O desabrochar de uma flor em tempos de repressão: edição e crítica filológica de Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Fabiana Prudente
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27767
Resumo: No contexto de repressão política e cultural imposta pelo regime ditatorial militar, entre os anos 1968 e 1978, surge no Rio de Janeiro um jovem intelectual dramaturgo: Roberto Athayde, que contava vinte e um anos de idade quando escreveu Apareceu a Margarida, seu quarto texto teatral, considerado hoje uma das obras dramáticas de maior repercussão internacional. Este trabalho põe em foco a transmissão da obra de Athayde, que atravessa a história e a censura, materializada em um conjunto de versões produzidas em diferentes períodos e Estados. No esforço de estabelecer um recorte para a viabilização deste trabalho, escolheram-se os três primeiros testemunhos produzidos de próprio punho pelo autor ou sob sua supervisão, no Rio de Janeiro, os três datiloscritos localizados nos arquivos da Bahia, e a última publicação da obra, realizada em 2003. Através do exercício da crítica filológica, fez-se o estudo da tradição da obra inserida na história, enfocando, principalmente, seu processo de transmissão e sua divulgação no Estado da Bahia. Por compreender os testemunhos de uma obra como indivíduos históricos, inseridos em uma determinada configuração sociocultural, propõe-se, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica, um modelo editorial que considere, na complexidade da tradição da obra a ser estudada, os diferentes momentos/estados do texto e sua história. Assim, apresentam-se os textos em edição sinóptica (em suporte papel e eletrônico) e fac-similar, em meio digital, buscando evidenciar as diferentes versões de Apareceu a Margarida em confronto e cada testemunho tomado em sua especificidade. Realizou-se ainda uma leitura crítico-filológica do texto, considerando as metáforas utilizadas na linguagem cênica em seu contexto sócio-histórico.
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No esforço de estabelecer um recorte para a viabilização deste trabalho, escolheram-se os três primeiros testemunhos produzidos de próprio punho pelo autor ou sob sua supervisão, no Rio de Janeiro, os três datiloscritos localizados nos arquivos da Bahia, e a última publicação da obra, realizada em 2003. Através do exercício da crítica filológica, fez-se o estudo da tradição da obra inserida na história, enfocando, principalmente, seu processo de transmissão e sua divulgação no Estado da Bahia. Por compreender os testemunhos de uma obra como indivíduos históricos, inseridos em uma determinada configuração sociocultural, propõe-se, no campo da Crítica Textual em perspectiva sociológica, um modelo editorial que considere, na complexidade da tradição da obra a ser estudada, os diferentes momentos/estados do texto e sua história. Assim, apresentam-se os textos em edição sinóptica (em suporte papel e eletrônico) e fac-similar, em meio digital, buscando evidenciar as diferentes versões de Apareceu a Margarida em confronto e cada testemunho tomado em sua especificidade. Realizou-se ainda uma leitura crítico-filológica do texto, considerando as metáforas utilizadas na linguagem cênica em seu contexto sócio-histórico.In political and cultural repression context imposed by Brazilian military dictatorship, years 1968-1978, a young intellectual playwright Roberto Athayde appeared in Rio de Janeiro. He was twenty-one years old when wrote Apareceu a Margarida, his fourth theatrical text, currently considered as one of the greatest dramatic works of international repercussion. This study spotlights the transmission of Athayde’s work, which goes through history and censorship, materialized in a set of versions produced in different periods and in different Brazilian states. In an effort to establish a cut for this work feasibility, it was picked up the first three testimonies produced by the author's own hand or under his supervision, in Rio de Janeiro, the three typewritten versions of files in Bahia, and the 2003 final published version. Through the philological criticism exercise, it was studied the work tradition inserted in the history scenery, specially focusing its transmission process and dissemination in the State of Bahia. By understanding the testimonies of a work as historical individuals, embedded in a particular sociocultural setting, it is proposed, in the field of Textual Criticism in a sociological perspective, an editorial model that considers, in the complexity of the work to be studied tradition, the different times/states of the text and its history. So the texts are presented in synoptic edition (paper and electronic) and facsimile, in digital media, seeking to highlight the different versions of Apareceu a Margarida in confrontation, and taking each testimony in its specificity. It was still carried out a critical-philological reading of the text, considering the metaphors used in scenic language in its socio-historical context.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-10-19T18:35:15Z No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_FabianaPrudente.pdf: 5458405 bytes, checksum: 208f3de0a18bc0d37622dcbcd78d07b8 (MD5) Ficha catalográfica - DISSERTAÇÃO_FabianaPrudente.pdf: 144497 bytes, checksum: e0b6d64d36ba7d0b04456b2b829c8193 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-10-22T18:51:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 DISSERTAÇÃO_FabianaPrudente.pdf: 5458405 bytes, checksum: 208f3de0a18bc0d37622dcbcd78d07b8 (MD5) Ficha catalográfica - DISSERTAÇÃO_FabianaPrudente.pdf: 144497 bytes, checksum: e0b6d64d36ba7d0b04456b2b829c8193 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-22T18:51:12Z (GMT). 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