Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Kely César Martins de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pinto, Daiane de Lima, Dutra, Michelle Regina Santana, Roquete, Raquel Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a vivência do tempo na gerência à luz das cinco categorias apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), a saber: policronia, velocidade, pontualidade, profundidade temporal e arrastamento. Os temas centrais foram apresentados e discutidos no referencial teórico e uma pesquisa de campo, descritiva e essencialmente qualitativa, foi realizada, utilizando-se, de forma prioritária, de entrevistas para coletar dados com 20 gestores de lojas similares do comércio varejista, situadas em shopping centers e em ruas de Belo Horizonte (MG). Os dados foram analisados à luz da técnica de análise de discurso. Percebeu-se que a maioria dos gestores adota comportamentos policrônicos e acelerados. Eles têm uma preocupação marcante com o cumprimento das metas, denotando elevado senso de pontualidade. Não se observou uma preferência distinta dos entrevistados em termos de profundidade temporal. A partir da análise dos três processos de arrastamento delineados pelos autores - sincronia, liderança, condução -, foi possível observar uma nítida relação entre tempo e poder, denotando a face ambígua, contraditória e fragmentada da gerência. Diante das limitações deste estudo, foram dadas sugestões para investigações futuras visando ampliar o conhecimento sobre os temas na realidade brasileira.
id UFBA-4_69dc4e8be8e4714bcbd625f161ed1f01
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11174
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)Gerência. Gerente.Tempo. Comércio. Varejo.O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a vivência do tempo na gerência à luz das cinco categorias apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), a saber: policronia, velocidade, pontualidade, profundidade temporal e arrastamento. Os temas centrais foram apresentados e discutidos no referencial teórico e uma pesquisa de campo, descritiva e essencialmente qualitativa, foi realizada, utilizando-se, de forma prioritária, de entrevistas para coletar dados com 20 gestores de lojas similares do comércio varejista, situadas em shopping centers e em ruas de Belo Horizonte (MG). Os dados foram analisados à luz da técnica de análise de discurso. Percebeu-se que a maioria dos gestores adota comportamentos policrônicos e acelerados. Eles têm uma preocupação marcante com o cumprimento das metas, denotando elevado senso de pontualidade. Não se observou uma preferência distinta dos entrevistados em termos de profundidade temporal. A partir da análise dos três processos de arrastamento delineados pelos autores - sincronia, liderança, condução -, foi possível observar uma nítida relação entre tempo e poder, denotando a face ambígua, contraditória e fragmentada da gerência. Diante das limitações deste estudo, foram dadas sugestões para investigações futuras visando ampliar o conhecimento sobre os temas na realidade brasileira.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174Organizações & Sociedade; Vol. 18 No. 59 (2011)Organizações & Sociedade; v. 18 n. 59 (2011)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174/8086Paiva, Kely César Martins dePinto, Daiane de LimaDutra, Michelle Regina SantanaRoquete, Raquel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-13T12:05:19Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11174Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-13T12:05:19Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
title Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
spellingShingle Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
Paiva, Kely César Martins de
Gerência. Gerente.Tempo. Comércio. Varejo.
title_short Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
title_full Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
title_fullStr Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
title_full_unstemmed Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
title_sort Quanto Tempo o Tempo Tem? um estudo sobre o(s) tempo(s) de gestores do varejo em Belo Horizonte (MG)
author Paiva, Kely César Martins de
author_facet Paiva, Kely César Martins de
Pinto, Daiane de Lima
Dutra, Michelle Regina Santana
Roquete, Raquel Ferreira
author_role author
author2 Pinto, Daiane de Lima
Dutra, Michelle Regina Santana
Roquete, Raquel Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Kely César Martins de
Pinto, Daiane de Lima
Dutra, Michelle Regina Santana
Roquete, Raquel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Gerência. Gerente.Tempo. Comércio. Varejo.
topic Gerência. Gerente.Tempo. Comércio. Varejo.
description O objetivo deste estudo foi descrever e analisar a vivência do tempo na gerência à luz das cinco categorias apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007), a saber: policronia, velocidade, pontualidade, profundidade temporal e arrastamento. Os temas centrais foram apresentados e discutidos no referencial teórico e uma pesquisa de campo, descritiva e essencialmente qualitativa, foi realizada, utilizando-se, de forma prioritária, de entrevistas para coletar dados com 20 gestores de lojas similares do comércio varejista, situadas em shopping centers e em ruas de Belo Horizonte (MG). Os dados foram analisados à luz da técnica de análise de discurso. Percebeu-se que a maioria dos gestores adota comportamentos policrônicos e acelerados. Eles têm uma preocupação marcante com o cumprimento das metas, denotando elevado senso de pontualidade. Não se observou uma preferência distinta dos entrevistados em termos de profundidade temporal. A partir da análise dos três processos de arrastamento delineados pelos autores - sincronia, liderança, condução -, foi possível observar uma nítida relação entre tempo e poder, denotando a face ambígua, contraditória e fragmentada da gerência. Diante das limitações deste estudo, foram dadas sugestões para investigações futuras visando ampliar o conhecimento sobre os temas na realidade brasileira.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11174/8086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 18 No. 59 (2011)
Organizações & Sociedade; v. 18 n. 59 (2011)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969550389248