Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França Filho, Genauto Carvalho de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566
Resumo: O Presente trabalho pretende discutir a especificidade do fenômeno da economia solidária, tornado particularmente relevante neste novo cenário atual de reconfiguração das relações entre Estado e mercado, onde desponta com força a idéia de um terceiro setor. Terceiro setor e economia solidária pois, embora pareçam termos correlatos, pertencem a universos semânticos distintos, apontando para não somente diferentes contextos sócio-políticos de emerg6encia de cada termos, mas também a interpretações distintas sobre o papel desempenhado (ou a desempenhar) por estas experiências, e em particular, no que se refere à posição que elas devem ocupar vis-à-vis das esferas do Estado e do Mercado**. Buscamos pois, através deste texto, a apreensão da natureza específica o caráter singular"deste fenômeno da economia solidária, alinhando um modo particular de interpreta-lo, razão pela qual nossa discussão se coloca também no plano conceitual, obedecendo assim a um movimento teórico-prático. É de fundamental importância esclarecermos de antemão que trataremos deste tema aqui na sua acepção européia mais geral, e francesa em particular. O leitor encontrará pois neste texto uma leitura deste fenômeno tal como ele se desenvolve do outro lado do Atlântico.
id UFBA-4_08c3f5ea57784a4bb01684cd1adc322d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10566
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)O Presente trabalho pretende discutir a especificidade do fenômeno da economia solidária, tornado particularmente relevante neste novo cenário atual de reconfiguração das relações entre Estado e mercado, onde desponta com força a idéia de um terceiro setor. Terceiro setor e economia solidária pois, embora pareçam termos correlatos, pertencem a universos semânticos distintos, apontando para não somente diferentes contextos sócio-políticos de emerg6encia de cada termos, mas também a interpretações distintas sobre o papel desempenhado (ou a desempenhar) por estas experiências, e em particular, no que se refere à posição que elas devem ocupar vis-à-vis das esferas do Estado e do Mercado**. Buscamos pois, através deste texto, a apreensão da natureza específica o caráter singular"deste fenômeno da economia solidária, alinhando um modo particular de interpreta-lo, razão pela qual nossa discussão se coloca também no plano conceitual, obedecendo assim a um movimento teórico-prático. É de fundamental importância esclarecermos de antemão que trataremos deste tema aqui na sua acepção européia mais geral, e francesa em particular. O leitor encontrará pois neste texto uma leitura deste fenômeno tal como ele se desenvolve do outro lado do Atlântico.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566Organizações & Sociedade; Vol. 8 No. 20 (2001)Organizações & Sociedade; v. 8 n. 20 (2001)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566/7559França Filho, Genauto Carvalho deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-29T15:49:23Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10566Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-29T15:49:23Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
title Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
spellingShingle Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
França Filho, Genauto Carvalho de
title_short Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
title_full Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
title_fullStr Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
title_full_unstemmed Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
title_sort Novos Arranjos Organizacionais Possíveis? O Fenômeno da Economia Solidária em Questão (Precisões e Complementos)
author França Filho, Genauto Carvalho de
author_facet França Filho, Genauto Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França Filho, Genauto Carvalho de
description O Presente trabalho pretende discutir a especificidade do fenômeno da economia solidária, tornado particularmente relevante neste novo cenário atual de reconfiguração das relações entre Estado e mercado, onde desponta com força a idéia de um terceiro setor. Terceiro setor e economia solidária pois, embora pareçam termos correlatos, pertencem a universos semânticos distintos, apontando para não somente diferentes contextos sócio-políticos de emerg6encia de cada termos, mas também a interpretações distintas sobre o papel desempenhado (ou a desempenhar) por estas experiências, e em particular, no que se refere à posição que elas devem ocupar vis-à-vis das esferas do Estado e do Mercado**. Buscamos pois, através deste texto, a apreensão da natureza específica o caráter singular"deste fenômeno da economia solidária, alinhando um modo particular de interpreta-lo, razão pela qual nossa discussão se coloca também no plano conceitual, obedecendo assim a um movimento teórico-prático. É de fundamental importância esclarecermos de antemão que trataremos deste tema aqui na sua acepção européia mais geral, e francesa em particular. O leitor encontrará pois neste texto uma leitura deste fenômeno tal como ele se desenvolve do outro lado do Atlântico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566/7559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 8 No. 20 (2001)
Organizações & Sociedade; v. 8 n. 20 (2001)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967958650880