Pop-management: contos de paixão, lucro e poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wood Jr, Thomaz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Paula, Ana Paula Paes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614
Resumo: Este trabalho trata do fenômeno da literatura de pop-management, propondo uma reflexão sobre seu papel no imaginário gerencial. A literatura de pop-management compreende revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. A partir da perspectiva psicanalítica sobre os contos infantis, analisamos o conteúdo de duas "histórias de sucesso", publicadas em uma revista de negócios. Observamos que a estrutura e alguns elementos-chave dos contos infantis permeiam tais histórias. Argumentamos que as histórias de sucesso auxiliam a aliviar as tensões e a mitigar as frustrações dos profissionais, supostamente provendo respostas para suas ansiedades e problemas. Propomos ainda que o apelo reincidente a artefatos que utilizam fórmulas próprias do universo infantil pode manter os indivíduos presos às suas fantasias de poder, além de afetar a consolidação de seu self e identidade.
id UFBA-4_9d86ac973ac258ed78eae8b48201ad14
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10614
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Pop-management: contos de paixão, lucro e poderEste trabalho trata do fenômeno da literatura de pop-management, propondo uma reflexão sobre seu papel no imaginário gerencial. A literatura de pop-management compreende revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. A partir da perspectiva psicanalítica sobre os contos infantis, analisamos o conteúdo de duas "histórias de sucesso", publicadas em uma revista de negócios. Observamos que a estrutura e alguns elementos-chave dos contos infantis permeiam tais histórias. Argumentamos que as histórias de sucesso auxiliam a aliviar as tensões e a mitigar as frustrações dos profissionais, supostamente provendo respostas para suas ansiedades e problemas. Propomos ainda que o apelo reincidente a artefatos que utilizam fórmulas próprias do universo infantil pode manter os indivíduos presos às suas fantasias de poder, além de afetar a consolidação de seu self e identidade.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 24 (2002)Organizações & Sociedade; v. 9 n. 24 (2002)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614/7598Wood Jr, ThomazPaula, Ana Paula Paes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-30T13:01:15Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10614Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-30T13:01:15Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
title Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
spellingShingle Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
Wood Jr, Thomaz
title_short Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
title_full Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
title_fullStr Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
title_full_unstemmed Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
title_sort Pop-management: contos de paixão, lucro e poder
author Wood Jr, Thomaz
author_facet Wood Jr, Thomaz
Paula, Ana Paula Paes de
author_role author
author2 Paula, Ana Paula Paes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wood Jr, Thomaz
Paula, Ana Paula Paes de
description Este trabalho trata do fenômeno da literatura de pop-management, propondo uma reflexão sobre seu papel no imaginário gerencial. A literatura de pop-management compreende revistas e livros de consumo rápido, produzidos pela mídia de negócios. A partir da perspectiva psicanalítica sobre os contos infantis, analisamos o conteúdo de duas "histórias de sucesso", publicadas em uma revista de negócios. Observamos que a estrutura e alguns elementos-chave dos contos infantis permeiam tais histórias. Argumentamos que as histórias de sucesso auxiliam a aliviar as tensões e a mitigar as frustrações dos profissionais, supostamente provendo respostas para suas ansiedades e problemas. Propomos ainda que o apelo reincidente a artefatos que utilizam fórmulas próprias do universo infantil pode manter os indivíduos presos às suas fantasias de poder, além de afetar a consolidação de seu self e identidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10614/7598
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 24 (2002)
Organizações & Sociedade; v. 9 n. 24 (2002)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968011079680