Opressão e Resistência nos Estudos Organizacionais Críticos: considerações acerca do discurso da servidão voluntária e da pedagogia do oprimido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ana Paula Paes de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11032
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a abordagem crítica nacional para a questão da opressão e da resistência nos estudos organizacionais, apresentando novas contribuições teóricas que podem reforçar sua tese central: a opressão é um fenômeno coletivo, portanto, quando se busca um projeto emancipatório mais amplo, a resistência também precisa ser empreendida como uma ação coletiva. Para além dessas contribuições, também, pretendemos apontar a pedagogia crítica como um caminho para analisar e mesmo colocar em práticas novas formas coletivas de resistência. Para isto, realizaremos um percurso que resgatará o clássico texto de Etienne La Boétie, “O Discurso da Servidão Voluntária” e também a “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire.
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