Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosinete Paulino Da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949
Resumo: As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória.
id UFRN_7da9aa63932a38f9b20db488ff49e388
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25949
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Rosinete Paulino Dahttp://lattes.cnpq.br/6232503538224768Vieira, Jose GlebsonSilva, Vera Regina Rodrigues Dahttp://lattes.cnpq.br/8241487427753107Assuncao, Luiz Carvalho De2018-10-05T14:17:10Z2018-10-05T14:17:10Z2014-12-10SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória.Les enfants sont en tout le part du monde. Quoique la population brésilienne soit vieillissant, le Brésil est encore un pays considéré essentiellement jeune, il y a environs 29 million d'enfants qui ont neuf ans et 45 millions de jeunes de 10 à 19 ans. Les enfants sont sur les places, aux orphelinats, dans les institutions destinées au confinement, dans les rues, dans les écoles, au champ, dans l'église, dans les maisons de prostitution, seuls ou accompagnés, les enfants sont en tout le part du territoire brésilien. Leurs histoires et leurs destins sont distants. Notablement, ces sujets sociaux étaient historiquement tus, relégués au anonymat et à la violence symbolique et physique; leurs histoires, en plusieurs cas, que ne sont pas raconté directement à nous par eux. Au passé ou même dans la vie quotidienne est par rapport de la «parole» et de la «voix» d'adulte qu'ont la connaissance des enfants et du monde de l'enfance. On a une dette historique avec eux, c'est pour cette raison qu'on voit la nécessité d'écouter leurs paroles, leurs silences et d'autres manières d'expressions. Au bout, ce travail consiste en faire des recherche du procès de constitution de l'identité on écoute les voix des enfants qui habitent dans la communauté quilombola d'Acauã – Poço Branco/RN. Ce travail a été développé dans l'École Municipal Maria Francisca Catarina da Silva, située dans la communauté du quilombola, englobant les sujets qui étudient là-bas au tour matutinal et vespéral dans l'année 2013. On a eu l'intention de connaître et analyser la dimension sociale, culturelle et politique d'un enfant avec ses spécificités vérifiés au contexte social qui lui insère. Mais encore, dans ce temps et espace, on a recherché comprendre les pratiques culturelles, la langage, les relations sociales expérimentées dans son contexte. Étant donné qu'on imagine un enfant que construit quotidiennement son identité au début des années qu'il commence à apprendre les significations et les sens d'être noir dans une société fortement préjugé et discriminatoire.porComunidade quilombolaIdentidade étnicorracialCriança negraCom a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de pós-Graduação em Antropologia SocialUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain415094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txte449c53d56b1047dea7849d379411d7dMD52THUMBNAILPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1825https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52bMD53TEXTPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain415094https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txte449c53d56b1047dea7849d379411d7dMD52THUMBNAILPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1825https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52bMD53ORIGINALPalavraCriançasProcesso_Silva_2014.pdfapplication/pdf6769461https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/1/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdfadb19f071fcc25d1c93e4cce021ced30MD51123456789/259492019-01-30 08:24:54.605oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25949Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T11:24:54Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
title Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
spellingShingle Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
Silva, Rosinete Paulino Da
Comunidade quilombola
Identidade étnicorracial
Criança negra
title_short Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
title_full Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
title_fullStr Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
title_full_unstemmed Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
title_sort Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN
author Silva, Rosinete Paulino Da
author_facet Silva, Rosinete Paulino Da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6232503538224768
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Vieira, Jose Glebson
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Silva, Vera Regina Rodrigues Da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8241487427753107
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosinete Paulino Da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Assuncao, Luiz Carvalho De
contributor_str_mv Assuncao, Luiz Carvalho De
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade quilombola
Identidade étnicorracial
Criança negra
topic Comunidade quilombola
Identidade étnicorracial
Criança negra
description As crianças brasileiras estão em todos os lugares do mundo. No Brasil, embora a população esteja envelhecendo, ainda é um país considerado essencialmente jovem, são cerca de 29 milhões de crianças com até nove anos de idade e aproximadamente 45 milhões de jovens de 10 a 19 anos. As crianças estão nas praças, nos orfanatos, em instituições de confinamento, nas ruas, nas escolas, na lavoura, igrejas, nos prostíbulos, sozinhas ou acompanhadas as crianças estão por toda parte do território brasileiro. As suas origens, históprias e destinos são distintos. Notadamente esses sujeitos sociais foram historicamente silenciados, relegados ao anonimato e a violência simbólica e física; sua história, na maioria das vezes, não nos é contada diretamente por eles. No passado e mesmo nos dias atuais é por meio da "palavra" e da “voz” do adulto, que temos conhecimento das crianças e do mundo da infância. Temos uma dívida histórica com esses sujeitos, o que torna cada vez mais necessário ouvi-las em suas palavras, seus silêncios e outras formas de expressão. Neste sentido, o presente estudo pretende investigar o processo de constituição identitária partindo das vozes das próprias crianças que moram na comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco/RN. O trabalho foi desenvolvido na Escola Mun. Maria Francisca Catarino da Silva, localizada na própria comunidade quilombola, envolvendo os sujeitos que nessa escola estudam no turno matutino e vespertino do ano letivo de 2013. Pretendeu-se conhecer e analisar a dimensão social, cultural e política de uma criança com especificidades conferidas pelo contexto social na qual estva imersa. Mais ainda, nestes tempos e espaços procurou-se compreender as práticas culturais, a linguagem, relações sociais vivenciadas no seu contexto. Para tanto, pensamos uma criança que constrói cotidianamente sua identidade e desde a mais terna idade aprende os significados e sentidos de ser negra em uma sociedade fortemente preconceituosa e discriminatória.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-05T14:17:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-10-05T14:17:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949
identifier_str_mv SILVA, Rosinete Paulino da. Com a palavra as crianças: o processo de constituição identitária da criança da comunidade quilombola de Acauã - Poço Branco-RN. 2014. 256f. Dissertação (Mestrado Em Antropologia Social) - Centro De Ciências Humanas, Letras E Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de pós-Graduação em Antropologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/2/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/3/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25949/1/PalavraCrian%c3%a7asProcesso_Silva_2014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e449c53d56b1047dea7849d379411d7d
07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52b
e449c53d56b1047dea7849d379411d7d
07f9e214c11a108b7e17ffdfca52d52b
adb19f071fcc25d1c93e4cce021ced30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117523916718080