Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leão, André Luiz Maranhão de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207
Resumo: O advento da globalização contribui para gerar um emaranhado campo de cruzamentos culturais e, assim, permite o estabelecimento de valores universais em meios locais. Esse contexto, aliado à cultura de massas, promoveu as marcas a símbolos culturais complexos e globais. Nosso objetivo foi buscar a compreensão de como é possível uma marca transnacional se estabelecer numa cultura local reproduzindo a cultura global. Inspirados no projeto arqueológico de Michel Foucault, construímos um corpus fotográfi co de práticas cotidianas de uma marca global. Tal processo se deu por meio de um trabalho de ordenação, defi nição e descrição, elaborado no interior do campo discursivo, pautado nas ações de marketing da marca. A análise nos revelou as formações discursivas entre culturas global e local e nos possibilitou desvelar as relações existentes nessa teia. Os resultados apontaram alguns caminhos para refl exão, tanto acerca da importância assumida pela marca na cultura quanto da forma assumida pelas sociedades ocidentais contemporâneas.
id UFBA-4_36214377a8090a70835a6aa019ef2f78
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11207
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel FoucaultMarca global. Cultura local. Discurso. Arqueologia.O advento da globalização contribui para gerar um emaranhado campo de cruzamentos culturais e, assim, permite o estabelecimento de valores universais em meios locais. Esse contexto, aliado à cultura de massas, promoveu as marcas a símbolos culturais complexos e globais. Nosso objetivo foi buscar a compreensão de como é possível uma marca transnacional se estabelecer numa cultura local reproduzindo a cultura global. Inspirados no projeto arqueológico de Michel Foucault, construímos um corpus fotográfi co de práticas cotidianas de uma marca global. Tal processo se deu por meio de um trabalho de ordenação, defi nição e descrição, elaborado no interior do campo discursivo, pautado nas ações de marketing da marca. A análise nos revelou as formações discursivas entre culturas global e local e nos possibilitou desvelar as relações existentes nessa teia. Os resultados apontaram alguns caminhos para refl exão, tanto acerca da importância assumida pela marca na cultura quanto da forma assumida pelas sociedades ocidentais contemporâneas. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207/8116Costa, Flávia Zimmerle da NóbregaLeão, André Luiz Maranhão de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-14T15:12:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11207Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-14T15:12:22Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
title Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
spellingShingle Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega
Marca global. Cultura local. Discurso. Arqueologia.
title_short Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
title_full Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
title_fullStr Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
title_full_unstemmed Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
title_sort Formações discursivas de uma marca global num contexto local: um estudo inspirado no método arqueológico de Michel Foucault
author Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega
author_facet Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega
Leão, André Luiz Maranhão de Souza
author_role author
author2 Leão, André Luiz Maranhão de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Flávia Zimmerle da Nóbrega
Leão, André Luiz Maranhão de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Marca global. Cultura local. Discurso. Arqueologia.
topic Marca global. Cultura local. Discurso. Arqueologia.
description O advento da globalização contribui para gerar um emaranhado campo de cruzamentos culturais e, assim, permite o estabelecimento de valores universais em meios locais. Esse contexto, aliado à cultura de massas, promoveu as marcas a símbolos culturais complexos e globais. Nosso objetivo foi buscar a compreensão de como é possível uma marca transnacional se estabelecer numa cultura local reproduzindo a cultura global. Inspirados no projeto arqueológico de Michel Foucault, construímos um corpus fotográfi co de práticas cotidianas de uma marca global. Tal processo se deu por meio de um trabalho de ordenação, defi nição e descrição, elaborado no interior do campo discursivo, pautado nas ações de marketing da marca. A análise nos revelou as formações discursivas entre culturas global e local e nos possibilitou desvelar as relações existentes nessa teia. Os resultados apontaram alguns caminhos para refl exão, tanto acerca da importância assumida pela marca na cultura quanto da forma assumida pelas sociedades ocidentais contemporâneas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11207/8116
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 19 No. 62 (2012)
Organizações & Sociedade; v. 19 n. 62 (2012)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969594429440