Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dellagnelo, Eloisa Livramento
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado-da-Silva, Clóvis L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10516
Resumo: O objetivo do presente trabalho consistiu em verificar se as evidências empíricas das novas formas organizacionais, publicadas em periódicos nacionais e estrangeiros (de língua inglesa) durante o período de 1995 e 1998, representam ruptura com o modelo burocrático de organização. As discussões nesse campo de estudos a respeito da emergência de novos modelos organizacionais que possam representar ruptura com a burocracia têm sido marcantes, nos últimos anos. As organizações foram analisadas em termos de seu potencial de flexibilidade tecnológica, estrutural e cultural. A racionalidade formal foi predominante. Conclui-se que apesar da forte tendência de flexibilização do modelo burocrático não se verifica a ruptura, uma vez que a lógica de ação predominante nas organizações ainda é aquela voltada para o cálculo utilitário de conseqüências.
id UFBA-4_50dcb885322f872432d3ee4fd057c314
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10516
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?O objetivo do presente trabalho consistiu em verificar se as evidências empíricas das novas formas organizacionais, publicadas em periódicos nacionais e estrangeiros (de língua inglesa) durante o período de 1995 e 1998, representam ruptura com o modelo burocrático de organização. As discussões nesse campo de estudos a respeito da emergência de novos modelos organizacionais que possam representar ruptura com a burocracia têm sido marcantes, nos últimos anos. As organizações foram analisadas em termos de seu potencial de flexibilidade tecnológica, estrutural e cultural. A racionalidade formal foi predominante. Conclui-se que apesar da forte tendência de flexibilização do modelo burocrático não se verifica a ruptura, uma vez que a lógica de ação predominante nas organizações ainda é aquela voltada para o cálculo utilitário de conseqüências.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10516Organizações & Sociedade; Vol. 7 No. 19 (2000)Organizações & Sociedade; v. 7 n. 19 (2000)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10516/7521Dellagnelo, Eloisa LivramentoMachado-da-Silva, Clóvis L.info:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-24T20:46:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10516Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-24T20:46:35Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
title Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
spellingShingle Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
Dellagnelo, Eloisa Livramento
title_short Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
title_full Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
title_fullStr Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
title_full_unstemmed Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
title_sort Novas Formas Organizacionais: onde se Encontram as Evidências Empíricas de Ruptura com o Modelo Burocrático de Organizações?
author Dellagnelo, Eloisa Livramento
author_facet Dellagnelo, Eloisa Livramento
Machado-da-Silva, Clóvis L.
author_role author
author2 Machado-da-Silva, Clóvis L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dellagnelo, Eloisa Livramento
Machado-da-Silva, Clóvis L.
description O objetivo do presente trabalho consistiu em verificar se as evidências empíricas das novas formas organizacionais, publicadas em periódicos nacionais e estrangeiros (de língua inglesa) durante o período de 1995 e 1998, representam ruptura com o modelo burocrático de organização. As discussões nesse campo de estudos a respeito da emergência de novos modelos organizacionais que possam representar ruptura com a burocracia têm sido marcantes, nos últimos anos. As organizações foram analisadas em termos de seu potencial de flexibilidade tecnológica, estrutural e cultural. A racionalidade formal foi predominante. Conclui-se que apesar da forte tendência de flexibilização do modelo burocrático não se verifica a ruptura, uma vez que a lógica de ação predominante nas organizações ainda é aquela voltada para o cálculo utilitário de conseqüências.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10516
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10516/7521
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 7 No. 19 (2000)
Organizações & Sociedade; v. 7 n. 19 (2000)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967933485056