Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peci, Alketa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alcadipani, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10827
Resumo: O debate acerca da demarcação científica tem privilegiado enfoques guiados, principalmente, pela preocupação em identificar características únicas e essenciais da ciência que a distinguem e separam de outras atividades consideradas não científicas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de demarcação científica, a partir da perspectiva do construtivismo crítico, perspectiva essa que se propõe a rever criticamente as premissas do construtivismo social e da etnometodologia. Destaca-se a contribuição da área de ciência e tecnologia e analisa-se um conjunto de pesquisas baseado no conceito de trabalho-fronteira. Argumenta-se que tão importante quanto compreender esses processos de demarcação é destacar o processo simultâneo de circularidade que se estabelece entre os diferentes campos científicos, sociais, tecnológicos, culturais e assim por diante, ressaltando o conceito de permeabilidade das fronteiras. Por fim, reflete-se, a partir de um olhar crítico, acerca do processo de demarcação do campo de estudos organizacionais e administrativos, argumentando que a fronteira da administração como atividade acadêmica é extremamente fluida e negociável.
id UFBA-4_dd115ad389c8912a003d224f240f03b3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10827
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Demarcação Científica: uma Reflexão CríticaO debate acerca da demarcação científica tem privilegiado enfoques guiados, principalmente, pela preocupação em identificar características únicas e essenciais da ciência que a distinguem e separam de outras atividades consideradas não científicas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de demarcação científica, a partir da perspectiva do construtivismo crítico, perspectiva essa que se propõe a rever criticamente as premissas do construtivismo social e da etnometodologia. Destaca-se a contribuição da área de ciência e tecnologia e analisa-se um conjunto de pesquisas baseado no conceito de trabalho-fronteira. Argumenta-se que tão importante quanto compreender esses processos de demarcação é destacar o processo simultâneo de circularidade que se estabelece entre os diferentes campos científicos, sociais, tecnológicos, culturais e assim por diante, ressaltando o conceito de permeabilidade das fronteiras. Por fim, reflete-se, a partir de um olhar crítico, acerca do processo de demarcação do campo de estudos organizacionais e administrativos, argumentando que a fronteira da administração como atividade acadêmica é extremamente fluida e negociável.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10827Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 36 (2006)Organizações & Sociedade; v. 13 n. 36 (2006)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10827/7771Peci, AlketaAlcadipani, Rafaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-05T15:45:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10827Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-06-05T15:45:38Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
title Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
spellingShingle Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
Peci, Alketa
title_short Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
title_full Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
title_fullStr Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
title_full_unstemmed Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
title_sort Demarcação Científica: uma Reflexão Crítica
author Peci, Alketa
author_facet Peci, Alketa
Alcadipani, Rafael
author_role author
author2 Alcadipani, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peci, Alketa
Alcadipani, Rafael
description O debate acerca da demarcação científica tem privilegiado enfoques guiados, principalmente, pela preocupação em identificar características únicas e essenciais da ciência que a distinguem e separam de outras atividades consideradas não científicas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de demarcação científica, a partir da perspectiva do construtivismo crítico, perspectiva essa que se propõe a rever criticamente as premissas do construtivismo social e da etnometodologia. Destaca-se a contribuição da área de ciência e tecnologia e analisa-se um conjunto de pesquisas baseado no conceito de trabalho-fronteira. Argumenta-se que tão importante quanto compreender esses processos de demarcação é destacar o processo simultâneo de circularidade que se estabelece entre os diferentes campos científicos, sociais, tecnológicos, culturais e assim por diante, ressaltando o conceito de permeabilidade das fronteiras. Por fim, reflete-se, a partir de um olhar crítico, acerca do processo de demarcação do campo de estudos organizacionais e administrativos, argumentando que a fronteira da administração como atividade acadêmica é extremamente fluida e negociável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10827
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10827/7771
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 13 No. 36 (2006)
Organizações & Sociedade; v. 13 n. 36 (2006)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968398004224