Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345 |
Resumo: | A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não. |
id |
UFBA-4_f5073aa2737c82abe16fdc5f3bd27028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26345 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo ColaborativoExtensão do SelfConsumo ColaborativoPosseCompartilhamentoBike.A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345Organizações & Sociedade; Vol. 27 No. 93 (2020)Organizações & Sociedade; v. 27 n. 93 (2020)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345/21160Copyright (c) 2020 Organizações & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marianny Jessica de BritoBarbosa, Maria de Lourdes de Azevedoda Costa, Marconi FreitasGomes, Jairo de Pontes2020-06-02T14:55:17Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26345Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-06-02T14:55:17Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
title |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
spellingShingle |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo Silva, Marianny Jessica de Brito Extensão do Self Consumo Colaborativo Posse Compartilhamento Bike. |
title_short |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
title_full |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
title_fullStr |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
title_full_unstemmed |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
title_sort |
Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo |
author |
Silva, Marianny Jessica de Brito |
author_facet |
Silva, Marianny Jessica de Brito Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo da Costa, Marconi Freitas Gomes, Jairo de Pontes |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo da Costa, Marconi Freitas Gomes, Jairo de Pontes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marianny Jessica de Brito Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo da Costa, Marconi Freitas Gomes, Jairo de Pontes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão do Self Consumo Colaborativo Posse Compartilhamento Bike. |
topic |
Extensão do Self Consumo Colaborativo Posse Compartilhamento Bike. |
description |
A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345/21160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Organizações & Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Organizações & Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 27 No. 93 (2020) Organizações & Sociedade; v. 27 n. 93 (2020) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698970942898176 |