Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bacha, Maria de Lourdes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vianna, Nadia Wacila Hanania, Souza, Saulo Soares de, Perez, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi identificar as atividades de lazer às quais as pessoas das Classes C, D e E se dedicam com maior freqüência e agrupá-las segundo faixa etária, renda média e gasto médio. O trabalho principia com uma introdução sobre o consumidor baixa renda e uma revisão teórica referente a lazer, seguida da descrição da metodologia empregada e seus principais achados. Na fase empírica, foram entrevistadas 449 pessoas residentes no município de São Paulo, com base em amostra probabilística. Os dados foram analisados utilizando-se análise fatorial e análise de agrupamentos (cluster). Os principais achados referem-se à heterogeneidade do comportamento dos grupos encontrados, mostrando que há necessidade de cuidado na referência ao segmento renda baixa.
id UFBA-4_4014391d5bc5bb0f4ea57a24c38f88d7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10938
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentaçãolazerclasses popularessegmentaçãoconsumidorO principal objetivo deste trabalho foi identificar as atividades de lazer às quais as pessoas das Classes C, D e E se dedicam com maior freqüência e agrupá-las segundo faixa etária, renda média e gasto médio. O trabalho principia com uma introdução sobre o consumidor baixa renda e uma revisão teórica referente a lazer, seguida da descrição da metodologia empregada e seus principais achados. Na fase empírica, foram entrevistadas 449 pessoas residentes no município de São Paulo, com base em amostra probabilística. Os dados foram analisados utilizando-se análise fatorial e análise de agrupamentos (cluster). Os principais achados referem-se à heterogeneidade do comportamento dos grupos encontrados, mostrando que há necessidade de cuidado na referência ao segmento renda baixa.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938Organizações & Sociedade; Vol. 15 No. 44 (2008)Organizações & Sociedade; v. 15 n. 44 (2008)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938/7864Bacha, Maria de LourdesVianna, Nadia Wacila HananiaSouza, Saulo Soares dePerez, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-07T20:09:43Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10938Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-07T20:09:43Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
title Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
spellingShingle Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
Bacha, Maria de Lourdes
lazer
classes populares
segmentação
consumidor
title_short Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
title_full Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
title_fullStr Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
title_full_unstemmed Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
title_sort Lazer e Classes Populares: uma Proposta de Segmentação
author Bacha, Maria de Lourdes
author_facet Bacha, Maria de Lourdes
Vianna, Nadia Wacila Hanania
Souza, Saulo Soares de
Perez, Gilberto
author_role author
author2 Vianna, Nadia Wacila Hanania
Souza, Saulo Soares de
Perez, Gilberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bacha, Maria de Lourdes
Vianna, Nadia Wacila Hanania
Souza, Saulo Soares de
Perez, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv lazer
classes populares
segmentação
consumidor
topic lazer
classes populares
segmentação
consumidor
description O principal objetivo deste trabalho foi identificar as atividades de lazer às quais as pessoas das Classes C, D e E se dedicam com maior freqüência e agrupá-las segundo faixa etária, renda média e gasto médio. O trabalho principia com uma introdução sobre o consumidor baixa renda e uma revisão teórica referente a lazer, seguida da descrição da metodologia empregada e seus principais achados. Na fase empírica, foram entrevistadas 449 pessoas residentes no município de São Paulo, com base em amostra probabilística. Os dados foram analisados utilizando-se análise fatorial e análise de agrupamentos (cluster). Os principais achados referem-se à heterogeneidade do comportamento dos grupos encontrados, mostrando que há necessidade de cuidado na referência ao segmento renda baixa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10938/7864
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 15 No. 44 (2008)
Organizações & Sociedade; v. 15 n. 44 (2008)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968803803136