Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, José Coelho de Andrade
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carrieri, Alexandre de Pádua, Figueiredo, Diego, Saraiva, Frederico Heitmann, Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.
id UFBA-4_28f0a1a9ccb1c0e06ded5c8d83ad8fd9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11009
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 48 (2009)Organizações & Sociedade; v. 16 n. 48 (2009)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009/7930Albino, José Coelho de AndradeCarrieri, Alexandre de PáduaFigueiredo, DiegoSaraiva, Frederico HeitmannBarros, Frederico Luiz Ribeiro Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-10T22:51:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11009Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-10T22:51:55Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
title Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
spellingShingle Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
Albino, José Coelho de Andrade
Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.
title_short Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
title_full Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
title_fullStr Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
title_full_unstemmed Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
title_sort Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
author Albino, José Coelho de Andrade
author_facet Albino, José Coelho de Andrade
Carrieri, Alexandre de Pádua
Figueiredo, Diego
Saraiva, Frederico Heitmann
Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva
author_role author
author2 Carrieri, Alexandre de Pádua
Figueiredo, Diego
Saraiva, Frederico Heitmann
Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, José Coelho de Andrade
Carrieri, Alexandre de Pádua
Figueiredo, Diego
Saraiva, Frederico Heitmann
Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.
topic Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.
description Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009/7930
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 48 (2009)
Organizações & Sociedade; v. 16 n. 48 (2009)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969135153152