Perceptíveis Remendos Imperceptíveis A Crítica Teatral na Bahia História em Trinta Anos de Memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Ana Paula
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27046
Resumo: RESUMO O trabalho se propõe contar a História da crítica de teatro na Bahia. Para fundamentá-lo, foram abordados alguns conceitos da teoria da memória e da história, com suas diferenças. A apresentação de noções de crítica e a reflexão sobre o papel da crítica na contemporaneidade se tornaram elementos imprescindíveis, completando assim o quadro teórico do trabalho. Em seguida, foi apresentado um panorama da história da crítica teatral brasileira no século XX, com o objetivo de remontar o tempo presente e reavivar o tempo passado. A partir dos depoimentos de pessoas que escreveram ou escrevem sobre teatro nos jornais da cidade de Salvador, a trama da história da crítica na Bahia foi tecida. Por se tratar da história construída através da oralidade e conseqüentemente da escuta dessas pessoas (perfazendo um total de vinte depoimentos), o período abordado foi concentrado entre os anos 1970 –2000. Assim, a história foi contada em trinta anos de Memória. A abordagem da história da crítica na Bahia foi concebida a partir de aspectos estruturais dos jornais de Salvador, e ficou caracterizada e configurada a situação dos críticos nas malhas desses jornais. O trabalho apresenta também fragmentos da história de vida desses críticos e algumas medidas que eles utilizam para orientar seus julgamentos. Aspectos éticos, o papel do editor e o advento das assessorias de imprensa foram discutidos complementando assim, a análise dos dados. Por fim, foram tecidas algumas considerações sobre a importância de uma formação crítica permanente em instâncias acadêmicas.
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Por se tratar da história construída através da oralidade e conseqüentemente da escuta dessas pessoas (perfazendo um total de vinte depoimentos), o período abordado foi concentrado entre os anos 1970 –2000. Assim, a história foi contada em trinta anos de Memória. A abordagem da história da crítica na Bahia foi concebida a partir de aspectos estruturais dos jornais de Salvador, e ficou caracterizada e configurada a situação dos críticos nas malhas desses jornais. O trabalho apresenta também fragmentos da história de vida desses críticos e algumas medidas que eles utilizam para orientar seus julgamentos. Aspectos éticos, o papel do editor e o advento das assessorias de imprensa foram discutidos complementando assim, a análise dos dados. Por fim, foram tecidas algumas considerações sobre a importância de uma formação crítica permanente em instâncias acadêmicas.RIASSUNTO Il lavoro si appresenta con la proposta di analizzare e raccontare la Storia della critica di teatro in Bahia. La costruzione della tesi comincia dall’appreserntazione di alcuni concetti di memória, história e di nozioni di critica che diventano fondamentali per l’elaborazione della própria tesi. Successivamente viene presentato um panorama della storia della critica teatrale brasiliana del XX secolo, avendo come obiettivo ricostruire il presente e ravvivare il passato di questa stessa critica. Viene poi tessuta una storia della critica in Bahia, seguindo i colloqui e le interviste di quanti scrivono o hanno scritto di teatro, nei giornali della cittá di Salvador. Trattandosi di uma storia costruita seguendo l’oralitá e di conseguenza l’ascolto degli intervistati (per um totale di venti interviste), il período scelto comprende gli anni che vanno dal 1970 al 2000. La storia, viene cosi raccontata, in trent’anni di memória. Continuando lo studio e le analisi, vegono analizzati alcuni aspetti strutturali dei giornali che circolano in Salvador, cosi come la presenza e il ruolo dei critici nel interno di questi giornali. Vengono inoltre evocati frammenti di storia di vita di questi critici e alcuni parametri usati nei loro scritti critici. Altri aspetti, come: il ruolo dell’editore, l’istallarsi delle cosi chiamate “assessorias de imprensa”, vengono appresentati e discussi completando cosi l’analise dei dati. Nell’ultima parte sono proposte alcune considerazioni sull’importanza della formazione accademica del critico teatrale, avviando nuove prospettive per i curriculi dei corsi di teatro e di comunicazione.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-20T18:24:27Z No. of bitstreams: 1 Tese Ana Final.pdf: 3421873 bytes, checksum: 343caf0fb2c880065e78c858db55ae04 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-23T12:02:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Ana Final.pdf: 3421873 bytes, checksum: 343caf0fb2c880065e78c858db55ae04 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-23T12:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Ana Final.pdf: 3421873 bytes, checksum: 343caf0fb2c880065e78c858db55ae04 (MD5)Teatro – Historia e crítica – BahiaTeatro – Bahia – HistóriaCrítica TeatralPerceptíveis Remendos Imperceptíveis A Crítica Teatral na Bahia História em Trinta Anos de Memóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Ana Final.pdfTese Ana Final.pdfapplication/pdf3421873https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27046/1/Tese%20Ana%20Final.pdf343caf0fb2c880065e78c858db55ae04MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27046/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTese Ana Final.pdf.txtTese Ana Final.pdf.txtExtracted texttext/plain645652https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27046/3/Tese%20Ana%20Final.pdf.txt4ee0c26a1d25f3beee8cd9cc0f13ad55MD53ri/270462022-07-05 14:03:55.381oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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