Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicologia |
Texto Completo: | https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de visibilidade, autoridade e reputação no contexto dos blogs. Defendemos neste trabalho que determinados blogueiros se destacam e atingem níveis elevados de reputação na rede a partir de rotinas e práticas comuns. Partimos da ideia central de que a reputação (visibilidade e autoridade) é gerada por fatores internos ao funcionamento do blog, externos de caráter técnico-mercadológico e externos conjunturais. Num segundo momento do paper, revisamos trabalhos que tiveram como objetivo mensurar e criar rankings de blogs com reputação na rede. Com isso, oferecemos subsídios para que pesquisadores criem índices confiáveis de reputação. |
id |
UCB-4_6e3bfae50c7a79df03a049739acd4592 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7406 |
network_acronym_str |
UCB-4 |
network_name_str |
Comunicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuraçãoblogs blogosfera visibilidade autoridade e reputaçãoEste artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de visibilidade, autoridade e reputação no contexto dos blogs. Defendemos neste trabalho que determinados blogueiros se destacam e atingem níveis elevados de reputação na rede a partir de rotinas e práticas comuns. Partimos da ideia central de que a reputação (visibilidade e autoridade) é gerada por fatores internos ao funcionamento do blog, externos de caráter técnico-mercadológico e externos conjunturais. Num segundo momento do paper, revisamos trabalhos que tiveram como objetivo mensurar e criar rankings de blogs com reputação na rede. Com isso, oferecemos subsídios para que pesquisadores criem índices confiáveis de reputação. Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas2016-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão bibliográficaapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/740610.24860/comunicologia.v9i2.7406Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 87-991981-213210.24860/comunicologia.v9i2reponame:Comunicologiainstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBporhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/5005https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/9625Copyright (c) 2016 Comunicologia - Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlberto, Marques2022-03-03T20:47:36Zoai:ojs.portalrevistas.ucb.br:article/7406Revistahttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCBPRIhttps://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/oaisdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com1981-21321981-2132opendoar:2022-03-03T20:47:36Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
title |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
spellingShingle |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração Alberto, Marques blogs blogosfera visibilidade autoridade e reputação |
title_short |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
title_full |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
title_fullStr |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
title_full_unstemmed |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
title_sort |
Visibilidade, autoridade a reputação na Web 2.0: problematizando alternativas de mensuração |
author |
Alberto, Marques |
author_facet |
Alberto, Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto, Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
blogs blogosfera visibilidade autoridade e reputação |
topic |
blogs blogosfera visibilidade autoridade e reputação |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre os conceitos de visibilidade, autoridade e reputação no contexto dos blogs. Defendemos neste trabalho que determinados blogueiros se destacam e atingem níveis elevados de reputação na rede a partir de rotinas e práticas comuns. Partimos da ideia central de que a reputação (visibilidade e autoridade) é gerada por fatores internos ao funcionamento do blog, externos de caráter técnico-mercadológico e externos conjunturais. Num segundo momento do paper, revisamos trabalhos que tiveram como objetivo mensurar e criar rankings de blogs com reputação na rede. Com isso, oferecemos subsídios para que pesquisadores criem índices confiáveis de reputação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406 10.24860/comunicologia.v9i2.7406 |
url |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406 |
identifier_str_mv |
10.24860/comunicologia.v9i2.7406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/5005 https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/7406/9625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica de Brasília - Portal de Revistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicologia - Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília; V. 9, N. 2, JUL./DEZ., 2016; 87-99 1981-2132 10.24860/comunicologia.v9i2 reponame:Comunicologia instname:Universidade Católica de Brasília (UCB) instacron:UCB |
instname_str |
Universidade Católica de Brasília (UCB) |
instacron_str |
UCB |
institution |
UCB |
reponame_str |
Comunicologia |
collection |
Comunicologia |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicologia - Universidade Católica de Brasília (UCB) |
repository.mail.fl_str_mv |
sdi@ucb.br||comunicologia.ucb@gmail.com |
_version_ |
1799304105945989120 |