Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patês,Neusete Maria da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Figueiredo,Mauro Pereira de, Pires,Aureliano José Vieira, Carvalho,Gleidson Giordano Pinto de, Silva,Fabiano Ferreira da, Fries,Daniela Deitos, Bonomo,Paulo, Rosa,Raul Castro Carriello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300020
Resumo: O leite é um alimento de grande importância nutricional. Além disso, a atividade leiteira pode ser destacada pelo desenvolvimento econômico e social que promove nas propriedades rurais. Dessa forma, objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a produção de leite e o manejo sanitário dos animais de propriedades da bacia leiteira da região sudoeste da Bahia. A metodologia proposta foi composta pela aplicação de um questionário, constituído de questões objetivas, a uma amostra de 94 produtores, que fornecem leite para cooperativas ou laticínios da região, cadastrados no diagnóstico inicial das fazendas do programa Geraleite. Os dados obtidos foram importantes para conhecer e comparar o perfil de fazendas leiteiras nessa região. Com a pesquisa, constatou-se que 54,7% dos produtores não fazem anotações zootécnicas e 64,9% não fazem anotações relacionadas à parte econômica. Dos entrevistados, 82% praticam nas propriedades uma ordenha e 18% duas ordenhas por dia, a monta natural não controlada foi o manejo reprodutivo mais utilizado. A média geral da produção de leite nas fazendas foi de 1125 litros de leite/vaca/ano e 3,1 litros/vaca/dia. Essa baixa produtividade deve-se, principalmente, à deficiência tecnológica, animais não especializados e à falta de assistência técnica nas fazendas.
id UFBA-3_43a06b529d5cfb71917afbf13715305c
oai_identifier_str oai:scielo:S1519-99402012000300020
network_acronym_str UFBA-3
network_name_str Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
repository_id_str
spelling Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahiabovinoprodução leiteiramanejo sanitáriosistema de criaçãoO leite é um alimento de grande importância nutricional. Além disso, a atividade leiteira pode ser destacada pelo desenvolvimento econômico e social que promove nas propriedades rurais. Dessa forma, objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a produção de leite e o manejo sanitário dos animais de propriedades da bacia leiteira da região sudoeste da Bahia. A metodologia proposta foi composta pela aplicação de um questionário, constituído de questões objetivas, a uma amostra de 94 produtores, que fornecem leite para cooperativas ou laticínios da região, cadastrados no diagnóstico inicial das fazendas do programa Geraleite. Os dados obtidos foram importantes para conhecer e comparar o perfil de fazendas leiteiras nessa região. Com a pesquisa, constatou-se que 54,7% dos produtores não fazem anotações zootécnicas e 64,9% não fazem anotações relacionadas à parte econômica. Dos entrevistados, 82% praticam nas propriedades uma ordenha e 18% duas ordenhas por dia, a monta natural não controlada foi o manejo reprodutivo mais utilizado. A média geral da produção de leite nas fazendas foi de 1125 litros de leite/vaca/ano e 3,1 litros/vaca/dia. Essa baixa produtividade deve-se, principalmente, à deficiência tecnológica, animais não especializados e à falta de assistência técnica nas fazendas.UFBA - Universidade Federal da Bahia2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300020Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal v.13 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Saúde e Produção Animalinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBA10.1590/S1519-99402012000300020info:eu-repo/semantics/openAccessPatês,Neusete Maria da SilvaFigueiredo,Mauro Pereira dePires,Aureliano José VieiraCarvalho,Gleidson Giordano Pinto deSilva,Fabiano Ferreira daFries,Daniela DeitosBonomo,PauloRosa,Raul Castro Carriellopor2013-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S1519-99402012000300020Revistahttp://www.rbspa.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbspa@ufba.br1519-99401519-9940opendoar:2013-03-28T00:00Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
title Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
spellingShingle Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
Patês,Neusete Maria da Silva
bovino
produção leiteira
manejo sanitário
sistema de criação
title_short Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
title_full Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
title_fullStr Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
title_full_unstemmed Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
title_sort Aspectos produtivos e sanitários do rebanho leiteiro nas propriedades do sudoeste da Bahia
author Patês,Neusete Maria da Silva
author_facet Patês,Neusete Maria da Silva
Figueiredo,Mauro Pereira de
Pires,Aureliano José Vieira
Carvalho,Gleidson Giordano Pinto de
Silva,Fabiano Ferreira da
Fries,Daniela Deitos
Bonomo,Paulo
Rosa,Raul Castro Carriello
author_role author
author2 Figueiredo,Mauro Pereira de
Pires,Aureliano José Vieira
Carvalho,Gleidson Giordano Pinto de
Silva,Fabiano Ferreira da
Fries,Daniela Deitos
Bonomo,Paulo
Rosa,Raul Castro Carriello
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patês,Neusete Maria da Silva
Figueiredo,Mauro Pereira de
Pires,Aureliano José Vieira
Carvalho,Gleidson Giordano Pinto de
Silva,Fabiano Ferreira da
Fries,Daniela Deitos
Bonomo,Paulo
Rosa,Raul Castro Carriello
dc.subject.por.fl_str_mv bovino
produção leiteira
manejo sanitário
sistema de criação
topic bovino
produção leiteira
manejo sanitário
sistema de criação
description O leite é um alimento de grande importância nutricional. Além disso, a atividade leiteira pode ser destacada pelo desenvolvimento econômico e social que promove nas propriedades rurais. Dessa forma, objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a produção de leite e o manejo sanitário dos animais de propriedades da bacia leiteira da região sudoeste da Bahia. A metodologia proposta foi composta pela aplicação de um questionário, constituído de questões objetivas, a uma amostra de 94 produtores, que fornecem leite para cooperativas ou laticínios da região, cadastrados no diagnóstico inicial das fazendas do programa Geraleite. Os dados obtidos foram importantes para conhecer e comparar o perfil de fazendas leiteiras nessa região. Com a pesquisa, constatou-se que 54,7% dos produtores não fazem anotações zootécnicas e 64,9% não fazem anotações relacionadas à parte econômica. Dos entrevistados, 82% praticam nas propriedades uma ordenha e 18% duas ordenhas por dia, a monta natural não controlada foi o manejo reprodutivo mais utilizado. A média geral da produção de leite nas fazendas foi de 1125 litros de leite/vaca/ano e 3,1 litros/vaca/dia. Essa baixa produtividade deve-se, principalmente, à deficiência tecnológica, animais não especializados e à falta de assistência técnica nas fazendas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-99402012000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1519-99402012000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA - Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv UFBA - Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal v.13 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
collection Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv ||rbspa@ufba.br
_version_ 1750297506169749504