Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louback, Jones Carlos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23352
Resumo: Os valores humanos atuam como guias orientando a vida e cotidiano de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: auto- transcendência versus autopromoção e abertura à mudança versus conservação. A primeira referindo-se respectivamente a orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que os valores orientam as ações é possível esperar que a eles sejam subjacentes racionalidades: à primeira dimensão, racionalidade substantiva a valores de autotranscendência e racionalidade instrumental a autopromoção; e à segunda ambas racionalidades, independentemente do pólo. As organizações do Terceiro Setor constituem-se num espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, tendo como objetivo buscar compreender as relações entre os valores organizacionais e as racionalidades, mediante a identificação dos valores organizacionais que permeiam as ONG s selecionadas e da compreensão das relações encontradas entre as dimensões bipolares e as racionalidades, bem como a relação entre as funções de valores e racionalidades. Adotou-se o estudo de multicaso com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, realizadas em três organizações. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de autotranscendência e autopromoção dos valores organizacionais, porém outros fatores como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas ou espirituais compartilhadas na organização também entram na explicação da relação encontrada entre racionalidades e a dimensão de abertura à mudança e conservação.
id UPM_ae9adc655f52f396b26d8111948a49d8
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23352
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/2179893747302901Louback, Jones CarlosTeixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/27732666962835822016-03-15T19:25:33Z2020-05-28T18:03:44Z2007-08-072020-05-28T18:03:44Z2006-03-07Os valores humanos atuam como guias orientando a vida e cotidiano de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: auto- transcendência versus autopromoção e abertura à mudança versus conservação. A primeira referindo-se respectivamente a orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que os valores orientam as ações é possível esperar que a eles sejam subjacentes racionalidades: à primeira dimensão, racionalidade substantiva a valores de autotranscendência e racionalidade instrumental a autopromoção; e à segunda ambas racionalidades, independentemente do pólo. As organizações do Terceiro Setor constituem-se num espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, tendo como objetivo buscar compreender as relações entre os valores organizacionais e as racionalidades, mediante a identificação dos valores organizacionais que permeiam as ONG s selecionadas e da compreensão das relações encontradas entre as dimensões bipolares e as racionalidades, bem como a relação entre as funções de valores e racionalidades. Adotou-se o estudo de multicaso com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, realizadas em três organizações. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de autotranscendência e autopromoção dos valores organizacionais, porém outros fatores como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas ou espirituais compartilhadas na organização também entram na explicação da relação encontrada entre racionalidades e a dimensão de abertura à mudança e conservação.Human values act as pointers guiding life and the day to day of individuals, groups, organizations and societies. These values are organized in two bipolar dimensions: self-transcendency versus self-promotion and open to change versus conservative. The former values the independence of thought and action and the latter the preservation of customs and rules plus material security. Keeping in mind the fact that values give bearing to actions, it is possible to expect them to be of underlying rationality: in the first dimension, rationality which is substantive to values of self-transcendency and instrumental rationality to self-promotion. The second dimension being both types of rationality, independent of it s pole. The Organizations of the Third Sector occupy a privileged position to perform in based on the substantive rationality. This research was dedicated to the study of Organizations of the Third Sector with the objective of seeking to understand the relationship between organizational values and rationality. Through identifying the organizational values that permeate the Non-Governmental Organizations selected and the understanding of the relationships that were found amongst the bipolar dimensions and the rationality as well as the a relationship between the functions of the values and rationality. A multi case study was adopted with quantitative research and qualitative research that was done in three organizations. The results made evident that there is a relationship between the rationality and the Self-transcendency and self-promotion of the organizational values. However, the historical period which the organization first arose, the religious or spiritual belief that is shared in the organization also enter the explanation of the relationship found between the rationality and the dimension of being open to change and preservation.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfLOUBACK, Jones Carlos. Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23352porUniversidade Presbiteriana Mackenzievalores organizacionaisracionalidadesterceiro setorONG s (Organizações Não-Governamentais)organizational valuesrationalitythird sectorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2870/Jones%20Louback.pdf.jpgValores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGodoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Alves, Mário Aquinohttp://lattes.cnpq.br/7330675405562124BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALJones Louback.pdfJones Louback.pdfapplication/pdf1969105https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a981610-75f6-4c84-8045-265a32ecd3b7/downloade38ee51bcdec141a4f71c33fc34d91dbMD51TEXTJones Louback.pdf.txtJones Louback.pdf.txtExtracted texttext/plain492129https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d232c9d4-d4c8-49c7-b0e5-f0f9ad922748/download51c8adf72a683e33a7c1f64bf877ceaeMD52THUMBNAILJones Louback.pdf.jpgJones Louback.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6dc18b9b-93c1-4149-8567-f891185b6d5b/download2a3bf0a113e06dd2cc192d91d735f1d6MD5310899/233522022-03-14 16:10:19.746oai:dspace.mackenzie.br:10899/23352https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:10:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
title Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
spellingShingle Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
Louback, Jones Carlos
valores organizacionais
racionalidades
terceiro setor
ONG s (Organizações Não-Governamentais)
organizational values
rationality
third sector
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
title_full Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
title_fullStr Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
title_full_unstemmed Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
title_sort Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
author Louback, Jones Carlos
author_facet Louback, Jones Carlos
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2179893747302901
dc.contributor.author.fl_str_mv Louback, Jones Carlos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Teixeira, Maria Luisa Mendes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2773266696283582
contributor_str_mv Teixeira, Maria Luisa Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv valores organizacionais
racionalidades
terceiro setor
ONG s (Organizações Não-Governamentais)
topic valores organizacionais
racionalidades
terceiro setor
ONG s (Organizações Não-Governamentais)
organizational values
rationality
third sector
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv organizational values
rationality
third sector
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Os valores humanos atuam como guias orientando a vida e cotidiano de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: auto- transcendência versus autopromoção e abertura à mudança versus conservação. A primeira referindo-se respectivamente a orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que os valores orientam as ações é possível esperar que a eles sejam subjacentes racionalidades: à primeira dimensão, racionalidade substantiva a valores de autotranscendência e racionalidade instrumental a autopromoção; e à segunda ambas racionalidades, independentemente do pólo. As organizações do Terceiro Setor constituem-se num espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, tendo como objetivo buscar compreender as relações entre os valores organizacionais e as racionalidades, mediante a identificação dos valores organizacionais que permeiam as ONG s selecionadas e da compreensão das relações encontradas entre as dimensões bipolares e as racionalidades, bem como a relação entre as funções de valores e racionalidades. Adotou-se o estudo de multicaso com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, realizadas em três organizações. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de autotranscendência e autopromoção dos valores organizacionais, porém outros fatores como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas ou espirituais compartilhadas na organização também entram na explicação da relação encontrada entre racionalidades e a dimensão de abertura à mudança e conservação.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-07
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-07
2020-05-28T18:03:44Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:25:33Z
2020-05-28T18:03:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOUBACK, Jones Carlos. Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23352
identifier_str_mv LOUBACK, Jones Carlos. Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a981610-75f6-4c84-8045-265a32ecd3b7/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d232c9d4-d4c8-49c7-b0e5-f0f9ad922748/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6dc18b9b-93c1-4149-8567-f891185b6d5b/download
bitstream.checksum.fl_str_mv e38ee51bcdec141a4f71c33fc34d91db
51c8adf72a683e33a7c1f64bf877ceae
2a3bf0a113e06dd2cc192d91d735f1d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820012468633600