O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Pedro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abreu, Nelsio Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479
Resumo: A finalidade desta pesquisa foi conhecer o comportamento de consumo dos deficientes visuais ao usufruírem de serviços educacionais durante o ensino fundamental A investigação etnográfica, desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual, resultou na coleta de dados por meio de 17 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar e cinco com responsáveis desses alunos, além de sete meses de observações participantes. Os resultados apontam que os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade.
id UFBA-4_588fc02792762c007fa1bafc25cf01a8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17479
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidorPesquisa Transformativa do ConsumidoVulnerabilidade do ConsumidorEnsino FundamentalDeficiência VisualA finalidade desta pesquisa foi conhecer o comportamento de consumo dos deficientes visuais ao usufruírem de serviços educacionais durante o ensino fundamental A investigação etnográfica, desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual, resultou na coleta de dados por meio de 17 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar e cinco com responsáveis desses alunos, além de sete meses de observações participantes. Os resultados apontam que os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2018-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 86 (2018)Organizações & Sociedade; v. 25 n. 86 (2018)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479/16319Copyright (c) 2018 Organizações & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, PedroAbreu, Nelsio Rodrigues de2020-01-17T17:13:16Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17479Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-01-17T17:13:16Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
title O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
spellingShingle O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
Coelho, Pedro
Pesquisa Transformativa do Consumido
Vulnerabilidade do Consumidor
Ensino Fundamental
Deficiência Visual
title_short O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
title_full O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
title_fullStr O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
title_full_unstemmed O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
title_sort O Deficiente Visual e o Ensino Fundamental: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor
author Coelho, Pedro
author_facet Coelho, Pedro
Abreu, Nelsio Rodrigues de
author_role author
author2 Abreu, Nelsio Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Pedro
Abreu, Nelsio Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa Transformativa do Consumido
Vulnerabilidade do Consumidor
Ensino Fundamental
Deficiência Visual
topic Pesquisa Transformativa do Consumido
Vulnerabilidade do Consumidor
Ensino Fundamental
Deficiência Visual
description A finalidade desta pesquisa foi conhecer o comportamento de consumo dos deficientes visuais ao usufruírem de serviços educacionais durante o ensino fundamental A investigação etnográfica, desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual, resultou na coleta de dados por meio de 17 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar e cinco com responsáveis desses alunos, além de sete meses de observações participantes. Os resultados apontam que os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/17479/16319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Organizações & Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Organizações & Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 25 No. 86 (2018)
Organizações & Sociedade; v. 25 n. 86 (2018)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970430144512