Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia-Lima,Bruno Chaves
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Loiola,Elisabeth, Pereira,Cícero Roberto, Gondim,Sônia Maria Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000500710
Resumo: Resumo Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.
id ANPPGA-1_aca758558c14227bcabd79dea756ed28
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-65552017000500710
network_acronym_str ANPPGA-1
network_name_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository_id_str
spelling Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validaçãosuporte à aprendizagemsuporte à aquisiçãosuporte à transferênciaaprendizagem individualescalaResumo Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração2017-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000500710Revista de Administração Contemporânea v.21 n.5 2017reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)instacron:ANPAD10.1590/1982-7849rac2017160316info:eu-repo/semantics/openAccessCorreia-Lima,Bruno ChavesLoiola,ElisabethPereira,Cícero RobertoGondim,Sônia Maria Guedespor2017-08-29T00:00:00Zoai:scielo:S1415-65552017000500710Revistahttps://rac.anpad.org.br/index.php/racONGhttps://rac.anpad.org.br/index.php/rac/oairac@anpad.org.br1982-78491415-6555opendoar:2017-08-29T00:00RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)false
dc.title.none.fl_str_mv Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
title Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
spellingShingle Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
Correia-Lima,Bruno Chaves
suporte à aprendizagem
suporte à aquisição
suporte à transferência
aprendizagem individual
escala
title_short Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
title_full Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
title_fullStr Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
title_full_unstemmed Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
title_sort Inventário de Suporte Organizacional à Aprendizagem: Desenvolvimento e Evidências de Validação
author Correia-Lima,Bruno Chaves
author_facet Correia-Lima,Bruno Chaves
Loiola,Elisabeth
Pereira,Cícero Roberto
Gondim,Sônia Maria Guedes
author_role author
author2 Loiola,Elisabeth
Pereira,Cícero Roberto
Gondim,Sônia Maria Guedes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia-Lima,Bruno Chaves
Loiola,Elisabeth
Pereira,Cícero Roberto
Gondim,Sônia Maria Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv suporte à aprendizagem
suporte à aquisição
suporte à transferência
aprendizagem individual
escala
topic suporte à aprendizagem
suporte à aquisição
suporte à transferência
aprendizagem individual
escala
description Resumo Desenvolveu-se, testou-se e validou-se um inventário (ISOA) composto pela Escala de Suportes Organizacionais à Aquisição de Competências (ESOAC) e pela Escala de Suportes Organizacionais à Transferência para o Trabalho (ESOTT). Subdivididos em material e psicossocial, suportes correspondem ao apoio organizacional para a aprendizagem individual. A partir de revisão de escalas de suportes nacionais e internacionais, elaborou-se o inventário, submetendo-o à validação de seu conteúdo (análise de juízes e pré-testes). Para a validação de construto foram aplicadas análises fatoriais exploratórias (Estudo 1) e confirmatórias (Estudo 2) a resultados coletados em um banco público e em uma Organização Não Governamental, respectivamente. O Estudo 1 permitiu propor escalas com parâmetros adequados de validade e confiabilidade para medir os constructos. O Estudo 2 confirma, por Análises Fatoriais Confirmatórias, a adequação das escalas. Contribui-se para a literatura sobre aprendizagem nas organizações na medida em que são apresentados instrumentos com evidências de validade e confiabilidade dos suportes à aprendizagem e à transferência, diferenciados porque relacionam os suportes recebidos a experiências específicas (não genéricas) e interrelacionadas de aprendizagem (aquisição/retenção) e a transferências dessas aprendizagens para o trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000500710
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552017000500710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-7849rac2017160316
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Contemporânea v.21 n.5 2017
reponame:RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron:ANPAD
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
instacron_str ANPAD
institution ANPAD
reponame_str RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
collection RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online)
repository.name.fl_str_mv RAC. Revista de Administração Contemporânea (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)
repository.mail.fl_str_mv rac@anpad.org.br
_version_ 1754209053287907328