Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zero-a-seis |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235 |
Resumo: | O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas. |
id |
UFSC-4_0aed9e961934e726bba7486262e4cbdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/45959 |
network_acronym_str |
UFSC-4 |
network_name_str |
Zero-a-seis |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com criançasO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas.Universidade Federal de Santa Catarina2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa com criançaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p23510.5007/1980-4512.2016v18n34p235Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 235-2481980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235/32696Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovakowski, LutianeCosta, Marisa VorraberMarcello, Fabiana de Amorim2017-07-24T19:29:30Zoai:periodicos.ufsc.br:article/45959Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2017-07-24T19:29:30Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
title |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
spellingShingle |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças Novakowski, Lutiane |
title_short |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
title_full |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
title_fullStr |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
title_full_unstemmed |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
title_sort |
Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças |
author |
Novakowski, Lutiane |
author_facet |
Novakowski, Lutiane Costa, Marisa Vorraber Marcello, Fabiana de Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Marisa Vorraber Marcello, Fabiana de Amorim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Novakowski, Lutiane Costa, Marisa Vorraber Marcello, Fabiana de Amorim |
description |
O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa com criança |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235 10.5007/1980-4512.2016v18n34p235 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235 |
identifier_str_mv |
10.5007/1980-4512.2016v18n34p235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235/32696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 235-248 1980-4512 reponame:Zero-a-seis instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Zero-a-seis |
collection |
Zero-a-seis |
repository.name.fl_str_mv |
Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.josue@ufsc.br |
_version_ |
1789435152354508800 |