Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23352 |
Resumo: | Os valores humanos atuam como guias orientando a vida e cotidiano de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: auto- transcendência versus autopromoção e abertura à mudança versus conservação. A primeira referindo-se respectivamente a orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que os valores orientam as ações é possível esperar que a eles sejam subjacentes racionalidades: à primeira dimensão, racionalidade substantiva a valores de autotranscendência e racionalidade instrumental a autopromoção; e à segunda ambas racionalidades, independentemente do pólo. As organizações do Terceiro Setor constituem-se num espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, tendo como objetivo buscar compreender as relações entre os valores organizacionais e as racionalidades, mediante a identificação dos valores organizacionais que permeiam as ONG s selecionadas e da compreensão das relações encontradas entre as dimensões bipolares e as racionalidades, bem como a relação entre as funções de valores e racionalidades. Adotou-se o estudo de multicaso com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, realizadas em três organizações. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de autotranscendência e autopromoção dos valores organizacionais, porém outros fatores como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas ou espirituais compartilhadas na organização também entram na explicação da relação encontrada entre racionalidades e a dimensão de abertura à mudança e conservação. |
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As organizações do Terceiro Setor constituem-se num espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, tendo como objetivo buscar compreender as relações entre os valores organizacionais e as racionalidades, mediante a identificação dos valores organizacionais que permeiam as ONG s selecionadas e da compreensão das relações encontradas entre as dimensões bipolares e as racionalidades, bem como a relação entre as funções de valores e racionalidades. Adotou-se o estudo de multicaso com pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, realizadas em três organizações. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de autotranscendência e autopromoção dos valores organizacionais, porém outros fatores como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas ou espirituais compartilhadas na organização também entram na explicação da relação encontrada entre racionalidades e a dimensão de abertura à mudança e conservação.Human values act as pointers guiding life and the day to day of individuals, groups, organizations and societies. These values are organized in two bipolar dimensions: self-transcendency versus self-promotion and open to change versus conservative. The former values the independence of thought and action and the latter the preservation of customs and rules plus material security. Keeping in mind the fact that values give bearing to actions, it is possible to expect them to be of underlying rationality: in the first dimension, rationality which is substantive to values of self-transcendency and instrumental rationality to self-promotion. The second dimension being both types of rationality, independent of it s pole. The Organizations of the Third Sector occupy a privileged position to perform in based on the substantive rationality. This research was dedicated to the study of Organizations of the Third Sector with the objective of seeking to understand the relationship between organizational values and rationality. Through identifying the organizational values that permeate the Non-Governmental Organizations selected and the understanding of the relationships that were found amongst the bipolar dimensions and the rationality as well as the a relationship between the functions of the values and rationality. A multi case study was adopted with quantitative research and qualitative research that was done in three organizations. The results made evident that there is a relationship between the rationality and the Self-transcendency and self-promotion of the organizational values. However, the historical period which the organization first arose, the religious or spiritual belief that is shared in the organization also enter the explanation of the relationship found between the rationality and the dimension of being open to change and preservation.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfLOUBACK, Jones Carlos. Valores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setor. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23352porUniversidade Presbiteriana Mackenzievalores organizacionaisracionalidadesterceiro setorONG s (Organizações Não-Governamentais)organizational valuesrationalitythird sectorCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2870/Jones%20Louback.pdf.jpgValores organizacionais e racionalidades: uma visita ao terceiro setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEGodoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Alves, Mário Aquinohttp://lattes.cnpq.br/7330675405562124BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALJones Louback.pdfJones Louback.pdfapplication/pdf1969105https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1a981610-75f6-4c84-8045-265a32ecd3b7/downloade38ee51bcdec141a4f71c33fc34d91dbMD51TEXTJones Louback.pdf.txtJones Louback.pdf.txtExtracted texttext/plain492129https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/d232c9d4-d4c8-49c7-b0e5-f0f9ad922748/download51c8adf72a683e33a7c1f64bf877ceaeMD52THUMBNAILJones Louback.pdf.jpgJones Louback.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6dc18b9b-93c1-4149-8567-f891185b6d5b/download2a3bf0a113e06dd2cc192d91d735f1d6MD5310899/233522022-03-14 16:10:19.746oai:dspace.mackenzie.br:10899/23352https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:10:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
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