Bases sociotécnicas de uma tecnologia social: o transladar da pedagogia da alternância em Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadão, José de Arimatéia Dias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cordeiro Neto, José Raimundo, Andrade, Jackeline Amantino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12019
Resumo: O trabalho tem como objetivo discutir sobre o que leva as tecnologias sociais a fracassarem se, diferentemente dos tradicionais desenvolvedores de Pesquisa e Desenvolvimento, os principais envolvidos com essas tecnologias são os movimentos sociais, cooperativas populares, organizações não governamentais, unidades públicas de pesquisa e desenvolvimento, divisões governamentais, organismos descentralizados e empresas públicas? Para isso, foi analisada a Pedagogia da Alternância (PA), uma tecnologia social relevante no estado de Rondônia. Metodologicamente, por meio de um estudo de caso, foi realizada uma observação participante e entrevistas. A análise dos dados foi feita por meio das translações como é discutido na Teoria do Ator-Rede. O estudo mostrou que não é possível falar em sucesso ou fracasso na expansão da PA em Rondônia, a participação de diferentes atores, com objetivos e interesses variados e técnicas e recursos diversos, fez com que em cada localidade a PA fosse específica e com características próprias, não podendo ser generalizada como algo único para todo o Estado.
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