Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória. |
id |
UFBA-4_28f0a1a9ccb1c0e06ded5c8d83ad8fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11009 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa"Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus.Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 48 (2009)Organizações & Sociedade; v. 16 n. 48 (2009)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009/7930Albino, José Coelho de AndradeCarrieri, Alexandre de PáduaFigueiredo, DiegoSaraiva, Frederico HeitmannBarros, Frederico Luiz Ribeiro Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-10T22:51:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11009Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-10T22:51:55Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
title |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
spellingShingle |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" Albino, José Coelho de Andrade Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus. |
title_short |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
title_full |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
title_fullStr |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
title_full_unstemmed |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
title_sort |
Sport Club Internacional e a constituição da identidade corporativa de "clube-empresa" |
author |
Albino, José Coelho de Andrade |
author_facet |
Albino, José Coelho de Andrade Carrieri, Alexandre de Pádua Figueiredo, Diego Saraiva, Frederico Heitmann Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva |
author_role |
author |
author2 |
Carrieri, Alexandre de Pádua Figueiredo, Diego Saraiva, Frederico Heitmann Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albino, José Coelho de Andrade Carrieri, Alexandre de Pádua Figueiredo, Diego Saraiva, Frederico Heitmann Barros, Frederico Luiz Ribeiro Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus. |
topic |
Identidade. Branding. Futebol. Clube-Empresa. Campo. Habitus. |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de constituição da identidade corporativa do Sport Club Internacional, um dos primeiros e mais bem-sucedidos clubes brasileiros a se tornar clubeempresa. Aborda, sobretudo, a forma como o clube constituiu e vem gerenciando a ambigüidade dos papéis de clube e empresa. O estudo conjuga teorias de branding, principalmente a segunda corrente, que compreende a identidade como fluida e fruto de negociações políticas entre coalizões de poder, estabelecidas entre stakeholders internos e externos, com a sociologia de Pierre Bourdieu, sobretudo, os conceitos de campo, habitus, capitais e trajetória. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11009/7930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 48 (2009) Organizações & Sociedade; v. 16 n. 48 (2009) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698969135153152 |