O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, José Ricardo Costa de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Marcelo Milano Falcão, Santo, Tanúzia Maria Vieira Espirito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384
Resumo: Uma definição precisa de downsizing parece ainda não estar clara nem no meio acadêmico, nem entre os administradores de empresas. Freeman e Cameron (1993) e Cameron, Freeman e Mishra (1995), com o objetivo de indicar uma direção mais efetiva para essa definição, propõem um modelo para análise do proces'so efetivo de downsizing e das mudanças organizacionais que acompanham esse processo. Esse modelo teórico-empírico procura esta¬belecer uma diferenciação entre o downsizing e outros conceitos, tratados por vezes como sinônimos pela literatura. Assim, o downsizing, como uma estraté¬gia de mudança organizacional, não é tratado como algo que simplesmente ocorre à organização, mas sim como um processo que a organização empreen¬de intencionalmente. Este estudo visa a identificar até que ponto o downsizing realizado por uma empresa de comunicação constituiu-se umÇl. estratégia de mudança organizacional planejada. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de observação direta, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, sendo a análise dos dados de ca¬ráter descritivo-qualitativo. Os resultados obtidos evidenciam que a mudança empreendida foi downsizing, possuindo os atributos-chave apresentados no arcabouço teórico adotado.
id UFBA-4_edbb98322f6e281348d5b442c899ea2e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10384
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicaçãoUma definição precisa de downsizing parece ainda não estar clara nem no meio acadêmico, nem entre os administradores de empresas. Freeman e Cameron (1993) e Cameron, Freeman e Mishra (1995), com o objetivo de indicar uma direção mais efetiva para essa definição, propõem um modelo para análise do proces'so efetivo de downsizing e das mudanças organizacionais que acompanham esse processo. Esse modelo teórico-empírico procura esta¬belecer uma diferenciação entre o downsizing e outros conceitos, tratados por vezes como sinônimos pela literatura. Assim, o downsizing, como uma estraté¬gia de mudança organizacional, não é tratado como algo que simplesmente ocorre à organização, mas sim como um processo que a organização empreen¬de intencionalmente. Este estudo visa a identificar até que ponto o downsizing realizado por uma empresa de comunicação constituiu-se umÇl. estratégia de mudança organizacional planejada. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de observação direta, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, sendo a análise dos dados de ca¬ráter descritivo-qualitativo. Os resultados obtidos evidenciam que a mudança empreendida foi downsizing, possuindo os atributos-chave apresentados no arcabouço teórico adotado.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384Organizações & Sociedade; Vol. 5 No. 12 (1998)Organizações & Sociedade; v. 5 n. 12 (1998)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384/7403Mendonça, José Ricardo Costa deVieira, Marcelo Milano FalcãoSanto, Tanúzia Maria Vieira Espiritoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-20T15:30:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10384Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-20T15:30:20Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
title O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
spellingShingle O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
Mendonça, José Ricardo Costa de
title_short O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
title_full O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
title_fullStr O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
title_full_unstemmed O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
title_sort O Downsizing como um Processo de Mudança Organizacional Planejada: o caso de uma agência de comunicação
author Mendonça, José Ricardo Costa de
author_facet Mendonça, José Ricardo Costa de
Vieira, Marcelo Milano Falcão
Santo, Tanúzia Maria Vieira Espirito
author_role author
author2 Vieira, Marcelo Milano Falcão
Santo, Tanúzia Maria Vieira Espirito
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, José Ricardo Costa de
Vieira, Marcelo Milano Falcão
Santo, Tanúzia Maria Vieira Espirito
description Uma definição precisa de downsizing parece ainda não estar clara nem no meio acadêmico, nem entre os administradores de empresas. Freeman e Cameron (1993) e Cameron, Freeman e Mishra (1995), com o objetivo de indicar uma direção mais efetiva para essa definição, propõem um modelo para análise do proces'so efetivo de downsizing e das mudanças organizacionais que acompanham esse processo. Esse modelo teórico-empírico procura esta¬belecer uma diferenciação entre o downsizing e outros conceitos, tratados por vezes como sinônimos pela literatura. Assim, o downsizing, como uma estraté¬gia de mudança organizacional, não é tratado como algo que simplesmente ocorre à organização, mas sim como um processo que a organização empreen¬de intencionalmente. Este estudo visa a identificar até que ponto o downsizing realizado por uma empresa de comunicação constituiu-se umÇl. estratégia de mudança organizacional planejada. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de observação direta, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, sendo a análise dos dados de ca¬ráter descritivo-qualitativo. Os resultados obtidos evidenciam que a mudança empreendida foi downsizing, possuindo os atributos-chave apresentados no arcabouço teórico adotado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10384/7403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 5 No. 12 (1998)
Organizações & Sociedade; v. 5 n. 12 (1998)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698967593746432