Aprendizagem e desenvolvimento de competências Gerenciais nas IFES: uma análise indutiva das práticas de gestão utilizadas pelos coordenadores da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Cristina de Albuquerque Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10320
Resumo: A ausência de capacitação específica orientada para o desempenho das funções somada ao acúmulo de atividades e desafios do Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu levou ao objetivo desta pesquisa: evidenciar como professores gestores de Programa de Pós-Graduação em Instituição Federal de Ensino Superior – IFES aprendem e desenvolvem suas competências gerenciais. Para alcançá-lo a pesquisa considera a Lei nº 12.772/2012, que contempla o envolvimento do docente em atividades de gestão, e o Decreto nº 5.707 de 2006 que estabelece a importância da capacitação para o desenvolvimento de competências e o consequente desempenho das funções no serviço público federal, assim como a transição do docente para exercer também a função de gestor, e o mapeamento de competências que subsidiem uma capacitação para seu desenvolvimento. Nesta pesquisa qualitativa se adotou uma abordagem interpretacionista hermenêutica, método indutivo de análise de dados, nos termos de Thomas, pela qual os resultados e categorias descritivas emergem dos dados pesquisados. Desta forma, foram entrevistados dez Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, se realizou observação de seis reuniões mensais da câmara de pós-graduação e pesquisa documental sobre os programas. Da análise indutiva resultaram seis categorias descritivas dos processos de aprendizagem e competências gerenciais evidenciadas sobre: aprendizagem gerencial, fontes e formas de aprendizagem, aprendizagem gerencial requerida, sentimentos gerados na aprendizagem gerencial, práticas de gestão manifestadas e, motivação para coordenar. Com base nos resultados empíricos alcançados pode-se concluir entre outras: (i) falta de alinhamento entre os conceitos que fundamentam a gestão de pessoas por competências determinados na política e diretrizes para desenvolvimento de professores gestores; (ii) falta uma necessária pratica de reflexão por parte dos gestores para desenvolver suas competências gerenciais que considere a relação entre o contexto social, o indivíduo e suas experiências vividas; (iii) evidenciou-se indissociabilidade entre o planejamento estratégico e a operacionalização assim como indissociabilidade de sua aprendizagem sobre gerenciar gerando conhecimento a partir de sua pratica de gestão; (iv) esta aprendizagem e desenvolvimento de competência gerencial ocorre originado da pratica de gestão de programas stricto sensu mediante processos racionais de aprendizagem e geração de conhecimento objetivo indissociável dos processos subjetivos de aprendizagem e geração de conhecimento sensível da pratica, nos termos de Gherardi e Strati.
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Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10320A ausência de capacitação específica orientada para o desempenho das funções somada ao acúmulo de atividades e desafios do Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu levou ao objetivo desta pesquisa: evidenciar como professores gestores de Programa de Pós-Graduação em Instituição Federal de Ensino Superior – IFES aprendem e desenvolvem suas competências gerenciais. Para alcançá-lo a pesquisa considera a Lei nº 12.772/2012, que contempla o envolvimento do docente em atividades de gestão, e o Decreto nº 5.707 de 2006 que estabelece a importância da capacitação para o desenvolvimento de competências e o consequente desempenho das funções no serviço público federal, assim como a transição do docente para exercer também a função de gestor, e o mapeamento de competências que subsidiem uma capacitação para seu desenvolvimento. Nesta pesquisa qualitativa se adotou uma abordagem interpretacionista hermenêutica, método indutivo de análise de dados, nos termos de Thomas, pela qual os resultados e categorias descritivas emergem dos dados pesquisados. Desta forma, foram entrevistados dez Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, se realizou observação de seis reuniões mensais da câmara de pós-graduação e pesquisa documental sobre os programas. Da análise indutiva resultaram seis categorias descritivas dos processos de aprendizagem e competências gerenciais evidenciadas sobre: aprendizagem gerencial, fontes e formas de aprendizagem, aprendizagem gerencial requerida, sentimentos gerados na aprendizagem gerencial, práticas de gestão manifestadas e, motivação para coordenar. 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In order to accomplish this research it was considered: Law Nr. 12,772 / 2012, concerning federal professors career which includes management activities at each degree course; Decree No. 5,707 of 2006, which establishes the importance of training for the development of competences and performance improvement of the managerial functions at the federal public education service; the transition process from being a professor to also perform as manager, as well as the mapping of competencies that are supposed to subsidize training for their development. A hermeneutical interpretative research approach was adopted, following an inductive qualitative data analysis method, according to Thomas, by which the results and descriptive categories emerge from the collected data. Hence, ten professors performing as Coordinators of Postgraduate Programs of the Federal Rural University of Rio de Janeiro were interviewed, six monthly coordinators meetings were observed and document research about postgraduate programs. From the inductive analysis, six categories emerged to describe the evidenced learning and managerial competencies processes regarding: managerial learning; sources and forms of learning; required managerial learning, feelings generated in managerial learning, manifested management practices and on motivation to coordinate. This empirical results allowed some conclusions such as: (i) it lacks alignment between the concepts supporting competencies based management of human resources determined by the public administration policy and the guidelines for the professors’ development to perform as managers; (ii) these managers need to practice reflection to developing their managerial competences considering the relation between the social context, the individual and their lived experiences; (iii) these managers revealed an inextricable process of strategic planning and its operationalization as well as the inextricably relation of their processes of learning about managing generating knowledge from their management practice; (iv) learning and development of their managerial competence arises originated from the stricto sensu programs management practice through rational processes of learning and generation of objective knowledge inseparable from the subjective processes of learning and generation of practice sensible knowledge, as defined by Gherardi and Strati.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três Riosgestão universitáriaaprendizagem gerencialprofessor-gestorcompetências gerenciaisprograma de Pós-Graduação Stricto Sensuaprendizagem e geração de conhecimento sobre gestãoAdministraçãoAprendizagem e desenvolvimento de competências Gerenciais nas IFES: uma análise indutiva das práticas de gestão utilizadas pelos coordenadores da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRRJLearning and development of managerial competencies at HEIs: an inductive analysis of the Stricto Sensu post-graduation coordinators’ managerial practices at Rio de Janeiro Federal Rural University - UFRRJinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9600/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15740/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22052/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28436/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34850/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41246/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47648/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54084/2017%20-%20Ana%20Cristina%20de%20Albuquerque%20Lima%20Rodrigues.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2656Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-04-18T19:42:21Z No. of bitstreams: 1 2017 - Ana Cristina de Albuquerque Lima Rodrigues.pdf: 1360414 bytes, checksum: 070ca6b13c0a932c0ee8ba31e1b2ce1a (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-18T19:42:21Z (GMT). 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