SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11214 |
Resumo: | Em sua dimensão político-societal, competência começa a fazer parte da agenda dos modelos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, sobretudo, sob o mote da sustentabilidade. Partindo dessa premissa, este artigo investiga se há conteúdo relevante por trás dessas propostas educativas ou se elas, simplesmente, tornam os pressupostos da sustentabilidade funcionais ao sistema corporativo sem que alguma mudança substancial esteja de fato em curso. Mais especifi camente, este estudo se apoia em dois eixos: primeiro, procura discutir o conceito de competência societal; segundo, busca analisar uma experiência de educação executiva de desenvolvimento de gestores em questões relacionadas à sustentabilidade, o Programa de Desenvolvimento de Líderes para Sustentabilidade (PDLS). O estudo, de natureza qualitativa, foi conduzido em uma instituição fi nanceira que se tornou destaque na mídia e passou a ser reconhecida como ator social destacado, por levar à frente a ideia de inserir a sustentabilidade na prática dos negócios. Os resultados revelam um programa impactante que se, por um lado, permitiu que o discurso dos gestores se tornasse competente, por outro, nem sempre correspondeu a uma ação que atingisse o mesmo patamar de excelência. Os gestores participantes adquiriram conhecimento e visão crítica, mas, ainda, enfrentam difi culdades para harmonizar os objetivos do negócio com princípios de sustentabilidade. Mesmo com formação avançada sobre o tema, os paradoxos da ação permanecem presentes quando se trata de dar vida a esta ideia força chamada sustentabilidade. |
id |
UFBA-4_187cd49533df93949aa2aa01e49dc236 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11214 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAISEm sua dimensão político-societal, competência começa a fazer parte da agenda dos modelos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, sobretudo, sob o mote da sustentabilidade. Partindo dessa premissa, este artigo investiga se há conteúdo relevante por trás dessas propostas educativas ou se elas, simplesmente, tornam os pressupostos da sustentabilidade funcionais ao sistema corporativo sem que alguma mudança substancial esteja de fato em curso. Mais especifi camente, este estudo se apoia em dois eixos: primeiro, procura discutir o conceito de competência societal; segundo, busca analisar uma experiência de educação executiva de desenvolvimento de gestores em questões relacionadas à sustentabilidade, o Programa de Desenvolvimento de Líderes para Sustentabilidade (PDLS). O estudo, de natureza qualitativa, foi conduzido em uma instituição fi nanceira que se tornou destaque na mídia e passou a ser reconhecida como ator social destacado, por levar à frente a ideia de inserir a sustentabilidade na prática dos negócios. Os resultados revelam um programa impactante que se, por um lado, permitiu que o discurso dos gestores se tornasse competente, por outro, nem sempre correspondeu a uma ação que atingisse o mesmo patamar de excelência. Os gestores participantes adquiriram conhecimento e visão crítica, mas, ainda, enfrentam difi culdades para harmonizar os objetivos do negócio com princípios de sustentabilidade. Mesmo com formação avançada sobre o tema, os paradoxos da ação permanecem presentes quando se trata de dar vida a esta ideia força chamada sustentabilidade.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11214Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 63 (2012)Organizações & Sociedade; v. 19 n. 63 (2012)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11214/8123Brunstein, JanetteScartezini, Vivian NeriRodrigues, Andrea Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-04T16:24:52Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11214Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2017-07-04T16:24:52Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
title |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
spellingShingle |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS Brunstein, Janette |
title_short |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
title_full |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
title_fullStr |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
title_full_unstemmed |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
title_sort |
SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIETAIS |
author |
Brunstein, Janette |
author_facet |
Brunstein, Janette Scartezini, Vivian Neri Rodrigues, Andrea Leite |
author_role |
author |
author2 |
Scartezini, Vivian Neri Rodrigues, Andrea Leite |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brunstein, Janette Scartezini, Vivian Neri Rodrigues, Andrea Leite |
description |
Em sua dimensão político-societal, competência começa a fazer parte da agenda dos modelos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, sobretudo, sob o mote da sustentabilidade. Partindo dessa premissa, este artigo investiga se há conteúdo relevante por trás dessas propostas educativas ou se elas, simplesmente, tornam os pressupostos da sustentabilidade funcionais ao sistema corporativo sem que alguma mudança substancial esteja de fato em curso. Mais especifi camente, este estudo se apoia em dois eixos: primeiro, procura discutir o conceito de competência societal; segundo, busca analisar uma experiência de educação executiva de desenvolvimento de gestores em questões relacionadas à sustentabilidade, o Programa de Desenvolvimento de Líderes para Sustentabilidade (PDLS). O estudo, de natureza qualitativa, foi conduzido em uma instituição fi nanceira que se tornou destaque na mídia e passou a ser reconhecida como ator social destacado, por levar à frente a ideia de inserir a sustentabilidade na prática dos negócios. Os resultados revelam um programa impactante que se, por um lado, permitiu que o discurso dos gestores se tornasse competente, por outro, nem sempre correspondeu a uma ação que atingisse o mesmo patamar de excelência. Os gestores participantes adquiriram conhecimento e visão crítica, mas, ainda, enfrentam difi culdades para harmonizar os objetivos do negócio com princípios de sustentabilidade. Mesmo com formação avançada sobre o tema, os paradoxos da ação permanecem presentes quando se trata de dar vida a esta ideia força chamada sustentabilidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11214 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11214/8123 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 63 (2012) Organizações & Sociedade; v. 19 n. 63 (2012) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698969603866624 |