Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louback, Jones Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Maria Luisa Mendes, Bido, Diógenes de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018
Resumo: Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada.
id UFBA-4_a840af096c1299e0d3e666dde28bca42
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11018
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro SetorValores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 49 (2009)Organizações & Sociedade; v. 16 n. 49 (2009)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018/7939Louback, Jones CarlosTeixeira, Maria Luisa MendesBido, Diógenes de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-10T23:19:40Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/11018Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-10T23:19:40Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
title Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
spellingShingle Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
Louback, Jones Carlos
Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.
title_short Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
title_full Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
title_fullStr Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
title_full_unstemmed Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
title_sort Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
author Louback, Jones Carlos
author_facet Louback, Jones Carlos
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Bido, Diógenes de Souza
author_role author
author2 Teixeira, Maria Luisa Mendes
Bido, Diógenes de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Louback, Jones Carlos
Teixeira, Maria Luisa Mendes
Bido, Diógenes de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.
topic Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.
description Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018/7939
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 16 No. 49 (2009)
Organizações & Sociedade; v. 16 n. 49 (2009)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698969145638912