A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613 |
Resumo: | Objetivo deste trabalho consistiu em desvendar as representações das relações de gênero socialmente construídas no espaço organizacional de uma universidade pública especializada em ciências agrárias. Para tanto, tomou-se como referência a teoria das representações sociais e as contribuições pós-estruturalistas sobre rela- ções de gênero. Por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa, obteve-se acesso, mediante a análise dos discursos das professoras e professores entrevistados, à construção ou desconstrução das relações vigentes no contexto histórico - social - cultural e psicológico. Essas relações foram distribuídas em categorias como: a relação família-trabalho; a profissionalização como marco de referência na diferenciação de gênero; gênero e magistério superior; e relações de gênero, desempenho no trabalho e ascensão na carreira, possibilitando inferir que nessas instâncias ainda existem assimetrias, apesar do discurso de igualdade promulgado pelos sujeitos organizacionais. |
id |
UFBA-4_fde0025518530af0370e5eb39344e03e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10613 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superiorObjetivo deste trabalho consistiu em desvendar as representações das relações de gênero socialmente construídas no espaço organizacional de uma universidade pública especializada em ciências agrárias. Para tanto, tomou-se como referência a teoria das representações sociais e as contribuições pós-estruturalistas sobre rela- ções de gênero. Por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa, obteve-se acesso, mediante a análise dos discursos das professoras e professores entrevistados, à construção ou desconstrução das relações vigentes no contexto histórico - social - cultural e psicológico. Essas relações foram distribuídas em categorias como: a relação família-trabalho; a profissionalização como marco de referência na diferenciação de gênero; gênero e magistério superior; e relações de gênero, desempenho no trabalho e ascensão na carreira, possibilitando inferir que nessas instâncias ainda existem assimetrias, apesar do discurso de igualdade promulgado pelos sujeitos organizacionais.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 24 (2002)Organizações & Sociedade; v. 9 n. 24 (2002)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613/7597Cramer, LucianaPaula Neto, Alcielis deSilva, Aurea Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-30T13:01:15Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10613Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2014-05-30T13:01:15Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
title |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
spellingShingle |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior Cramer, Luciana |
title_short |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
title_full |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
title_fullStr |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
title_full_unstemmed |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
title_sort |
A inserção do feminino no universo masculino: representações da educação superior |
author |
Cramer, Luciana |
author_facet |
Cramer, Luciana Paula Neto, Alcielis de Silva, Aurea Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Paula Neto, Alcielis de Silva, Aurea Lucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cramer, Luciana Paula Neto, Alcielis de Silva, Aurea Lucia |
description |
Objetivo deste trabalho consistiu em desvendar as representações das relações de gênero socialmente construídas no espaço organizacional de uma universidade pública especializada em ciências agrárias. Para tanto, tomou-se como referência a teoria das representações sociais e as contribuições pós-estruturalistas sobre rela- ções de gênero. Por meio de uma perspectiva metodológica qualitativa, obteve-se acesso, mediante a análise dos discursos das professoras e professores entrevistados, à construção ou desconstrução das relações vigentes no contexto histórico - social - cultural e psicológico. Essas relações foram distribuídas em categorias como: a relação família-trabalho; a profissionalização como marco de referência na diferenciação de gênero; gênero e magistério superior; e relações de gênero, desempenho no trabalho e ascensão na carreira, possibilitando inferir que nessas instâncias ainda existem assimetrias, apesar do discurso de igualdade promulgado pelos sujeitos organizacionais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10613/7597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 9 No. 24 (2002) Organizações & Sociedade; v. 9 n. 24 (2002) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968010031104 |