Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marianny Jessica de Brito
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo, da Costa, Marconi Freitas, Gomes, Jairo de Pontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345
Resumo: A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.
id UFBA-4_f5073aa2737c82abe16fdc5f3bd27028
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26345
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo ColaborativoExtensão do SelfConsumo ColaborativoPosseCompartilhamentoBike.A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345Organizações & Sociedade; Vol. 27 No. 93 (2020)Organizações & Sociedade; v. 27 n. 93 (2020)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345/21160Copyright (c) 2020 Organizações & Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marianny Jessica de BritoBarbosa, Maria de Lourdes de Azevedoda Costa, Marconi FreitasGomes, Jairo de Pontes2020-06-02T14:55:17Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26345Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2020-06-02T14:55:17Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
title Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
spellingShingle Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
Silva, Marianny Jessica de Brito
Extensão do Self
Consumo Colaborativo
Posse
Compartilhamento
Bike.
title_short Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
title_full Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
title_fullStr Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
title_full_unstemmed Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
title_sort Entre Posse e Acesso: Compreendendo a Extensão do Self no Consumo Colaborativo
author Silva, Marianny Jessica de Brito
author_facet Silva, Marianny Jessica de Brito
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
da Costa, Marconi Freitas
Gomes, Jairo de Pontes
author_role author
author2 Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
da Costa, Marconi Freitas
Gomes, Jairo de Pontes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marianny Jessica de Brito
Barbosa, Maria de Lourdes de Azevedo
da Costa, Marconi Freitas
Gomes, Jairo de Pontes
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão do Self
Consumo Colaborativo
Posse
Compartilhamento
Bike.
topic Extensão do Self
Consumo Colaborativo
Posse
Compartilhamento
Bike.
description A pesquisa busca compreender como se dá a extensão do self na prática do consumo colaborativo por meio do sistema de compartilhamento de bicicletas de Pernambuco. O estudo é alicerçado em abordagem qualitativa, com dados coletados por observação participante nas plataformas do Bike PE e entrevistas individuais não estruturadas com 24 usuários do projeto. Os dados foram interpretados a partir da aplicação da análise de discurso social-hermenêutica. Verificou-se que a possibilidade de pedalar pelo Bike PE representa uma oportunidade para reafirmar e construir certos elementos identitários ligados especialmente ao social e ao coletivo que estimulam ações conjuntas e/ou interativas. Assim, a identidade na prática colaborativa dos usuários do Bike PE é desenvolvida e estendida a partir do self relacional e do self influenciador e idealista. Identificou-se ainda que alguns usuários são também proprietários de bicicletas, apontando que o consumidor está disposto a experimentar novos modelos de prestação de serviços sem abandonar antigas práticas de consumo, como a aquisição de um bem. Com uma identidade multifacetada, os indivíduos buscam possibilidades de extensão e construção do self por meio do acesso e da posse, sendo a utilização do produto o elemento central na construção e extensão identitária, independentemente de o objeto usado ser próprio ou não.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26345/21160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Organizações & Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Organizações & Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 27 No. 93 (2020)
Organizações & Sociedade; v. 27 n. 93 (2020)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698970942898176