Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9649 |
Resumo: | 125f. |
id |
UFBA-2_f9f8591ebe5b22ef4db95d13ff5a11c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9649 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Elvira Fazzini daSilva, Elvira Fazzini daBezerra, Antônia Pereira2013-04-10T13:53:14Z2013-04-10T13:53:14Z2008http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9649125f.Esta dissertação consistiu numa reflexão sobre o trabalho de voz desenvolvido com os alunos das séries iniciais dos cursos de Teatro da Faculdade de Artes do Paraná, no que diz respeito ao domínio técnico e expressivo do corpo para a expressividade vocal. Tendo como referenciais teóricos do Teatro - Stanislavski e Grotowski - meu objetivo foi estudar a voz do ator como elemento participante da interpretação que emana de um corpo. E também busquei entender como o ator atinge uma autoconsciência que pode facilitar-lhe o processo de expressão vocal. No que diz respeito ao processo fisiológico da voz, foram pesquisados seus três aspectos formadores: a respiração, como combustível energético; o relaxamento que proporciona um equilíbrio muscular e psíquico e a ressonância, a responsável pela projeção e afetividade da voz. Para justificar a importância do trabalho fonoaudiológico no Teatro, recorri à História que empresta suporte para a constatação da maneira como era tratada a voz no teatro antes do advento da fonoaudiologia e descrevi ainda a relação entre o profissional de Fonoaudiologia e o aluno ator. Quanto aos sentidos, aprofundei-me na importância deles, a fim de que se aguce a percepção sensorial no que se refere à importância do ouvir para o ator, do olhar atento dele, do tato que capta a realidade e do odor e o sabor no imaginário do ator. Dessa forma, o ator terá suporte para alcançar uma certa autoconfiança em cena, autoconfiança esta, portanto, que proporcionará a ele uma expressividade vocal mais convincente e verdadeira.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-25T15:05:31Z No. of bitstreams: 1 ElviraComSeg.pdf: 4699250 bytes, checksum: 565cc4ad28b240dac7dc03efa1c2bc25 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-10T13:53:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ElviraComSeg.pdf: 4699250 bytes, checksum: 565cc4ad28b240dac7dc03efa1c2bc25 (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-10T13:53:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElviraComSeg.pdf: 4699250 bytes, checksum: 565cc4ad28b240dac7dc03efa1c2bc25 (MD5) Previous issue date: 2008CuritibaVozFonoaudiologiaConsciênciaSentidosFisiologiaConsciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Elvira SilvaDissertação. Elvira Silvaapplication/pdf4699250https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9649/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Elvira%20Silva565cc4ad28b240dac7dc03efa1c2bc25MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9649/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTElviraComSeg.pdf.txtElviraComSeg.pdf.txtExtracted texttext/plain304315https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9649/3/ElviraComSeg.pdf.txt528dc4ccd0aec0ca2c76ac0ec484a8c9MD53ri/96492023-11-21 11:14:33.862oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-21T14:14:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
title |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
spellingShingle |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas Silva, Elvira Fazzini da Voz Fonoaudiologia Consciência Sentidos Fisiologia |
title_short |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
title_full |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
title_fullStr |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
title_full_unstemmed |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
title_sort |
Consciência corporal e preparação vocal: apontamentos para o trabalho de voz com alunos de artes cênicas |
author |
Silva, Elvira Fazzini da |
author_facet |
Silva, Elvira Fazzini da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elvira Fazzini da Silva, Elvira Fazzini da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bezerra, Antônia Pereira |
contributor_str_mv |
Bezerra, Antônia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Fonoaudiologia Consciência Sentidos Fisiologia |
topic |
Voz Fonoaudiologia Consciência Sentidos Fisiologia |
description |
125f. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-10T13:53:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-10T13:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9649 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9649/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Elvira%20Silva https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9649/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9649/3/ElviraComSeg.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
565cc4ad28b240dac7dc03efa1c2bc25 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 528dc4ccd0aec0ca2c76ac0ec484a8c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459427507863552 |