Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852 |
Resumo: | Objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referências as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações, quem aprende? ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem continuamente e, consequentemente, inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se ainda tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os constructos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO. |
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Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenhoAprendizagem Organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem de grupos. Desempenho. Escalas.Objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referências as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações, quem aprende? ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem continuamente e, consequentemente, inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se ainda tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os constructos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO. Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 82 (2017)Organizações & Sociedade; v. 24 n. 82 (2017)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852/14573Correia-Lima, Bruno ChavesLoiola, ElisabethLeopoldino, Cláudio Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:26:28Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17852Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:26:28Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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