A Inserção da Racionalidade Ético-Comunicativa na Práxis Empresarial: Possibilidades e Limites
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10803 |
Resumo: | Este artigo discute a inserção da racionalidade ético-comunicativa na práxis empresarial como meio de mostrar, por um lado, sua existência no mundo vivido, por outro, seus limites e possibilidades no mundo empresarial sistêmico. A práxis éticocomunicativa pressupõe a existência ou a criação de um espaço público, isento de qualquer tipo de coação interna ou externa, no qual os indivíduos em interação podem livremente externar opiniões, sentimentos e descontentamentos, assim como questionar, inquirir, concordar, discordar, enfim argumentar, estabelecendo um verdadeiro diálogo. Esse fato assume relevância pois pode contribuir para a democratização das relações sociais dentro e fora das organizações, sendo, portanto, uma necessidade de caráter funcional, social e humana. |
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A Inserção da Racionalidade Ético-Comunicativa na Práxis Empresarial: Possibilidades e LimitesEste artigo discute a inserção da racionalidade ético-comunicativa na práxis empresarial como meio de mostrar, por um lado, sua existência no mundo vivido, por outro, seus limites e possibilidades no mundo empresarial sistêmico. A práxis éticocomunicativa pressupõe a existência ou a criação de um espaço público, isento de qualquer tipo de coação interna ou externa, no qual os indivíduos em interação podem livremente externar opiniões, sentimentos e descontentamentos, assim como questionar, inquirir, concordar, discordar, enfim argumentar, estabelecendo um verdadeiro diálogo. Esse fato assume relevância pois pode contribuir para a democratização das relações sociais dentro e fora das organizações, sendo, portanto, uma necessidade de caráter funcional, social e humana.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10803Organizações & Sociedade; Vol. 12 No. 35 (2005)Organizações & Sociedade; v. 12 n. 35 (2005)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10803/7750Paula, Reynaldo Josué deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-04T18:14:44Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10803Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-04T18:14:44Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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