Professores e Gestores: análise do perfil das Competências Gerenciais dos coordenadores de pós-graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Carolina Freddo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pereira, Breno Augusto Diniz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11150
Resumo: A área educacional universitária tem buscado maior profissionalização de seus cargos administrativos a partir da necessidade de conciliar a gestão administrativa, pedagógica, acadêmica e científica. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo verificar o perfil de Competências Gerenciais dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Rio Grande do Sul, identificando se os mesmos possuem características que de acordo com a teoria são as consideradas ideais para administrar as atribuições do cargo que deverão desempenhar. Para tal, foi utilizado o modelo teórico de Gary Yukl, publicado em 1998. Esse modelo divide o perfil de Competências Gerenciais entre administrar tarefas e administrar relações. Foi construído um questionário com base na referida teoria. Esse questionário foi validado por meio de uma análise fatorial exploratória. O total de cursos de pós-graduação no Rio Grande do Sul, nas modalidades lato sensu e stricto sensu, foi pesquisado. O questionário foi enviado para 261 coordenadores, obtendo um retorno de 163 questionários, sendo 161 considerados válidos para a análise. As análises estatísticas da relação entre a área de conhecimento e o perfil de Competência Gerencial demonstraram que as áreas com características mais racionais e “científicas” estão mais relacionadas aos construtos que direcionam para administração do trabalho e/ou execução de tarefas. Enquanto que as áreas com características mais subjetivas, como as Humanas, apresentam uma relação mais forte com os construtos sobre administrar relações interpessoais. Já os testes sobre a relação entre as universidades e o perfil de competências identificaram características específicas entre administração de relações ou administração do trabalho.
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