Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novakowski, Lutiane
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Marisa Vorraber, Marcello, Fabiana de Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zero-a-seis
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235
Resumo: O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas.
id UFSC-4_0aed9e961934e726bba7486262e4cbdc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/45959
network_acronym_str UFSC-4
network_name_str Zero-a-seis
repository_id_str
spelling Representações de feminino e masculino em pesquisa com criançasO trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas.Universidade Federal de Santa Catarina2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa com criançaapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p23510.5007/1980-4512.2016v18n34p235Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 235-2481980-4512reponame:Zero-a-seisinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235/32696Copyright (c) 2016 Zero-a-Seisinfo:eu-repo/semantics/openAccessNovakowski, LutianeCosta, Marisa VorraberMarcello, Fabiana de Amorim2017-07-24T19:29:30Zoai:periodicos.ufsc.br:article/45959Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/oaijoao.josue@ufsc.br1980-45121980-4512opendoar:2017-07-24T19:29:30Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
title Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
spellingShingle Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
Novakowski, Lutiane
title_short Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
title_full Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
title_fullStr Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
title_full_unstemmed Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
title_sort Representações de feminino e masculino em pesquisa com crianças
author Novakowski, Lutiane
author_facet Novakowski, Lutiane
Costa, Marisa Vorraber
Marcello, Fabiana de Amorim
author_role author
author2 Costa, Marisa Vorraber
Marcello, Fabiana de Amorim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Novakowski, Lutiane
Costa, Marisa Vorraber
Marcello, Fabiana de Amorim
description O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender quais representações de feminilidade e masculinidade as crianças constroem desde bem pequenas. O estudo inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa com crianças, que as entende como sujeitos e coautoras. O referencial teórico incluiu os estudos da sociologia da infância, mais precisamente, os conceitos de cultura de pares e representação interpretativa, e os estudos sobre gênero. Dialogou-se com um grupo de crianças na faixa etária entre 4 e 5 anos, em suas culturas de pares, que frequentavam uma escola de Educação Infantil pública. Os resultados da pesquisa contribuíram para o entendimento de que, embora as crianças muitas vezes expressem compreensões – neste caso, sobre gênero – atreladas a uma visão adultocêntrica, os significados que acabam compartilhando e reproduzindo colaboram para a constituição de suas próprias identidades. E quando, no contexto de suas culturas de pares, alguns destes significados são tensionados, negociados, apreendidos e confrontados entre elas, acabam por produzir suas próprias culturas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa com criança
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235
10.5007/1980-4512.2016v18n34p235
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235
identifier_str_mv 10.5007/1980-4512.2016v18n34p235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2016v18n34p235/32696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Zero-a-Seis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Zero-a-Seis; v. 18 n. 34 (2016): ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ. 2016); 235-248
1980-4512
reponame:Zero-a-seis
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Zero-a-seis
collection Zero-a-seis
repository.name.fl_str_mv Zero-a-seis - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv joao.josue@ufsc.br
_version_ 1789435152354508800