Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piellusch, Marcos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Taschner, Gisela Black
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de avaliação feitos pela área de Recursos Humanos nas quatro maiores redes hoteleiras que operam no Brasil. Tem por finalidade verificar a contribuição do RH para os objetivos estratégicos das empresas, dada a crescente importância dos funcionários e a mudança no papel do RH nas organizações. O estudo de caso foi a técnica utilizada, sendo cada rede definida como um caso. A análise dos casos foi individual e comparativa. Os principais resultados revelam que as empresas pesquisadas utilizam indicadores para avaliar os resultados de recursos humanos em relação aos objetivos estratégicos de RH e da organização. Porém, mostram que as redes hoteleiras, ainda, não desenvolveram indicadores com base na compreensão da forma e do grau em que o setor de recursos humanos estava contribuindo estrategicamente para o desempenho das empresas. Além disso, as empresas pesquisadas não atribuem o mesmo nível de importância estratégica aos resultados de RH, nem se encontram em um mesmo estágio de complexidade na utilização dos indicadores. Recomenda-se o estudo de casos em outros setores econômicos e a aplicação de um novo modelo de classificação dos indicadores de RH.
id UFBA-4_674cb8ff550c56c6f31c79a18b79a68b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11085
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no BrasilIndicadores de recursos humanos. Avaliação de recursos humanos. Gestão de recursos humanos. Hotelaria. Gestão do turismo no Brasil.Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de avaliação feitos pela área de Recursos Humanos nas quatro maiores redes hoteleiras que operam no Brasil. Tem por finalidade verificar a contribuição do RH para os objetivos estratégicos das empresas, dada a crescente importância dos funcionários e a mudança no papel do RH nas organizações. O estudo de caso foi a técnica utilizada, sendo cada rede definida como um caso. A análise dos casos foi individual e comparativa. Os principais resultados revelam que as empresas pesquisadas utilizam indicadores para avaliar os resultados de recursos humanos em relação aos objetivos estratégicos de RH e da organização. Porém, mostram que as redes hoteleiras, ainda, não desenvolveram indicadores com base na compreensão da forma e do grau em que o setor de recursos humanos estava contribuindo estrategicamente para o desempenho das empresas. Além disso, as empresas pesquisadas não atribuem o mesmo nível de importância estratégica aos resultados de RH, nem se encontram em um mesmo estágio de complexidade na utilização dos indicadores. Recomenda-se o estudo de casos em outros setores econômicos e a aplicação de um novo modelo de classificação dos indicadores de RH.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 51 (2009)Organizações & Sociedade; v. 16 n. 51 (2009)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085/7998Piellusch, MarcosTaschner, Gisela Blackinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-13T07:53:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11085Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-13T07:53Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
title Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
spellingShingle Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
Piellusch, Marcos
Indicadores de recursos humanos. Avaliação de recursos humanos. Gestão de recursos humanos. Hotelaria. Gestão do turismo no Brasil.
title_short Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
title_full Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
title_fullStr Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
title_full_unstemmed Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
title_sort Indicadores de RH no setor hoteleiro: um estudo nas maiores redes no Brasil
author Piellusch, Marcos
author_facet Piellusch, Marcos
Taschner, Gisela Black
author_role author
author2 Taschner, Gisela Black
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piellusch, Marcos
Taschner, Gisela Black
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de recursos humanos. Avaliação de recursos humanos. Gestão de recursos humanos. Hotelaria. Gestão do turismo no Brasil.
topic Indicadores de recursos humanos. Avaliação de recursos humanos. Gestão de recursos humanos. Hotelaria. Gestão do turismo no Brasil.
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de avaliação feitos pela área de Recursos Humanos nas quatro maiores redes hoteleiras que operam no Brasil. Tem por finalidade verificar a contribuição do RH para os objetivos estratégicos das empresas, dada a crescente importância dos funcionários e a mudança no papel do RH nas organizações. O estudo de caso foi a técnica utilizada, sendo cada rede definida como um caso. A análise dos casos foi individual e comparativa. Os principais resultados revelam que as empresas pesquisadas utilizam indicadores para avaliar os resultados de recursos humanos em relação aos objetivos estratégicos de RH e da organização. Porém, mostram que as redes hoteleiras, ainda, não desenvolveram indicadores com base na compreensão da forma e do grau em que o setor de recursos humanos estava contribuindo estrategicamente para o desempenho das empresas. Além disso, as empresas pesquisadas não atribuem o mesmo nível de importância estratégica aos resultados de RH, nem se encontram em um mesmo estágio de complexidade na utilização dos indicadores. Recomenda-se o estudo de casos em outros setores econômicos e a aplicação de um novo modelo de classificação dos indicadores de RH.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11085/7998
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 51 (2009)
Organizações & Sociedade; v. 16 n. 51 (2009)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969174999040