em contextos educativos diferentes, a primeira deles aplicada a todas as turmas de 1º ciclo numa instituição privada (87 alunos); e a segunda, a duas turmas de 6º ano, de uma Escola E.B. 2/3 da rede pública (47 alunos). Ambas as instituições são centros de estágio da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Pretendeu-se com esta duas experiências identificar as vantagens e constrangimentos do uso da interdisciplinaridade, em particular, tendo em conta o modo com se desenvolveu o processo ensino-aprendizagem; e perceber o impacto motivacional nos alunos e o seu envolvimento no processo ensino-aprendizagem. A análise dos resultados obtidos evidencia a adequação da abordagem interdisciplinar utilizada na preparação e planificação deste tipo de intervenções educativas, aos objetivos pretendidos – refletindo-se na motivação e no envolvimento que os alunos demonstraram durante a realização das atividades.
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Nesta linha de pensamento, a utilização da estratégia interdisciplinar durante o processo de ensino-aprendizagem é um meio de construção de novos conhecimentos. No presente estudo, analisámos as perspetivas dos docentes sobre a interdisciplinaridade em contexto educativo e a forma como a utilizam na sua prática. Concluímos que, apesar de reconhecerem as suas potencialidades enquanto estratégia motivadora e uma mais-valia nas aprendizagens dos alunos e identificarem, na sua prática docente, a utilização da mesma, não o fazem com intencionalidade pedagógica. Realizámos, também, duas experiências interdisciplinares em contextos educativos diferentes, a primeira deles aplicada a todas as turmas de 1º ciclo numa instituição privada (87 alunos); e a segunda, a duas turmas de 6º ano, de uma Escola E.B. 2/3 da rede pública (47 alunos). Ambas as instituições são centros de estágio da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF) no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Pretendeu-se com esta duas experiências identificar as vantagens e constrangimentos do uso da interdisciplinaridade, em particular, tendo em conta o modo com se desenvolveu o processo ensino-aprendizagem; e perceber o impacto motivacional nos alunos e o seu envolvimento no processo ensino-aprendizagem. A análise dos resultados obtidos evidencia a adequação da abordagem interdisciplinar utilizada na preparação e planificação deste tipo de intervenções educativas, aos objetivos pretendidos – refletindo-se na motivação e no envolvimento que os alunos demonstraram durante a realização das atividades.The world we live in is characterized by constant technological change, scientific, methodological, among others. Students are increasingly connected to the virtual world, to new technologies and to the constant confrontation with new knowledge. Face to innovation, the school as a social body, must be able to meet the new challenges required. In this way, the school should create a context in which learning is real, in which relationships are established between the daily situations and the contents of the program and the curricular goals of each year grade level, in order to make them motivating and meaningful; and triggering in them the taste for learning. In this line of thought, the use of the interdisciplinary strategy during the teaching-learning process is a means for constructing new knowledge. In the present study, we analyze the perspectives of teachers’ cooperating about interdisciplinary strategy in teaching and the way they use it in their practice. We conclude that, despite recognizing their potential as a motivating strategy and an added value in the students’ learning, and identifying, in their teaching practice, the use of it, there is no pedagogical intentionality. We will present two interdisciplinary experiments in different educational contexts, the first of them applied to all classes of 1st cycle in a private institution (87 students); and the second, two sixth-grade classes, a school E.B. 2/3 the public network (47 students). Both institutions are internship centers of education Paula Frassinetti (ESEPF) in the scope of Practice of Supervised Education (PES). With this two experiences, we intended to identify the advantages and constraints of the use of interdisciplinarity, in particular, taking into account the way the teaching-learning process developed; and to understand the motivational impact on students and your involvement in the teaching-learning process. The analysis of the results obtained demonstrate the adequacy of the interdisciplinary approach used in the preparation and planning of this type of educational interventions, to the intended objectives – by reflecting on the motivation and involvement that the students demonstrated during the activities.2017-09-25T07:58:22Z2017-07-15T00:00:00Z2017-07-152017-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2491TID:201734869porOliveira, Joana Martina da Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:16.843773Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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