Formação profissional técnica em enfermagem na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ludmila Anjos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37326
Resumo: No atual modelo de organização de prestação de cuidados à saúde, o técnico de enfermagem, além de compor parcela significativa da força de trabalho na saúde, desempenha grande parte das atividades de cuidado direto ao usuário e, por isso, necessita de uma formação consistente. Antagonizando a visão estritamente instrumental da educação profissional, ocorreu a implantação da Rede Federal, a qual preconiza o processo educativo como instrumento social gerador de oportunidades e redutor de desigualdades. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar a formação profissional técnica em enfermagem ofertada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com ênfase nos projetos pedagógicos dos cursos. Tendo como objetivos específicos: descrever o perfil de distribuição no território brasileiro dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal e caracterizar os projetos pedagógicos dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, com abordagem quantiqualitativa e natureza documental. Para o levantamento dos dados relacionados à oferta dos cursos técnicos em enfermagem, foi utilizada a Plataforma Nilo Peçanha. Em seguida, foi realizada a visita aos portais oficiais de cada instituição, para obtenção dos projetos pedagógicos dos cursos. No que tange à análise quantitativa, utilizou-se a estatística descritiva para apresentação dos resultados. Quanto à qualitativa, empregou-se a análise do conteúdo. Por se tratar de um estudo documental, foi dispensada a submissão em um Comitê de Ética em Pesquisa. Constatou-se que 37 unidades ofertam o curso técnico em enfermagem, equivalente a 5,64% do total, correspondendo a 48 cursos. Observou-se um desequilíbrio de distribuição dos cursos entre as regiões do país, apresentando o Nordeste e o Sudeste maior quantitativo desse nível formativo. Essa formação não é ofertada em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Foram localizados apenas 26 projetos pedagógicos, o que representa 54,16% do total de cursos. Quanto ao ano de publicação desses projetos, foi possível observar uma variação de 2010 a 2022. Houve predominância da modalidade de oferta subsequente. Verificaram-se discrepâncias relevantes no cumprimento das exigências referentes aos itens de composição dos projetos. Ainda assim, aspectos convergentes também foram identificados, especialmente, o comprometimento com uma formação de qualidade e o enfoque na utilização de metodologias ativas. As justificativas e objetivos coadunam com os princípios educativos da Rede, porém distanciam-se do Sistema Único de Saúde, que aparece de forma incipiente. Os projetos exibem fragilidades importantes quanto à consonância entre a intencionalidade da formação e a prática pedagógica, e a realização dos estágios curriculares. Conclui-se que a formação técnica em enfermagem na Rede Federal carrega especificidades estruturais e organizativas. Essa formação ainda ocupa uma posição tímida dentro do cenário de ensino federal, o que denota deficiências na articulação entre os setores da educação e saúde. Contudo, a Rede configura-se como uma proposta inovadora capaz de promover transformações positivas no contexto da educação e, consequentemente, na sociedade.
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Tendo como objetivos específicos: descrever o perfil de distribuição no território brasileiro dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal e caracterizar os projetos pedagógicos dos cursos técnicos em enfermagem ofertados pela Rede Federal. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter exploratório, com abordagem quantiqualitativa e natureza documental. Para o levantamento dos dados relacionados à oferta dos cursos técnicos em enfermagem, foi utilizada a Plataforma Nilo Peçanha. Em seguida, foi realizada a visita aos portais oficiais de cada instituição, para obtenção dos projetos pedagógicos dos cursos. No que tange à análise quantitativa, utilizou-se a estatística descritiva para apresentação dos resultados. Quanto à qualitativa, empregou-se a análise do conteúdo. Por se tratar de um estudo documental, foi dispensada a submissão em um Comitê de Ética em Pesquisa. Constatou-se que 37 unidades ofertam o curso técnico em enfermagem, equivalente a 5,64% do total, correspondendo a 48 cursos. Observou-se um desequilíbrio de distribuição dos cursos entre as regiões do país, apresentando o Nordeste e o Sudeste maior quantitativo desse nível formativo. Essa formação não é ofertada em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Foram localizados apenas 26 projetos pedagógicos, o que representa 54,16% do total de cursos. Quanto ao ano de publicação desses projetos, foi possível observar uma variação de 2010 a 2022. Houve predominância da modalidade de oferta subsequente. Verificaram-se discrepâncias relevantes no cumprimento das exigências referentes aos itens de composição dos projetos. Ainda assim, aspectos convergentes também foram identificados, especialmente, o comprometimento com uma formação de qualidade e o enfoque na utilização de metodologias ativas. As justificativas e objetivos coadunam com os princípios educativos da Rede, porém distanciam-se do Sistema Único de Saúde, que aparece de forma incipiente. Os projetos exibem fragilidades importantes quanto à consonância entre a intencionalidade da formação e a prática pedagógica, e a realização dos estágios curriculares. Conclui-se que a formação técnica em enfermagem na Rede Federal carrega especificidades estruturais e organizativas. Essa formação ainda ocupa uma posição tímida dentro do cenário de ensino federal, o que denota deficiências na articulação entre os setores da educação e saúde. Contudo, a Rede configura-se como uma proposta inovadora capaz de promover transformações positivas no contexto da educação e, consequentemente, na sociedade.In the present organization model for providing healthcare, nursing technicians, besides comprising a significant proportion of the healthcare workforce, also perform multiple activities of direct care to users and, accordingly, require a consistent formation. In contrast to a strictly instrumental perspective of professional education, there was the implementation of the Federal Network, which preconizes the educational process as a social instrument for generating opportunities and reducing inequalities. In this regard, the present study had the purpose of analyzing technical professional education in nursing care offered by the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Formation with emphasis to pedagogical projects in the course. The specific purposes being: to describe the distribution profile in the Brazilian territory of the Technical Professional Education in Nursing Care offered by the Federal Network and to characterize the pedagogical projects of the technical courses in nursing offered by the Federal Network. A descriptive exploratory research, with a quantitative and qualitative approach and documental nature. For data collection related to the offer of technical professional education in nursing care, the Nilo Peçanha Platform was used. Forthwith, the official websites of each institution were used for obtaining the pedagogical projects of the courses. In relation to the quantitative analysis, for interpretation of the results, descriptive statistics was used. As for qualitative analysis, content analysis was used. Once this is a documental study, submission to the Research Ethics Committee was waived. It was observed that 37 units offered technical course in nursing care, equivalent to 5.64% of the total, corresponding to 48 courses. An imbalance was verified in the distribution of courses among the regions of the country, with the Northeast and Southeast presenting a higher quantity of this educational level. This formation is not offered in municipalities with low Human Development Indexes. Only 26 pedagogical projects were located, representing 54.16% out of the total of courses. In relation to the year of publication of such projects, it was possible to observe a variation between 2010 and 2022. There was a predominance in the modality of subsequent offer. There were relevant discrepancies noted in the fulfillment of requirements related to items comprising the projects. Nevertheless, convergent aspects were also identified, especially, the commitment towards quality-education and focus on the use of active methodologies. Justifications and objectives are aligned with the educational principles of the Network, nevertheless distance themselves from the Unified Health System, which appears in an incipient manner. The projects shows important weaknesses in relation to the consonance between intentionality in educational and pedagogical practices, and the performance of curricular internships. It can be concluded that technical professional education in nursing care at the Federal Network carries structural and organization specificities. This technical education still occupies a timid position within federal education scenario, denoting deficiencies in articulations among the education and health sectors. However, the Network is an innovative proposal capable of promoting positive transformations within the context of educational and, consequently, in society.Submitted by Ludmila Anjos de Jesus (ludmila.anjos27@gmail.com) on 2023-07-07T12:57:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação_Ludmila 14.04.2023_homologada.pdf: 3080017 bytes, checksum: 323741e0a2fd975ad3cd4166d2ce6198 (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2023-07-11T15:43:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação_Ludmila 14.04.2023_homologada.pdf: 3080017 bytes, checksum: 323741e0a2fd975ad3cd4166d2ce6198 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-11T15:43:46Z (GMT). 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