Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo. |
id |
UFBA-2_722fce69e48ae590d6bdf18a5ffc7da0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/38107 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-10-19T09:24:49Z2023-10-19T09:24:49Z2022-07-15SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo.This work aims to investigate an aspect of contemporary theater. It proposes a reflection that fosters understanding about performative theater. It is imbued with theoretical and textual references from Josette Féral and Renato Cohen to investigate the combination of languages and consolidate its methodological path. Therefore, it has be possible to locate an argument about the theaters of the real, through a discursive exercise that brings into play extra and intra-aesthetic procedures, based on theoretical aspects of Pierre Bourdieu in the social sphere and Maurice Merleau Ponty in what concerns the perceptive. This effort culminates in an alternative understanding of staging processes and poetic operations, in order to improve the notion of its central object, the performative staging, which in the analysis of this work comes from an agency of acts of life in friction and consonance with acts of fiction in the midst of intersubjective scenic routes of awareness and inventiveness of artistic propositions. Furthermore, the research follows a practical-theoretical methodological path that evidences a type of knowledge that constitutes formative practices and interdisciplinary observations with reference to Olga Pombo.Submitted by Herbert Carlos da Silva (herbertsilvaleao@gmail.com) on 2023-10-18T11:10:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1031 bytes, checksum: 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 (MD5) silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf: 9451938 bytes, checksum: 514d6f95b662a18974e671f26253e34f (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-10-19T09:24:49Z (GMT) No. of bitstreams: 2 silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf: 9451938 bytes, checksum: 514d6f95b662a18974e671f26253e34f (MD5) license_rdf: 1031 bytes, checksum: 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-19T09:24:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf: 9451938 bytes, checksum: 514d6f95b662a18974e671f26253e34f (MD5) license_rdf: 1031 bytes, checksum: 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 (MD5) Previous issue date: 2022-07-15CNPqporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessperformative stagingperformative theatertheater of realstaging processartistic propositionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALencenação performativateatro performativoteatros do realprocessos de encenaçãoproposição artísticaRuínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativaMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMachado Santos, Gláuciohttp://lattes.cnpq.br/8273877940883044Cajaiba, Claudiohttp://lattes.cnpq.br/0761880728739284Mostaço, Edelcio0000-0001-6038-338Xhttp://lattes.cnpq.br/5151925947504672Machado Santos, Gláuciohttp://lattes.cnpq.br/82738779408830440000-0003-0703-8784https://lattes.cnpq.br/7519218744741918Silva, Herbert Carlos dareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txtsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txtExtracted texttext/plain326087https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/4/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txt90e45a239780133d4a9521eae8a3fe36MD54ORIGINALsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdfsilva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdfversão final do trabalho de mestradoapplication/pdf9451938https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/1/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf514d6f95b662a18974e671f26253e34fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/2/license_rdf9b85e4235558a2887c2be3998124b615MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/381072023-10-21 02:05:20.023oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-10-21T05:05:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
title |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
spellingShingle |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa Silva, Herbert Carlos da CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL encenação performativa teatro performativo teatros do real processos de encenação proposição artística performative staging performative theater theater of real staging process artistic proposition |
title_short |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
title_full |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
title_fullStr |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
title_full_unstemmed |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
title_sort |
Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa |
author |
Silva, Herbert Carlos da |
author_facet |
Silva, Herbert Carlos da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado Santos, Gláucio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8273877940883044 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cajaiba, Claudio |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0761880728739284 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mostaço, Edelcio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
0000-0001-6038-338X |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5151925947504672 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Machado Santos, Gláucio |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8273877940883044 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
0000-0003-0703-8784 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/7519218744741918 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Herbert Carlos da |
contributor_str_mv |
Machado Santos, Gláucio Cajaiba, Claudio Mostaço, Edelcio Machado Santos, Gláucio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL encenação performativa teatro performativo teatros do real processos de encenação proposição artística performative staging performative theater theater of real staging process artistic proposition |
dc.subject.por.fl_str_mv |
encenação performativa teatro performativo teatros do real processos de encenação proposição artística |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
performative staging performative theater theater of real staging process artistic proposition |
description |
Esta dissertação de mestrado visa investigar um aspecto do teatro contemporâneo. Propõe uma reflexão que fomenta o entendimento acerca do teatro performativo. Ela imbui-se de referências teóricas e textuais de Josette Féral e Renato Cohen para averiguar a mescla de linguagens e consolidar seu percurso metodológico. Para tanto, será possível localizar um argumento acerca dos teatros do real, através de um exercício discursivo que põe em jogo procedimentos extra e intraestéticos, embasado por aspectos teóricos de Pierre Bourdieu no âmbito social e Maurice Merleau-Ponty no que tange o perceptivo. Esse esforço culmina numa alternativa de compreensão de processos de encenação e operações poéticas, a fim de aperfeiçoar a noção do objeto central, a encenação performativa, que no parecer deste trabalho advém de um agenciamento de atos de vida em atrito e consonância com atos de ficção no bojo de percursos cênicos intersubjetivos de sensibilização e inventividade de proposições artísticas. Ademais, a pesquisa percorre um caminho metodológico prático-teórico que evidencia um tipo de conhecimento constituinte de práticas formativas e observações interdisciplinares com referência de Olga Pombo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-19T09:24:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-19T09:24:49Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Mestrado Acadêmico info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107 |
identifier_str_mv |
SILVA, Herbert Carlos da. Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa. 2022. Orientador: Gláucio Machado Santos. 160 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/4/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/1/silva_herbert_versao_pos_ppgac_mestrado_ufba.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38107/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
90e45a239780133d4a9521eae8a3fe36 514d6f95b662a18974e671f26253e34f 9b85e4235558a2887c2be3998124b615 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459680917225472 |