Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicologia
Texto Completo: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de visibilidade, autoridade e reputação no contexto dos blogs. Defendemos neste trabalho que determinados blogueiros se destacam e atingem níveis elevados de reputação na rede a partir de rotinas e práticas comuns. Partimos da ideia central de que a reputação (visibilidade e autoridade) é gerada por fatores internos ao funcionamento do blog, externos de caráter técnico-mercadológico e externos conjunturais. Num segundo momento do paper, revisamos trabalhos que tiveram como objetivo mensurar e criar rankings de blogs com reputação na rede. Com isso, oferecemos subsídios para que pesquisadores criem índices confiáveis de reputação. 
id UCB-4_6e3bfae50c7a79df03a049739acd4592
oai_identifier_str oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7406
network_acronym_str UCB-4
network_name_str Comunicologia
repository_id_str
spelling Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuraçãoblogs blogosfera visibilidade autoridade e reputaçãoEste artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de visibilidade, autoridade e reputação no contexto dos blogs. Defendemos neste trabalho que determinados blogueiros se destacam e atingem níveis elevados de reputação na rede a partir de rotinas e práticas comuns. Partimos da ideia central de que a reputação (visibilidade e autoridade) é gerada por fatores internos ao funcionamento do blog, externos de caráter técnico-mercadológico e externos conjunturais. Num segundo momento do paper, revisamos trabalhos que tiveram como objetivo mensurar e criar rankings de blogs com reputação na rede. Com isso, oferecemos subsídios para que pesquisadores criem índices confiáveis de reputação. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográficaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/740610.24860/comunicologia.v9i2.7406Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 87-991981-213210.24860/comunicologia.v9i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/5005https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/9625Copyright (c) 2016 Comunicologia - Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlberto, Marques2022-03-03T20:47:36Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7406Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:47:36Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false
dc.title.none.fl_str_mv Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
title Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
spellingShingle Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
Alberto, Marques
blogs
blogosfera
visibilidade
autoridade e reputação
title_short Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
title_full Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
title_fullStr Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
title_full_unstemmed Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
title_sort Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
author Alberto, Marques
author_facet Alberto, Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto, Marques
dc.subject.por.fl_str_mv blogs
blogosfera
visibilidade
autoridade e reputação
topic blogs
blogosfera
visibilidade
autoridade e reputação
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de visibilidade, autoridade e reputação no contexto dos blogs. Defendemos neste trabalho que determinados blogueiros se destacam e atingem níveis elevados de reputação na rede a partir de rotinas e práticas comuns. Partimos da ideia central de que a reputação (visibilidade e autoridade) é gerada por fatores internos ao funcionamento do blog, externos de caráter técnico-mercadológico e externos conjunturais. Num segundo momento do paper, revisamos trabalhos que tiveram como objetivo mensurar e criar rankings de blogs com reputação na rede. Com isso, oferecemos subsídios para que pesquisadores criem índices confiáveis de reputação. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406
10.24860/comunicologia.v9i2.7406
url https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406
identifier_str_mv 10.24860/comunicologia.v9i2.7406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/5005
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/9625
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas
dc.source.none.fl_str_mv Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 87-99
1981-2132
10.24860/comunicologia.v9i2
reponame:Comunicologia
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Comunicologia
collection Comunicologia
repository.name.fl_str_mv Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)
repository.mail.fl_str_mv sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com
_version_ 1799304105945989120