Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15679 |
Resumo: | Desde o início do século XXI, tem se notado uma mudança negativa no perfil de mobilidade das metrópoles brasileiras, inclusive no que diz respeito à cidade de Salvador, no Estado da Bahia. Esse fenômeno pode ser analisado através do crescimento na demanda por automóveis e, consequentemente, pela relativa redução do uso de transporte público através dos modais ônibus e do metrô, o que traz à tona um problema comum às grandes cidades periféricas: o congestionamento de veículos. Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo aplicar os modelos de gestão de demanda por transporte como política de mobilidade urbana, focando na solução do problema dos congestionamentos, principal externalidade negativa do transporte urbano. |
id |
UFBA-2_f60812ae187f7df2379cb4d1f92cbd1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/15679 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Menezes, Mávila Santos deMenezes, Mávila Santos deCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado deWanderley, Livio AndradeMônaco, Fabiano2014-08-22T12:41:42Z2014-08-22T12:41:42Z2014-08-222014-07-29http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15679Desde o início do século XXI, tem se notado uma mudança negativa no perfil de mobilidade das metrópoles brasileiras, inclusive no que diz respeito à cidade de Salvador, no Estado da Bahia. Esse fenômeno pode ser analisado através do crescimento na demanda por automóveis e, consequentemente, pela relativa redução do uso de transporte público através dos modais ônibus e do metrô, o que traz à tona um problema comum às grandes cidades periféricas: o congestionamento de veículos. Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo aplicar os modelos de gestão de demanda por transporte como política de mobilidade urbana, focando na solução do problema dos congestionamentos, principal externalidade negativa do transporte urbano.Submitted by Jacileide Oliveira (jacileideo@gmail.com) on 2014-08-20T15:05:28Z No. of bitstreams: 1 MÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdf: 227476 bytes, checksum: 468f1e88ea432f8bd8545346550ac6e8 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2014-08-22T12:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdf: 227476 bytes, checksum: 468f1e88ea432f8bd8545346550ac6e8 (MD5)Made available in DSpace on 2014-08-22T12:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdf: 227476 bytes, checksum: 468f1e88ea432f8bd8545346550ac6e8 (MD5)Economia regional e urbanaTransporte públicoMobilidade urbanaMobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15679/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52ORIGINALMÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdfMÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdfapplication/pdf227476https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15679/1/M%c3%81VILA%20SANTOS%20DE%20MENEZES.pdf468f1e88ea432f8bd8545346550ac6e8MD51TEXTMÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdf.txtMÁVILA SANTOS DE MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain82948https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15679/3/M%c3%81VILA%20SANTOS%20DE%20MENEZES.pdf.txt46b124be42fcbaf90f6cfb4f6a74a40aMD53ri/156792022-07-05 14:03:47.319oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
title |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
spellingShingle |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador Menezes, Mávila Santos de Economia regional e urbana Transporte público Mobilidade urbana |
title_short |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
title_full |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
title_fullStr |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
title_full_unstemmed |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
title_sort |
Mobilidade urbana e a contribuição das estratégias de gestão de demanda na cidade de Salvador |
author |
Menezes, Mávila Santos de |
author_facet |
Menezes, Mávila Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Mávila Santos de Menezes, Mávila Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wanderley, Livio Andrade Mônaco, Fabiano |
contributor_str_mv |
Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de Wanderley, Livio Andrade Mônaco, Fabiano |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Economia regional e urbana |
topic |
Economia regional e urbana Transporte público Mobilidade urbana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte público Mobilidade urbana |
description |
Desde o início do século XXI, tem se notado uma mudança negativa no perfil de mobilidade das metrópoles brasileiras, inclusive no que diz respeito à cidade de Salvador, no Estado da Bahia. Esse fenômeno pode ser analisado através do crescimento na demanda por automóveis e, consequentemente, pela relativa redução do uso de transporte público através dos modais ônibus e do metrô, o que traz à tona um problema comum às grandes cidades periféricas: o congestionamento de veículos. Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo aplicar os modelos de gestão de demanda por transporte como política de mobilidade urbana, focando na solução do problema dos congestionamentos, principal externalidade negativa do transporte urbano. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-22T12:41:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-08-22T12:41:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15679 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Economia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15679/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15679/1/M%c3%81VILA%20SANTOS%20DE%20MENEZES.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/15679/3/M%c3%81VILA%20SANTOS%20DE%20MENEZES.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 468f1e88ea432f8bd8545346550ac6e8 46b124be42fcbaf90f6cfb4f6a74a40a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459484747530240 |