Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018 |
Resumo: | Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada. |
id |
UFBA-4_a840af096c1299e0d3e666dde28bca42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11018 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro SetorValores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 49 (2009)Organizações & Sociedade; v. 16 n. 49 (2009)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018/7939Louback, Jones CarlosTeixeira, Maria Luisa MendesBido, Diógenes de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-10T23:19:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11018Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-10T23:19:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
title |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
spellingShingle |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor Louback, Jones Carlos Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais. |
title_short |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
title_full |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
title_fullStr |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
title_full_unstemmed |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
title_sort |
Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor |
author |
Louback, Jones Carlos |
author_facet |
Louback, Jones Carlos Teixeira, Maria Luisa Mendes Bido, Diógenes de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Maria Luisa Mendes Bido, Diógenes de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louback, Jones Carlos Teixeira, Maria Luisa Mendes Bido, Diógenes de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais. |
topic |
Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais. |
description |
Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018/7939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 49 (2009) Organizações & Sociedade; v. 16 n. 49 (2009) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698969145638912 |