Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Políticas Culturais em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684 |
Resumo: | Neste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos. |
id |
UFBA-5_05cdda275c526cba80f81b77a6984229 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/23684 |
network_acronym_str |
UFBA-5 |
network_name_str |
Políticas Culturais em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuaisNeste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos.Universidade Federal da Bahia2018-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/2368410.9771/pcr.v10i2.23684Políticas Culturais em Revista; v. 10 n. 2 (2017): Dossiê - Políticas Culturais para as Artes; 246-2681983-3717reponame:Políticas Culturais em Revistainstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684/16212Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Luane MacielRamon, Paulo Caldas RibeiroFaustino, Rosangela Célia2020-06-13T09:51:47Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/23684Revistahttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturaisPUBhttps://portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/oaipoliticasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com1983-37171983-3717opendoar:2020-06-13T09:51:47Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
title |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
spellingShingle |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais Freire, Luane Maciel |
title_short |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
title_full |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
title_fullStr |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
title_full_unstemmed |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
title_sort |
Políticas de interculturalidade na educação escolar indígena: o RCNEI e o ensino de artes visuais |
author |
Freire, Luane Maciel |
author_facet |
Freire, Luane Maciel Ramon, Paulo Caldas Ribeiro Faustino, Rosangela Célia |
author_role |
author |
author2 |
Ramon, Paulo Caldas Ribeiro Faustino, Rosangela Célia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Luane Maciel Ramon, Paulo Caldas Ribeiro Faustino, Rosangela Célia |
description |
Neste texto analisamos as políticas educacionais da interculturalidade voltadas às populações indígenas, em especifico, investigamos o ensino de arte no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Com uma abordagem crítica, realizamos a análise do RCNEI a partir de três perspectivas: a relacional, a funcional e a crítica. Nesta, constatamos a convergência da abordagem relacional e funcional, onde as diferenças culturais estão restritas ao intercâmbio entre culturas e a retórica da tolerância, visando à construção de uma política de inclusão dos povos historicamente excluídos, na agenda das reformas neoliberais. Assim, no ensino de arte são exaltadas as esferas simbólicas e culturais, deslocadas da realidade indígena, o que provoca o ocultamento das condições materiais destes povos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684 10.9771/pcr.v10i2.23684 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684 |
identifier_str_mv |
10.9771/pcr.v10i2.23684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/23684/16212 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Políticas Culturais em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista; v. 10 n. 2 (2017): Dossiê - Políticas Culturais para as Artes; 246-268 1983-3717 reponame:Políticas Culturais em Revista instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Políticas Culturais em Revista |
collection |
Políticas Culturais em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Políticas Culturais em Revista - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
politicasculturaisemrevista@gmail.com || anitasimis@gmail.com |
_version_ |
1799319740457418752 |