Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guanais, Frederico Campos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fischer, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10393
Resumo: o presente trabalho traz um estudo de caso sobre a trajetória estra¬tégica da cidade do Rio de Janeiro, a partir da criação em 1993 do Rio Sempre Rio, um consórcio de organizações que teve como finalidade inici¬al a elaboração de um plano estratégico para a cidade. Esse consórcio caracterizou-se pela participação de atores sociais relevantes dos setores público e privado, numa tentativa de promoção do desenvolvimento local, e resultou na elaboração do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, cuja versão final foi entregue em setembro de 1995. Outros desdobramen¬tos surgiram do consórcio Rio Sempre Rio, como a criação de uma Agência de Desenvolvimento Urbano e a elaboração de um Plano de Turismo em moldes semelhantes ao plano estratégico da cidade, já no ano de 1997. O estudo de caso serve como um ponto de partida para a discussão de conceitos da teoria das organizações e da gestão estratégica. À luz do referencial teórico adotado, o Rio Sempre Rio foi identificado como uma estrutura que envolve múltiplas organizações, numa linha de ação onde foram utilizadas estratégias deliberadas, emergentes e tateantes.
id UFBA-4_4765121ae3ee81d20671f334bfff0252
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10393
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rioo presente trabalho traz um estudo de caso sobre a trajetória estra¬tégica da cidade do Rio de Janeiro, a partir da criação em 1993 do Rio Sempre Rio, um consórcio de organizações que teve como finalidade inici¬al a elaboração de um plano estratégico para a cidade. Esse consórcio caracterizou-se pela participação de atores sociais relevantes dos setores público e privado, numa tentativa de promoção do desenvolvimento local, e resultou na elaboração do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, cuja versão final foi entregue em setembro de 1995. Outros desdobramen¬tos surgiram do consórcio Rio Sempre Rio, como a criação de uma Agência de Desenvolvimento Urbano e a elaboração de um Plano de Turismo em moldes semelhantes ao plano estratégico da cidade, já no ano de 1997. O estudo de caso serve como um ponto de partida para a discussão de conceitos da teoria das organizações e da gestão estratégica. À luz do referencial teórico adotado, o Rio Sempre Rio foi identificado como uma estrutura que envolve múltiplas organizações, numa linha de ação onde foram utilizadas estratégias deliberadas, emergentes e tateantes.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10393Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10393/7412Guanais, Frederico CamposFischer, Tâniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-20T16:07:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10393Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-20T16:07:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
title Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
spellingShingle Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
Guanais, Frederico Campos
title_short Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
title_full Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
title_fullStr Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
title_full_unstemmed Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
title_sort Entre Planos, Projetos e Estratégias: o caso Rio sempre Rio
author Guanais, Frederico Campos
author_facet Guanais, Frederico Campos
Fischer, Tânia
author_role author
author2 Fischer, Tânia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guanais, Frederico Campos
Fischer, Tânia
description o presente trabalho traz um estudo de caso sobre a trajetória estra¬tégica da cidade do Rio de Janeiro, a partir da criação em 1993 do Rio Sempre Rio, um consórcio de organizações que teve como finalidade inici¬al a elaboração de um plano estratégico para a cidade. Esse consórcio caracterizou-se pela participação de atores sociais relevantes dos setores público e privado, numa tentativa de promoção do desenvolvimento local, e resultou na elaboração do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro, cuja versão final foi entregue em setembro de 1995. Outros desdobramen¬tos surgiram do consórcio Rio Sempre Rio, como a criação de uma Agência de Desenvolvimento Urbano e a elaboração de um Plano de Turismo em moldes semelhantes ao plano estratégico da cidade, já no ano de 1997. O estudo de caso serve como um ponto de partida para a discussão de conceitos da teoria das organizações e da gestão estratégica. À luz do referencial teórico adotado, o Rio Sempre Rio foi identificado como uma estrutura que envolve múltiplas organizações, numa linha de ação onde foram utilizadas estratégias deliberadas, emergentes e tateantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10393
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10393/7412
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 6 No. 14 (1999)
Organizações & Sociedade; v. 6 n. 14 (1999)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967606329344