Cidade Cega: Uma encenação somático-performativa com atores/performers com deficiência visual na cidade
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31846 |
Resumo: | Nesta pesquisa, busca-se compreender a cidade de uma maneira mais atípica e veiculada pelos afetos provocados por um uso mais variado de nossos sentidos. Dessa forma, a partir da encenação somático-performativa Cidade Cega, oriunda do laboratório prático desta pesquisa, cujo objeto se dá, por meio da potencialização dos sentidos (tato, audição, olfato e paladar), como meios de percepção da cidade de Salvador. Assim, o termo Flâneur Cego torna-se um condutor, ao longo deste trabalho, como um elemento performativo, responsável por acessar as camadas da cidade, através da supressão da visão. Por esse viés, o Flâneur Cego constitui a função tanto dos atores/performers com deficiência visual quanto dos inscritos/participantes, de modo que o contato com a cidade seja estabelecido de uma forma fenomenológica e somática. A Tese origina-se da concepção da encenação – Cidade Cega –, e é dividida em três fases: Prólogo, Encontro e Manifesto; assim, a escrita segue a mesma abordagem; no intuito de apresentar ao leitor um percurso acadêmico daquilo que foi criado pela prática; portanto, os referenciais teóricos dialogam com o laboratório prático de pesquisa e com a encenação, oriundos das intervenções urbanas, realizadas na cidade. |
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Por esse viés, o Flâneur Cego constitui a função tanto dos atores/performers com deficiência visual quanto dos inscritos/participantes, de modo que o contato com a cidade seja estabelecido de uma forma fenomenológica e somática. A Tese origina-se da concepção da encenação – Cidade Cega –, e é dividida em três fases: Prólogo, Encontro e Manifesto; assim, a escrita segue a mesma abordagem; no intuito de apresentar ao leitor um percurso acadêmico daquilo que foi criado pela prática; portanto, os referenciais teóricos dialogam com o laboratório prático de pesquisa e com a encenação, oriundos das intervenções urbanas, realizadas na cidade.Submitted by Carlos Ferreira (carlosferreira1202@gmail.com) on 2020-04-16T23:06:32Z No. of bitstreams: 1 Tese Versão final 2018.pdf: 5553272 bytes, checksum: 0f725c80e3347211931c6847b0161155 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2020-04-22T13:31:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Versão final 2018.pdf: 5553272 bytes, checksum: 0f725c80e3347211931c6847b0161155 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-22T13:31:14Z (GMT). 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Nesta pesquisa, busca-se compreender a cidade de uma maneira mais atípica e veiculada pelos afetos provocados por um uso mais variado de nossos sentidos. Dessa forma, a partir da encenação somático-performativa Cidade Cega, oriunda do laboratório prático desta pesquisa, cujo objeto se dá, por meio da potencialização dos sentidos (tato, audição, olfato e paladar), como meios de percepção da cidade de Salvador. Assim, o termo Flâneur Cego torna-se um condutor, ao longo deste trabalho, como um elemento performativo, responsável por acessar as camadas da cidade, através da supressão da visão. Por esse viés, o Flâneur Cego constitui a função tanto dos atores/performers com deficiência visual quanto dos inscritos/participantes, de modo que o contato com a cidade seja estabelecido de uma forma fenomenológica e somática. A Tese origina-se da concepção da encenação – Cidade Cega –, e é dividida em três fases: Prólogo, Encontro e Manifesto; assim, a escrita segue a mesma abordagem; no intuito de apresentar ao leitor um percurso acadêmico daquilo que foi criado pela prática; portanto, os referenciais teóricos dialogam com o laboratório prático de pesquisa e com a encenação, oriundos das intervenções urbanas, realizadas na cidade. |
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