Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Cleonilton da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38953
Resumo: A pesquisa investigou os discursos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataformas digitais, em blog de uma empresa brasileira de marketing digital, local onde os discursos sobre os algoritmos se inter-relacionam e estabelecem novas formas de experiências sociotécnicas. O estudo se encaminhou sobre dimensões epistemológicas: Cognitiva, para analisar as especificidades dos algoritmos; Social, para investigar o contexto do marketing no século XXI; Discursiva, para analisar a natureza da língua em uso em ambiente nativo digital tendo como centro as especificidades do discurso pedagógico. Este é considerado na pesquisa como um tecnodiscurso, um compósito de elementos tecnológicos e linguageiros. O advento da internet consolidou relações sociais mediadas por objetos técnicos em intensos processos de codificação, produção acelerada de grandes quantidades de dados e práticas para tornar os diversos objetos e interagentes sociais interconectados. Os códigos em si já possuem traços de opacidade, o que resulta em mais dificuldade de acesso ao entendimento sobre como eles funcionam na vida em sociedade. Nessa conjuntura surgem empresas de marketing dedicadas à criação de ações de compartilhamento de informações sobre a natureza e o funcionamento dos algoritmos de plataformas digitais. Desse contexto sobreveio a questão: em que medida os discursos de marketing de conteúdo contribuem para as decifrações dos algoritmos de plataformas? O argumento de defesa da tese é de que os discursos de marketing de conteúdo ocupam múltiplos domínios discursivos, que alcançam as esferas comercial e midiática, principalmente, esferas essas mais perceptíveis pela sociedade em geral, e alcançam também o domínio discursivo educacional, uma vez que essas práticas discursivas se constituem como uma forma cultural que se apropria de um outro discurso originário (científico, comercial, técnico, filosófico, religioso e de senso comum), elaborando um novo modo de saber, comumente conhecido como saber didático, expresso na forma de discurso pedagógico. A base epistêmico-metodológica que fundamenta a articulação de saberes multirreferencializados é de ordem hermenêutica, na qual o campo-objeto de investigação social é também um campo-sujeito, com a pesquisa se delineando em um processo de entendimento e reflexão de uma situação social que já fora interpretada, o que caracteriza o trabalho como uma reinterpretação da realidade. Para dar conta de articular múltiplas referências de saberes, a pesquisa se pautou em aportes teóricos dos Estudos Culturais, Estudos Críticos do Discurso, Filosofia da Técnica e Sociologia do Conhecimento. O estudo evidenciou que a produção discursiva no marketing de conteúdo se aproxima de práticas que visam modular e controlar comportamentos em mediações pedagógicas alicerçadas em construções discursivas injuntivas, de tom prescritivo, bem como tal prática contribui para a formação de um cidadão escritor/leitor condicionado a se relacionar sociotecnicamente com um duplo interlocutor: um ente humano e outro algorítmico. O ente algorítmico estabelece uma forma de relação técnica racionalizada e é quem decidirá de que forma uma publicação aparecerá nas páginas de resultado de um mecanismo de busca na internet.
id UFBA-2_fbcaee758e87552d22ab8e1ca436a703
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38953
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-01-30T18:27:53Z2024-01-30T18:27:53Z2023-12-04https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38953A pesquisa investigou os discursos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataformas digitais, em blog de uma empresa brasileira de marketing digital, local onde os discursos sobre os algoritmos se inter-relacionam e estabelecem novas formas de experiências sociotécnicas. O estudo se encaminhou sobre dimensões epistemológicas: Cognitiva, para analisar as especificidades dos algoritmos; Social, para investigar o contexto do marketing no século XXI; Discursiva, para analisar a natureza da língua em uso em ambiente nativo digital tendo como centro as especificidades do discurso pedagógico. Este é considerado na pesquisa como um tecnodiscurso, um compósito de elementos tecnológicos e linguageiros. O advento da internet consolidou relações sociais mediadas por objetos técnicos em intensos processos de codificação, produção acelerada de grandes quantidades de dados e práticas para tornar os diversos objetos e interagentes sociais interconectados. Os códigos em si já possuem traços de opacidade, o que resulta em mais dificuldade de acesso ao entendimento sobre como eles funcionam na vida em sociedade. Nessa conjuntura surgem empresas de marketing dedicadas à criação de ações de compartilhamento de informações sobre a natureza e o funcionamento dos algoritmos de plataformas digitais. Desse contexto sobreveio a questão: em que medida os discursos de marketing de conteúdo contribuem para as decifrações dos algoritmos de plataformas? O argumento de defesa da tese é de que os discursos de marketing de conteúdo ocupam múltiplos domínios discursivos, que alcançam as esferas comercial e midiática, principalmente, esferas essas mais perceptíveis pela sociedade em geral, e alcançam também o domínio discursivo educacional, uma vez que essas práticas discursivas se constituem como uma forma cultural que se apropria de um outro discurso originário (científico, comercial, técnico, filosófico, religioso e de senso comum), elaborando um novo modo de saber, comumente conhecido como saber didático, expresso na forma de discurso pedagógico. A base epistêmico-metodológica que fundamenta a articulação de saberes multirreferencializados é de ordem hermenêutica, na qual o campo-objeto de investigação social é também um campo-sujeito, com a pesquisa se delineando em um processo de entendimento e reflexão de uma situação social que já fora interpretada, o que caracteriza o trabalho como uma reinterpretação da realidade. Para dar conta de articular múltiplas referências de saberes, a pesquisa se pautou em aportes teóricos dos Estudos Culturais, Estudos Críticos do Discurso, Filosofia da Técnica e Sociologia do Conhecimento. O estudo evidenciou que a produção discursiva no marketing de conteúdo se aproxima de práticas que visam modular e controlar comportamentos em mediações pedagógicas alicerçadas em construções discursivas injuntivas, de tom prescritivo, bem como tal prática contribui para a formação de um cidadão escritor/leitor condicionado a se relacionar sociotecnicamente com um duplo interlocutor: um ente humano e outro algorítmico. O ente algorítmico estabelece uma forma de relação técnica racionalizada e é quem decidirá de que forma uma publicação aparecerá nas páginas de resultado de um mecanismo de busca na internet.The research investigated content marketing discourses about digital platform algorithms on the blog of a Brazilian digital marketing company, a place where discourses about algorithms interrelate and establish new forms of sociotechnical experiences. The study focused on epistemological dimensions: Cognitive, to analyze the specificities of algorithms; Social, to investigate the context of marketing in the 21st century; Discursive, to analyze the nature of the language in use in a native digital environment, focusing on the specificities of pedagogical discourse. This is considered in the research as a technodiscourse, a composite of technological and linguistic elements. The advent of the internet consolidated social relations mediated by technical objects in intense coding processes, accelerated production of large amounts of data and practices to make the various objects and social interactants interconnected. The codes themselves already have traces of opacity, which results in more difficulty in accessing understanding about how they function in society’s life. In this context, marketing companies dedicated to creating actions to share information about the nature and functioning of digital platform algorithms emerged. From this context arose the question: to what extent do content marketing discourses contribute to the deciphering of platform algorithms? The argument defending the thesis is that content marketing discourses occupy multiple discursive domains, reaching commercial and media spheres, mainly those more perceptible by society in general, and also reach the educational discursive domain, since these discursive practices constitute a cultural form that appropriates another originating discourse (scientific, commercial, technical, philosophical, religious and common sense), elaborating a new way of knowledge, commonly known as didactic knowledge, expressed in the form of pedagogical discourse. The epistemic-methodological basis that underpins the articulation of multireferentialized knowledge is hermeneutical, in which the object-field of social investigation is also a subject-field, with the research delineating a process of understanding and reflecting on a social situation that had already been interpreted, which characterizes the work as a reinterpretation of reality. To account for articulate multiple references of knowledge, the research was guided by theoretical contributions from Cultural Studies, Critical Discourse Studies, Philosophy of Technique and Sociology of Knowledge. The study showed that discursive production in content marketing approaches practices aimed at modulating and controlling behaviors in pedagogical mediations grounded in injunctive discursive constructions, of prescriptive tone, as well as such practice contributes to the formation of a conditioned writer/reader citizen to sociotechnically relate to a double interlocutor: a human entity and an algorithmic one. The algorithmic entity establishes a rationalized technical form of relationship and is the one who will decide how a publication will appear on the search engine results pages on the internet.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) UFBABrasilEDUFBAComputational algorithmsDigital platformsMarketing on the InternetSpeech analysisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAlgoritmos de plataformaAnálise do discursoMarketing na InternetPlataformas digitaisDiscursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformaçãoPedagogical discourses of content marketing on platform algorithms: between adaptation and transformationDiscursos pedagógicos del marketing de contenidos sobre algoritmos de plataforma: entre la adaptación y la transformaciónDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPretto, Nelson De Luca0000-0001-8152-8963http://lattes.cnpq.br/1504621070252946Guimarães, Messias BandeiraD’Andrea, Carlos Frederico de Britohttp://lattes.cnpq.br/0283817427921969Gonçalves, Patrícia Saldanhahttp://lattes.cnpq.br/5711133772165586Rivoltella, Pier Cesarehttp://lattes.cnpq.br/1208843096526835Ficoseco, Verónica Sofíahttp://lattes.cnpq.br/5579490863049283Sá, Maria Roseli Gomes Brito dehttp://lattes.cnpq.br/8225219862346307http://lattes.cnpq.br/95935849431695220000-0002-4848-1670http://lattes.cnpq.br/8658873189729775Souza, Cleonilton da SilvaSOUZA, Cleonilton da Silva. Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação. 2023. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2023.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese-UFBA-Faced-Cleonilton Souza-Repositório.pdfTese-UFBA-Faced-Cleonilton Souza-Repositório.pdfapplication/pdf1392014https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38953/1/Tese-UFBA-Faced-Cleonilton%20Souza-Reposit%c3%b3rio.pdf7183fd1386528837a55a63cde1ab14a3MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38953/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/389532024-01-30 15:27:54.2open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-01-30T18:27:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Pedagogical discourses of content marketing on platform algorithms: between adaptation and transformation
Discursos pedagógicos del marketing de contenidos sobre algoritmos de plataforma: entre la adaptación y la transformación
title Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
spellingShingle Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
Souza, Cleonilton da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Algoritmos de plataforma
Análise do discurso
Marketing na Internet
Plataformas digitais
Computational algorithms
Digital platforms
Marketing on the Internet
Speech analysis
title_short Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
title_full Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
title_fullStr Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
title_full_unstemmed Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
title_sort Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação
author Souza, Cleonilton da Silva
author_facet Souza, Cleonilton da Silva
author_role author
dc.contributor.refereesLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9593584943169522
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pretto, Nelson De Luca
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0000-0001-8152-8963
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1504621070252946
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guimarães, Messias Bandeira
D’Andrea, Carlos Frederico de Brito
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0283817427921969
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Saldanha
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5711133772165586
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rivoltella, Pier Cesare
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1208843096526835
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ficoseco, Verónica Sofía
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5579490863049283
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8225219862346307
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0002-4848-1670
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8658873189729775
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Cleonilton da Silva
contributor_str_mv Pretto, Nelson De Luca
Guimarães, Messias Bandeira
D’Andrea, Carlos Frederico de Brito
Gonçalves, Patrícia Saldanha
Rivoltella, Pier Cesare
Ficoseco, Verónica Sofía
Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Algoritmos de plataforma
Análise do discurso
Marketing na Internet
Plataformas digitais
Computational algorithms
Digital platforms
Marketing on the Internet
Speech analysis
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos de plataforma
Análise do discurso
Marketing na Internet
Plataformas digitais
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Computational algorithms
Digital platforms
Marketing on the Internet
Speech analysis
description A pesquisa investigou os discursos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataformas digitais, em blog de uma empresa brasileira de marketing digital, local onde os discursos sobre os algoritmos se inter-relacionam e estabelecem novas formas de experiências sociotécnicas. O estudo se encaminhou sobre dimensões epistemológicas: Cognitiva, para analisar as especificidades dos algoritmos; Social, para investigar o contexto do marketing no século XXI; Discursiva, para analisar a natureza da língua em uso em ambiente nativo digital tendo como centro as especificidades do discurso pedagógico. Este é considerado na pesquisa como um tecnodiscurso, um compósito de elementos tecnológicos e linguageiros. O advento da internet consolidou relações sociais mediadas por objetos técnicos em intensos processos de codificação, produção acelerada de grandes quantidades de dados e práticas para tornar os diversos objetos e interagentes sociais interconectados. Os códigos em si já possuem traços de opacidade, o que resulta em mais dificuldade de acesso ao entendimento sobre como eles funcionam na vida em sociedade. Nessa conjuntura surgem empresas de marketing dedicadas à criação de ações de compartilhamento de informações sobre a natureza e o funcionamento dos algoritmos de plataformas digitais. Desse contexto sobreveio a questão: em que medida os discursos de marketing de conteúdo contribuem para as decifrações dos algoritmos de plataformas? O argumento de defesa da tese é de que os discursos de marketing de conteúdo ocupam múltiplos domínios discursivos, que alcançam as esferas comercial e midiática, principalmente, esferas essas mais perceptíveis pela sociedade em geral, e alcançam também o domínio discursivo educacional, uma vez que essas práticas discursivas se constituem como uma forma cultural que se apropria de um outro discurso originário (científico, comercial, técnico, filosófico, religioso e de senso comum), elaborando um novo modo de saber, comumente conhecido como saber didático, expresso na forma de discurso pedagógico. A base epistêmico-metodológica que fundamenta a articulação de saberes multirreferencializados é de ordem hermenêutica, na qual o campo-objeto de investigação social é também um campo-sujeito, com a pesquisa se delineando em um processo de entendimento e reflexão de uma situação social que já fora interpretada, o que caracteriza o trabalho como uma reinterpretação da realidade. Para dar conta de articular múltiplas referências de saberes, a pesquisa se pautou em aportes teóricos dos Estudos Culturais, Estudos Críticos do Discurso, Filosofia da Técnica e Sociologia do Conhecimento. O estudo evidenciou que a produção discursiva no marketing de conteúdo se aproxima de práticas que visam modular e controlar comportamentos em mediações pedagógicas alicerçadas em construções discursivas injuntivas, de tom prescritivo, bem como tal prática contribui para a formação de um cidadão escritor/leitor condicionado a se relacionar sociotecnicamente com um duplo interlocutor: um ente humano e outro algorítmico. O ente algorítmico estabelece uma forma de relação técnica racionalizada e é quem decidirá de que forma uma publicação aparecerá nas páginas de resultado de um mecanismo de busca na internet.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T18:27:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-30T18:27:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38953
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv SOUZA, Cleonilton da Silva. Discursos pedagógicos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação. 2023. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2023.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EDUFBA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38953/1/Tese-UFBA-Faced-Cleonilton%20Souza-Reposit%c3%b3rio.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38953/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7183fd1386528837a55a63cde1ab14a3
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459363674750976