Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Luane Maciel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramon, Paulo Caldas Ribeiro, Faustino, Rosangela Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Políticas Culturais em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684
Resumo: Neste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos.
id UFBA-5_05cdda275c526cba80f81b77a6984229
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/23684
network_acronym_str UFBA-5
network_name_str Políticas Culturais em Revista
repository_id_str
spelling Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuaisNeste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos.Universidade Federal da Bahia2018-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/2368410.9771/pcr.v10i2.23684Políticas Culturais em Revista; v. 10 n. 2 (2017): Dossiê - Políticas Culturais para as Artes; 246-2681983-3717reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684/16212Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Luane MacielRamon, Paulo Caldas RibeiroFaustino, Rosangela Célia2020-06-13T09:51:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/23684Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:47Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
title Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
spellingShingle Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
Freire, Luane Maciel
title_short Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
title_full Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
title_fullStr Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
title_full_unstemmed Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
title_sort Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
author Freire, Luane Maciel
author_facet Freire, Luane Maciel
Ramon, Paulo Caldas Ribeiro
Faustino, Rosangela Célia
author_role author
author2 Ramon, Paulo Caldas Ribeiro
Faustino, Rosangela Célia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Luane Maciel
Ramon, Paulo Caldas Ribeiro
Faustino, Rosangela Célia
description Neste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684
10.9771/pcr.v10i2.23684
url https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684
identifier_str_mv 10.9771/pcr.v10i2.23684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684/16212
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista; v. 10 n. 2 (2017): Dossiê - Políticas Culturais para as Artes; 246-268
1983-3717
reponame:Políticas Culturais em Revista
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Políticas Culturais em Revista
collection Políticas Culturais em Revista
repository.name.fl_str_mv Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com
_version_ 1799319740457418752