Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12019 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo discutir sobre o que leva as tecnologias sociais a fracassarem se, diferentemente dos tradicionais desenvolvedores de Pesquisa e Desenvolvimento, os principais envolvidos com essas tecnologias são os movimentos sociais, cooperativas populares, organizações não governamentais, unidades públicas de pesquisa e desenvolvimento, divisões governamentais, organismos descentralizados e empresas públicas? Para isso, foi analisada a Pedagogia da Alternância (PA), uma tecnologia social relevante no estado de Rondônia. Metodologicamente, por meio de um estudo de caso, foi realizada uma observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi feita por meio das translações como é discutido na Teoria do Ator-Rede. O estudo mostrou que não é possível falar em sucesso ou fracasso na expansão da PA em Rondônia, a participação de diferentes atores, com objetivos e interesses variados e técnicas e recursos diversos, fez com que em cada localidade a PA fosse específica e com características próprias, não podendo ser generalizada como algo único para todo o Estado. |
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