A Mídia Especializada e Cultura do Management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wood Jr., Thomaz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paula, Ana Paula Paes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10848
Resumo: Este artigo, procuramos contribuir para a caracterização e compreensão do fenômeno da literatura popular de gestão, que compreende livros e revistas produzidos pela mídia de negócios para consumo rápido dos leitores. Nós estudamos quatro revistas, sendo três produzidas no Brasil e uma internacional. Nosso objetivo é produzir um retrato sobre a orientação e o conteúdo deste tipo de literatura e mostrar que a mídia de negócios auxilia na popularização e legitimação da cultura do management. Para isto, utilizamos a Teoria da Convergência Simbólica e a Análise do Tema de Fantasia. Buscamos, assim, demonstrar que visões partilhadas em pequenos grupos sobre o management estão atingindo as organizações por meio da mídia de negócios, ajudando a consolidar a cultura do management.
id UFBA-4_4b1ff67e892877c4b12a0926b19eb18d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10848
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A Mídia Especializada e Cultura do ManagementEste artigo, procuramos contribuir para a caracterização e compreensão do fenômeno da literatura popular de gestão, que compreende livros e revistas produzidos pela mídia de negócios para consumo rápido dos leitores. Nós estudamos quatro revistas, sendo três produzidas no Brasil e uma internacional. Nosso objetivo é produzir um retrato sobre a orientação e o conteúdo deste tipo de literatura e mostrar que a mídia de negócios auxilia na popularização e legitimação da cultura do management. Para isto, utilizamos a Teoria da Convergência Simbólica e a Análise do Tema de Fantasia. Buscamos, assim, demonstrar que visões partilhadas em pequenos grupos sobre o management estão atingindo as organizações por meio da mídia de negócios, ajudando a consolidar a cultura do management.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10848Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 38 (2006)Organizações & Sociedade; v. 13 n. 38 (2006)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10848/7794Wood Jr., ThomazPaula, Ana Paula Paes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T23:27:08Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10848Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-05T23:27:08Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Mídia Especializada e Cultura do Management
title A Mídia Especializada e Cultura do Management
spellingShingle A Mídia Especializada e Cultura do Management
Wood Jr., Thomaz
title_short A Mídia Especializada e Cultura do Management
title_full A Mídia Especializada e Cultura do Management
title_fullStr A Mídia Especializada e Cultura do Management
title_full_unstemmed A Mídia Especializada e Cultura do Management
title_sort A Mídia Especializada e Cultura do Management
author Wood Jr., Thomaz
author_facet Wood Jr., Thomaz
Paula, Ana Paula Paes de
author_role author
author2 Paula, Ana Paula Paes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wood Jr., Thomaz
Paula, Ana Paula Paes de
description Este artigo, procuramos contribuir para a caracterização e compreensão do fenômeno da literatura popular de gestão, que compreende livros e revistas produzidos pela mídia de negócios para consumo rápido dos leitores. Nós estudamos quatro revistas, sendo três produzidas no Brasil e uma internacional. Nosso objetivo é produzir um retrato sobre a orientação e o conteúdo deste tipo de literatura e mostrar que a mídia de negócios auxilia na popularização e legitimação da cultura do management. Para isto, utilizamos a Teoria da Convergência Simbólica e a Análise do Tema de Fantasia. Buscamos, assim, demonstrar que visões partilhadas em pequenos grupos sobre o management estão atingindo as organizações por meio da mídia de negócios, ajudando a consolidar a cultura do management.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10848
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10848/7794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 38 (2006)
Organizações & Sociedade; v. 13 n. 38 (2006)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968711528448