Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia-Lima, Bruno Chaves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Loiola, Elisabeth, Leopoldino, Cláudio Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852
Resumo: Objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referências as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações,  quem aprende? ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem continuamente e, consequentemente,  inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se ainda tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os constructos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO.  
id UFBA-4_3d05594817596961d72f27bcefeb3bea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17852
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenhoAprendizagem Organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem de grupos. Desempenho. Escalas.Objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referências as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações,  quem aprende? ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem continuamente e, consequentemente,  inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se ainda tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os constructos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO.  Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 82 (2017)Organizações & Sociedade; v. 24 n. 82 (2017)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852/14573Correia-Lima, Bruno ChavesLoiola, ElisabethLeopoldino, Cláudio Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-17T17:26:28Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17852Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:26:28Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
title Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
spellingShingle Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
Correia-Lima, Bruno Chaves
Aprendizagem Organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem de grupos. Desempenho. Escalas.
title_short Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
title_full Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
title_fullStr Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
title_full_unstemmed Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
title_sort Revisão bibliográfica de escalas de aprendizagem organizacional com focos em seus processos e resultados, em seus enablers ou em aprendizagem e desempenho
author Correia-Lima, Bruno Chaves
author_facet Correia-Lima, Bruno Chaves
Loiola, Elisabeth
Leopoldino, Cláudio Bezerra
author_role author
author2 Loiola, Elisabeth
Leopoldino, Cláudio Bezerra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia-Lima, Bruno Chaves
Loiola, Elisabeth
Leopoldino, Cláudio Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem de grupos. Desempenho. Escalas.
topic Aprendizagem Organizacional. Aprendizagem individual. Aprendizagem de grupos. Desempenho. Escalas.
description Objetivou-se analisar escalas utilizadas para investigar a aprendizagem organizacional (AO), tomando-se como referências as clivagens existentes no campo (relações entre aprendizagem individual e AO, AO e organizações de aprendizagem (OA), níveis de AO e suas relações,  quem aprende? ou o fenômeno da conversão de AI em AO). As 24 escalas selecionadas foram classificadas em: (1) foco em processos e resultados da aprendizagem; (2) foco em fatores que facilitam a aprendizagem; (3) foco em AO e desempenho. Todas as escalas revisadas não estimulam a associação das evocações dos entrevistados com experiências concretas de aprendizagem. Tratam sempre de aprendizagens genéricas/abstratas, sugerindo que os respondentes aprendem continuamente e, consequentemente,  inexistem fronteiras entre situações de trabalho e de aprendizagem. Verifica-se ainda tendência ao desenvolvimento de escalas parcimoniosas e multiníveis, embora poucas considerem o nível interorganizacional. Também a problemática de conversão de AI em AO ainda é negligenciada, mesmo naquelas escalas que focam processos; a aprendizagem de indivíduos nas organizações confunde-se com AO, sobretudo nas escalas de enablers e de AO e desempenho, mas não só nessas; os constructos de AI e de AO são medidos exclusivamente por autopercepção dos respondentes; confusão entre os conceitos de AO e de OA; e o predomínio de variáveis não financeiras para medir o construto “desempenho” como variável dependente da AO.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17852/14573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 24 No. 82 (2017)
Organizações & Sociedade; v. 24 n. 82 (2017)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970434338816