Perspectiva de formação de alianças internacionais - um estudo de caso na Metasa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10761 |
Resumo: | Este artigo resultou de uma pesquisa em uma empresa do setor metal mecânico de Passo Fundo/RS. A questão central foi investigar a pertinência de formação de uma aliança internacional por parte da empresa, considerando seu perfil de atuação no mercado, o seu contexto institucional de referência e a congruência dos seus objetivos com esse tipo de estratégia. Os objetivos específicos foram analisar o perfil da empresa, caracterizar o contexto institucional e estabelecer uma relação entre contexto, perfil institucional e política de alianças. O arcabouço teórico buscou conciliar visões sub e sobre socializadas (GRANOVETTER, 1985; ROBERTS; GREENWOOD, 1997); enfatizando tanto explicações econômicas como também abordagens institucionais que explicam a formação da estratégia a partir de pressões normativas, cognitivas e coercitivas (DIMAGGIO; POWELL, 1991; HAUNSCHILD, 1993). Observou-se na pesquisa que fatores econômicos, sociais e políticos podem interagir na determinação das escolhas da formação ou da não formação de estratégias. |
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Perspectiva de formação de alianças internacionais - um estudo de caso na MetasaEste artigo resultou de uma pesquisa em uma empresa do setor metal mecânico de Passo Fundo/RS. A questão central foi investigar a pertinência de formação de uma aliança internacional por parte da empresa, considerando seu perfil de atuação no mercado, o seu contexto institucional de referência e a congruência dos seus objetivos com esse tipo de estratégia. Os objetivos específicos foram analisar o perfil da empresa, caracterizar o contexto institucional e estabelecer uma relação entre contexto, perfil institucional e política de alianças. O arcabouço teórico buscou conciliar visões sub e sobre socializadas (GRANOVETTER, 1985; ROBERTS; GREENWOOD, 1997); enfatizando tanto explicações econômicas como também abordagens institucionais que explicam a formação da estratégia a partir de pressões normativas, cognitivas e coercitivas (DIMAGGIO; POWELL, 1991; HAUNSCHILD, 1993). Observou-se na pesquisa que fatores econômicos, sociais e políticos podem interagir na determinação das escolhas da formação ou da não formação de estratégias.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10761Organizações & Sociedade; Vol. 12 No. 32 (2005)Organizações & Sociedade; v. 12 n. 32 (2005)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10761/7709Lopes, Fernando DiasSusin, Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-04T15:26:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10761Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-04T15:26:41Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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