Itinerâncias acadêmicas de estudantes negros(as) do curso de Serviço Social na UFBA e suas experiências formativas no âmbito do currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcantara, Itamires Lima Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31469
Resumo: Ao longo dos anos pessoas negras vêm sendo abordadas nas produções acadêmicas como sujeitos cognoscíveis, sob a justificativa da objetividade dos métodos científicos, são transformadas em objetos de pesquisa. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo problematizar as itinerâncias acadêmicas de estudantes negras(os) do Curso de Serviço Social na UFBA, com ênfase em suas experiências curriculares e formativas relativas à questão étnicorracial, realocando-os(as) como sujeitos cognoscentes na produção do conhecimento, neste caso, na construção do currículo. Para tanto, entrevistamos estudantes negros(as) concluintes do curso de Serviço Social da UFBA, considerando a experiência da autora como estudante negra na universidade, oriunda do curso de Serviço Social da UFBA; a observação de algumas apreensões de estudantes, em sua maioria negras, quanto ao currículo e formação do curso; como também, por acreditarmos que estes (as) estudantes já haviam vivenciado boa parte da formação, estando em estágio final, e que, portanto, teriam um olhar mais ampliado sobre esse processo. Recorremos também ao levantamento de documentos que dizem respeito ao curso de Serviço Social na UFBA, particularmente, seu Projeto Pedagógico e matriz curricular, com o objetivo de compreender sua criação, a perspectiva de transversalidade étnicorracial presente no currículo e estrutura do curso. Utilizamos como recurso metodológico a análise documental e a entrevista narrativa semiestruturada. Consideramos, a partir deste trabalho que as estudantes possuem entendimentos próprios sobre currículo e sobre as suas formações, e interagem dialogicamente com o currículo e a formação em Serviço Social na UFBA, fazendo críticas e proposições. Percebemos através das falas das estudantes, que estas, enfrentaram diversas violências causadas pelo racismo em suas trajetórias, que o entrar na universidade representou uma conquista muito significativa, não apenas para elas próprias, como também para as suas famílias. Evidenciamos também que, historicamente, os saberes relativos à história negra foram sumariamente excluídos ou deformados na história oficial, construindo silenciamentos. Fato que as estudantes destacam, de como a nossa história não é contada nos diversos espaços educacionais em todos os níveis e da invisibilização de intelectuais negros (as) e referenciais positivos, apontando para a necessidade de um reposicionamento epistemológico. As estudantes ressaltam a maneira tópica como é tratada e questão étnicorracial no curso de Serviço Social da UFBA, ficando como discussão obrigatória apenas em uma disciplina no segundo semestre, quando deveria perpassar por toda a formação profissional. Observamos também, a partir do levantamento feito da matriz curricular, que esta nos surpreendeu positivamente, por constar, em 11 disciplinas obrigatórias, referência à questão étnicorracial, ainda que, de maneira incipiente. Consideramos ainda, no que se refere às aproximações e tensionamentos entre o serviço social e a questão étnicorracial que houveram avanços no âmbito da categoria de assistentes sociais no que concerne à ampliação do debate sobre a questão étnicorracial pelo protagonismo, principalmente, de assistentes sociais negras que têm pautado o debate. Muita coisa tem sido produzida pela categoria nos últimos anos sobre a questão étnicorracial que cabe ainda uma análise mais aprofundada.
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Para tanto, entrevistamos estudantes negros(as) concluintes do curso de Serviço Social da UFBA, considerando a experiência da autora como estudante negra na universidade, oriunda do curso de Serviço Social da UFBA; a observação de algumas apreensões de estudantes, em sua maioria negras, quanto ao currículo e formação do curso; como também, por acreditarmos que estes (as) estudantes já haviam vivenciado boa parte da formação, estando em estágio final, e que, portanto, teriam um olhar mais ampliado sobre esse processo. Recorremos também ao levantamento de documentos que dizem respeito ao curso de Serviço Social na UFBA, particularmente, seu Projeto Pedagógico e matriz curricular, com o objetivo de compreender sua criação, a perspectiva de transversalidade étnicorracial presente no currículo e estrutura do curso. Utilizamos como recurso metodológico a análise documental e a entrevista narrativa semiestruturada. Consideramos, a partir deste trabalho que as estudantes possuem entendimentos próprios sobre currículo e sobre as suas formações, e interagem dialogicamente com o currículo e a formação em Serviço Social na UFBA, fazendo críticas e proposições. Percebemos através das falas das estudantes, que estas, enfrentaram diversas violências causadas pelo racismo em suas trajetórias, que o entrar na universidade representou uma conquista muito significativa, não apenas para elas próprias, como também para as suas famílias. Evidenciamos também que, historicamente, os saberes relativos à história negra foram sumariamente excluídos ou deformados na história oficial, construindo silenciamentos. Fato que as estudantes destacam, de como a nossa história não é contada nos diversos espaços educacionais em todos os níveis e da invisibilização de intelectuais negros (as) e referenciais positivos, apontando para a necessidade de um reposicionamento epistemológico. As estudantes ressaltam a maneira tópica como é tratada e questão étnicorracial no curso de Serviço Social da UFBA, ficando como discussão obrigatória apenas em uma disciplina no segundo semestre, quando deveria perpassar por toda a formação profissional. Observamos também, a partir do levantamento feito da matriz curricular, que esta nos surpreendeu positivamente, por constar, em 11 disciplinas obrigatórias, referência à questão étnicorracial, ainda que, de maneira incipiente. Consideramos ainda, no que se refere às aproximações e tensionamentos entre o serviço social e a questão étnicorracial que houveram avanços no âmbito da categoria de assistentes sociais no que concerne à ampliação do debate sobre a questão étnicorracial pelo protagonismo, principalmente, de assistentes sociais negras que têm pautado o debate. Muita coisa tem sido produzida pela categoria nos últimos anos sobre a questão étnicorracial que cabe ainda uma análise mais aprofundada.A lo largo de los años, se ha abordado a los negros en las producciones académicas como sujetos reconocibles, bajo la justificación de la objetividad de los métodos científicos, que se transforman en objetos de investigación. En vista de esta situación, este estudio tiene como objetivo problematizar los itinerarios académicos de los estudiantes negros del Curso de Servicio Social en la UFBA, con énfasis en sus experiencias curriculares y de capacitación relacionadas con el tema étnico-racial, reasignándolos como sujetos cognitivos en el producción de conocimiento, en este caso, en la construcción del currículum. Con este fin, entrevistamos a estudiantes negros que completaron el curso de Servicio Social en UFBA, considerando la experiencia del autor como estudiante negro en la universidad, del curso de Servicio Social en UFBA; la observación de algunas aprensiones estudiantiles, en su mayoría negras, sobre el currículo y la formación del curso; así como porque creemos que estos estudiantes ya habían experimentado una buena parte de la capacitación, en la etapa final, y que, por lo tanto, tendrían una visión más amplia de este proceso. También utilizamos la encuesta de documentos relacionados con el curso de Servicio Social en la UFBA, particularmente su Proyecto Pedagógico y la matriz curricular, con el objetivo de comprender su creación, la perspectiva de la transversalidad étnico-racial presente en el currículo y la estructura del curso. Utilizamos el análisis documental y la entrevista narrativa semiestructurada como recurso metodológico. Con base en este trabajo, consideramos que los estudiantes tienen su propia comprensión del plan de estudios y su capacitación, e interactúan dialógicamente con el plan de estudios y la capacitación en Trabajo Social en la UFBA, haciendo críticas y proposiciones. A través de los discursos de los estudiantes, nos dimos cuenta de que enfrentaban varias violencias causadas por el racismo en sus trayectorias, que ingresar a la universidad representaba un logro muy significativo, no solo para ellos, sino también para sus familias. También mostramos que, históricamente, el conocimiento relacionado con la historia negra ha sido sumariamente excluido o deformado en la historia oficial, construyendo silencios. Un hecho que los estudiantes destacan, cómo nuestra historia no se cuenta en diferentes espacios educativos en todos los niveles y la invisibilidad de los intelectuales negros y las referencias positivas, lo que señala la necesidad de un reposicionamiento epistemológico. Los estudiantes enfatizan la forma tópica en la que se trata y el tema étnico-racial en el curso de Trabajo Social de la UFBA, permaneciendo como una discusión obligatoria solo en una disciplina en el segundo semestre, cuando debe pasar por toda la capacitación profesional. También observamos, a partir de la encuesta realizada sobre la matriz curricular, que nos sorprendió positivamente, ya que aparece en 11 temas obligatorios, referencia al tema étnico-racial, aunque de forma incipiente. También consideramos, con respecto a las aproximaciones y tensiones entre el servicio social y el tema étnico-racial, que ha habido avances en el alcance de la categoría de trabajadores sociales en lo que concierne a la expansión del debate sobre el tema étnico-racial por el papel, principalmente, de los trabajadores sociales negros que Han guiado el debate. La categoría ha producido mucho en los últimos años sobre el tema étnico-racial que aún necesita más análisis.Submitted by Itamires Alcantara (tamialcantara94@gmail.com) on 2020-02-12T11:32:43Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ITAMIRES2.pdf: 1666189 bytes, checksum: 6c4bf70e35082860eb80875bf483dfa4 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-02-12T15:46:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ITAMIRES2.pdf: 1666189 bytes, checksum: 6c4bf70e35082860eb80875bf483dfa4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-12T15:46:02Z (GMT). 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